Tradição, cultura, entretenimento e muita alegria marcaram o dia 21/02 no bairro Aeroporto, tradicional por seus eventos de representatividade social e comunitária. Na ocasião, foi realizada a entrega da Bandeira da Folia de Reis da Sagrada Família e um encontro do Projeto Oficina de Bandeiras, Estandartes e Percussão da tradicional festa. Foliões do bairro, adjacências e até mesmo representantes de outras folias da cidade, compareceram à Vila Cavalier, no bairro Aeroporto, prestigiando o evento de grande tradição e significado, idealizado pelo Mestre Jonas Valério. Lá aconteceram as atividades, marcadas com orações, cantorias, apresentação e animação dos palhaços e a celebração do final da Jornada de Reis, iniciada no Dia do Natal, desde quando foram percorridos vários bairros do município de Muriaé e o distrito de Macuco.

O encerramento é o grande marco do evento, em continuação ao Projeto Oficina de Bandeiras e Estandartes para Folia, foi a entrega das bandeiras produzidas e confeccionadas de forma artesanal nos encontros do movimento, orientado pelaoficineira Thainá Gardoni. O projeto conta com apoio e incentivo do Movimento Pró Cultura, da Fundarte e Prefeitura de Muriaé,através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O Dia de Reis é uma manifestação católica do folclore nacional, que ocorre entre24 de dezembro e 6 de janeiro.

A equipe da organização exalta a importância cultural, religiosa e comunitária das festividades, referentes a uma história bíblica, que demonstra que o ouro representa a prosperidade; o incenso, a espiritualidade; e a mirra, a imortalidade, cada um com seu propósito na caminhada até o Messias. Para Jonas Rosa Valério, coordenador e Idealizador do projeto, é importante adesão popular, pois trata-se de um trabalho que envolve toda a comunidade, incluindo crianças, jovens e adultos, incluiu também pessoas de outros bairros que participaram e adquiriram conhecimento e técnica. “Agradecemos o empenho de todos nos trabalhos, apresentações e o público que nos prestigiou”,destaca.

Share: