Câmara de Muriaé realiza outorga da Comenda Bernadete Carneiro Garcia a 17 mulheres

Foi realizada na noite de 30 de março, no Anfiteatro do Memorial da Fundação Cristiano Varella, a outorga da Comenda Bernadete Carneiro Garcia a dezessete mulheres selecionadas cidade de Muriaé.

A solenidade contou com a presença de familiares de Bernadete Caneiro Garcia, que dá nome à comenda. Em especial, teve a presença de sua irmã, Vera Restom, que ocupou assento à mesa diretora e discursou em nome da família. Além de Vera, ouvimos a vereadora Drª Miriam Facchini, autora do projeto que deu origem à Lei Municipal Nº 5.386, de 2017, que regulamenta esta honraria; o prefeito da cidade, Dr. Marcos Guarino, e o presidente da Câmara, Dr. Gerson Varella Neto.

Em entrevista à reportagem do Folha do Sudeste, Vera frisou sua grata memória em relação à saudosa irmã, Bernadete. Aos 84 anos de idade, Vera esbanjou jovialidade e simpatia ao propor uma reflexão sobre a trajetória e o legado da irmã, que tanto contribuiu para o progresso de Muriaé. “Fiquei surpresa com esta homenagem após quinze anos de seu falecimento. As lembranças vão diminuindo, outras pessoas vão aparecendo… é algo comum da vida. O legado dela permanece, principalmente porque o que chamava a atenção em relação à Bernadete não era sua música nem nada disso, mas sim a sua alegria de viver e ajudar as pessoas. Ela se sentia feliz com isso. Todos os dias, acordava e fazia uma oração à porta de sua casa. Uma vez, eu lhe perguntei que oração era aquela e ela me respondeu: ‘eu estou pedindo a Deus para hoje colocar em meu caminho uma pessoa que eu possa ajudar’. Eu disse: ‘irmã, que oração forte!’ (risos), porque geralmente as pessoas não querem ser incomodadas. E eu achava isso lindo, algo bonito e que me chamava a atenção. Fui muito sortuda de havê-la tido como irmã, porque ela sempre foi muito alegre, ajudante, companheira e uma fiel escudeira. Ela protegia a mim e à família toda. O que mais me chamava a atenção em sua personalidade era o amor que tinha pelos nossos pais. Ela foi estudar e voltou para lhes fazer companhia, ficando com eles até a morte. Foi uma filha maravilhosa e, por mais que tenha ajudado a fundar ginásio gratuito, o que sobressaía era esta sua alegria de viver e o comportamento de ajuda ao próximo. Agradeço muito por sua lembrança”, disse.

A cerimônia contou ainda com a participação especial da Banda Marcial Bernadete Carneiro Garcia, que realizou o encerramento da solenidade.

Biografias e Agradecimentos dos Homenageados 

 

Leia  na integra a edição dessa semana:   

EDIÇÃO 1035 (1)

 

 

 

Share: