O Lions Clube de Viçosa realizou, no sábado, 24, sua Assembleia Festiva para a posse da nova diretoria para o ano 2023/2024 no sítio do casal Daniel Lopes e Narcisa, onde, após a posse foi servido um almoço de confraternização.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo Segundo Vice Governador do Distrito LC12, o ativista social viçosence José Geraldo de Souza Castro – Zé do Pedal, representando o presidente da Associação Internacional de Lions Clubes, Bryan Shehan, que agradeceu a oportunidade dizendo ser um privilégio e uma honra instalar os novos dirigentes que regerão os destinos do Clube e frisou ser a posse de uma nova diretoria um dos momentos mais importantes na vida de um clube e parabenizou, na pessoa do ex-Presidente José Américo, à Diretoria que encerra seu mandato pela correta administração de seu clube exercendo seus cargos para transmitir a todos o companheirismo, a compreensão, o carinho, o dever e a responsabilidade inerentes a todos os Dirigentes de um Clube de Lions, lembrando que o êxito de um Clube depende, fundamentalmente, da atuação de sua Diretoria.

Em emocionado discurso o novo presidente, Israel Rosa da Silva, agradeceu aos presentes a calorosa acolhida e lembrou sua trajetória na cidade universitária. Israel disse ainda que espelhará sua gestão na gestão anterior, dando continuidade aos projetos e campanhas que estão dando certo, administrando o clube dentro do estatuto e regulamentos, mas acima de tudo com amor, companheirismo e empatia. Fez um apelo aos novos membros da Diretoria para o auxiliar em todas as suas funções, e trabalhar como um único objetivo: ajudar aqueles que mais necessitam.

Estiveram presentes na cerimônia membros dos Lions Clubes de Miraí, Muriaé Barra e Muriaé Helen Keller.

 

A nova diretoria do Lions Clube de Viçosa ficou assim:

Presidente :  Israel Rosa

Ex-Presidente Imediato :  José Américo

1º.  Vice-Presidente  :   Marcos Magalhães

2°  Vice-Presidente :  Edgerson Nepomuceno

Secretária  :  Roseli Ramos

2ª. Secretária: Teresa Batalha

Tesoureiro  :  Eônio Pinto

2º. Tesoureiro: Marcos Lúcio Conrado

Assessor De Sócios :  Edson Evaristo Ribeiro

Assessor Marketing: Vera Sônia Saraiva

 

Saiba mais

Um pouco sobre o Lions

A Associação Internacional de Lions Clubes começou, em 1917, como um ideal de Melvin Jones, empresário de Chicago.

Ele acreditava que os clubes locais de homens de negócios deveriam ampliar seus horizontes, deixando as preocupações de ordem estritamente profissional, interessando-se na melhoria de suas comunidades e do mundo em geral.

Três anos após a sua organização, a associação se tornou internacional quando, em 1920, se fundou o primeiro clube no Canadá. Durante as décadas de 1950 e 1960, a expansão internacional continuou à medida que clubes foram organizados, principalmente na Europa, Ásia e África.

Na atualidade, a associação conta com mais de 1,3 milhão de homens e mulheres em 45.000 clubes localizados em 205 países e áreas geográficas.

Em 1925 o Lions aceitou o desafio de Helen Keller, lançado em seu discurso aos membros do clube de serviço na convenção internacional em Cedar Point, Ohio, EUA, quando os desafiou a se tornarem os “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. A partir deste momento, os Lions clubes têm se envolvido ativamente no serviço em prol dos cegos e deficientes visuais. Ampliando o seu papel no campo da compreensão internacional, a associação ajudou em 1945 as Nações Unidas a estabelecer as seções das Organizações Não-Governamentais e continua a manter o seu status de consultor perante esta organização.

Em 1990 os Leões lançaram a sua mais enérgica ofensiva para a conservação da visão, o Programa SightFirst. Este programa, de pensamento Global e atuação Local, procura livrar o mundo da cegueira evitável e reversível, assistindo aos serviços de cuidados da saúde que estão desesperadamente carecendo de atenção.

Além dos programas em prol da visão, o Lions Clubes Internacional se comprometeu a proporcionar serviços aos jovens. Os Lions clubes também se empenham na melhoria das condições do meio ambiente, construção de habitações para deficientes, conscientização acerca da diabete, programas para o deficiente auditivo e, através da sua fundação, prestam ajuda às vítimas de catástrofes em todo o mundo.

 

Em Viçosa

O Lions Clube de Viçosa foi fundado em 29 de outubro de 1967, quando recebeu sua Carta Constitutiva, escrevendo, brilhantes páginas de serviços prestados à comunidade viçosence e adjacentes, como a criação do primeiro banco de sangue de Viçosa; Formação da incubadora do hospital São Sebastião; Construção da capela mortuária do Hospital São João Batista; Aquisição e doação do terreno para a construção da Escola Madre Santa Face; Reforma da cadeia pública e construção de celas para albergados; Doação de 4.000 dólares para a campanha sight-first (Visão Primeiro)- o maior projeto mundial de Lions para o tratamento de doenças da visão, em especial catarata e glaucoma; Doação de 75.000 dólares para construção do CTI do Hospital São João Batista;  Plantio de 900 árvores na avenida Marechal Castello Branco; Arborização da Avenida Santa Rita; Passeio ciclístico em prol da paz e cidadania; Campanha de prevenção contra o câncer de mama; Campanha de natal com doação de alimentos à pessoas carentes; Bazares beneficentes e Campanhas de cidadania: drogas, fumos, diabetes, civismo, conscientização acerca da Pessoa com Deficiência sendo mentor e propulsor da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; realizou a Semana da Pessoa Com Espectro Autista e a Semana da Pessoa com Deficiência, Patrocinou o projeto Leãozinho bom de bola; Inúmeras feiras de saúde em viçosa e cidades vizinhas com testes de acuidade visual, diabetes, pressão arterial, cortes de cabelos, expedição de documentos, recreação, palestras; Doações de óculos, medicamentos, exames de raio x, aparelhos ortopédicos, máquinas de costura, roupas, cobertores, calçados, bolsas de estudo, material e outros.

 

Nas políticas públicas, o Lions Clube de Viçosa tem uma forte presença nos diversos Conselhos Municipais, como por exemplo o Conselho antidrogas – COMAD, Conselho de Saúde,da  Assistência Social, Conselho do Idoso e o da Pessoa com Deficiência, que foi criado graças à iniciativa do clube de serviços.

 

Share: