Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, o Plenário da Câmara Municipal de Muriaé estava completamente lotado para a diplomação dos 17 jovens vereadores e seus 17 suplentes, eleitos para o Parlamento Jovem 2024. A solenidade contou com a presença de vereadores, do deputado estadual Grego da Fundação (PMN), do Gerente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) Zona da Mata, Christian Fonseca Andrade, do Delegado de PC Regional, Alessandro Amaro da Matta, da Gestora de Projetos do Instituto Votorantim, Thamara Pedroso, além de representantes técnicos da CBA e do Programa Cidadania, representantes de clubes de serviços, das escolas públicas e privadas, além dos familiares dos jovens vereadores.
O Parlamento Jovem de Muriaé, surgiu de uma demanda apresentada pelo Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, e foi instituído a partir do projeto de Lei Nº 125/2023, de autoria do Vereador Delegado Rangel (PSB), como parte da Escola do Legislativo, a qual o vereador atualmente preside. O projeto recebeu a aprovação de todos os vereadores e o presidente da Câmara Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO) priorizou a implementação do projeto, já que é um dos principais objetivos de sua gestão aproximar vereadores da população e abrir a Casa Legislativa a participação popular.
O Parlamento Jovem possibilita adolescentes se tornarem Jovens Vereadores, exercendo um mandato simulado, possibilitando ao estudante atuar como um vereador da cidade, que são os representantes da população e responsáveis por discutir e votar matérias que regulam todo o funcionamento de um Município.
Após aprovação do projeto, o trabalho se iniciou com a formação de uma Comissão formada por representantes das escolas públicas e privadas, secretaria municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação e grupos jovens que definiu como se daria o processo de seleção dos jovens vereadores.
Em seguida, foram abertas as inscrições para o credenciamento das escolas interessadas em participar desta iniciativa. Aderiram ao projeto, a Escola Municipal, Candido Portinari, as escolas estaduais, Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes, Prof. Orlando de Lima Faria e as escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo.
A partir daí, comissão organizadora e escolas iniciaram o processo de eleição dos jovens vereadores que deveria se passar pela apresentação de um anteprojeto por parte de cada aluno candidato e de uma escolha democrática e justa, baseada em critérios definidos pela direção da escola. Portanto, o processo nas escolas passou pelo período de candidatura, apresentação de propostas, campanha, votação e eleição dos representantes.
Os 17 vereadores jovens eleitos e seus suplentes, receberam seus diplomas das mãos das autoridades presentes e dos diretores de suas respectivas escolas, sendo cada um apadrinhados por um vereador presente à solenidade. Desta forma, após tomarem posse em janeiro, oficialmente, eles poderão utilizar os gabinetes dos vereadores padrinhos durante seus mandatos, que terá a duração de um ano.
Todo processo contou com grande apoio técnico do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, que, por meio do trabalho já realizado com jovens de Muriaé, detectou o desejo dentre eles de participar do cenário político municipal por meio de um Parlamento Jovem.
Deputado Estadual Grego da Fundação discursa durante a reunião do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Muriaé.
“O compromisso que um Parlamentar deve ter com a VERDADE é fundamental para o funcionamento saudável de uma democracia. Quando um político é eleito para representar seus eleitores, ele assume a responsabilidade de ser um guardião da verdade e da integridade no processo político.
É responsabilidade de um parlamentar combater a desinformação e as notícias falsas, fornecendo informações precisas e baseadas em fatos durante debates e discussões legislativas.
A verdade é um alicerce fundamental da democracia. A honestidade, a transparência e o compromisso com fatos e evidências são essenciais para garantir que os representantes eleitos sirvam ao interesse público e preservem os valores democráticos”. Palavras do Deputado Estadual Grego da Fundação.
Os jovens vereadores e seus suplentes eleitos são:
Escola Municipal Cândido Portinari
Vereadora:
Ester dos Santos Peixoto
Suplente:
Eloá da Silva Oliveira
Escola Estadual Desembargador Canedo
Vereadores:
Gabrielly Adamantino de Jesus
Sophia Belga Goulart
Suplentes:
João Gabriel Souza Rocha
Maria Julia Venâncio
Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores
Vereadores:
Abrão de Assis Gonçalves
Eden Afonso Vieira Oliveira
Suplentes:
Geovane Mariano da Silva Jùnior
Leticia Ferreira Coelho
Escola Estadual Olavo Tostes
Vereadores:
Déborah Cardoso Alvarenga
Nicole Bernardes Loures
Suplentes:
Maryeva Rodrigues de Oliveira
Lucas Albuquerque Dias
Escola Estadual Prof. Orlando de Lima Faria
Vereadores:
Rayssa Vitória de Souza Angelim
Analúcia Duarte Cirelli
Suplentes:
Felipe Pinheiro da Silva
Monalisa de Souza Berriel
Colégio Equipe de Muriaé
Vereadores:
Evelyn de Paula Barbosa
Gabriela Soldati Nogueira
Isabella Vieira Silva
Suplentes:
Angelina de Paula Barbosa
Mateus Amaro da Silva
Ian Aló da Matta
Colégio Ômega
Vereadores:
Felipe Lopes Couri
Julia de Paula Oliveira Silva
Suplentes:
Helena Rufino Araújo
Paola Gonçalves Reis
Escola São Paulo
Vereadores:
João Marcos da Silva Oliveira
Rebeca dos Santos Braga
Mariana Neves de Oliveira
Suplentes:
Ana Clara Cerqueira
Gabriela Bittencourt Henrique Silva
Jeovanna Fernanda Correia Vardiero
Deixe um Comentario