Somando com a família foram 18 homenageados pelos vereadores com a honraria

A Câmara Municipal de Muriaé, a partir de 24 de outubro de 2023, transforma em realidade o projeto de Lei de autoria do Vereador Christian Tanus Bahia, sancionado em Lei Municipal Nº 6.547/2022, instituindo a Medalha “Prefeito José Braz”.

Referência de um grande homem, de um dos maiores políticos e empresários não só de Muriaé, mas de todo o Estado, a partir desta data, José Braz, terá seu nome também oficialmente vinculado ao incentivo e ao reconhecimento a todos que vivem em Muriaé, assim como ele o fez, promovendo o desenvolvimento e o Progresso em nossa cidade.

  

A Sessão solene aconteceu no Complexo do Cristo em Muriaé, local construído pelo o empresário, onde reuniu dezenas de pessoas na noite de terça-feira, 24 de outubro, data em que completaria 98 anos. No final do evento, seu filho, o ex-deputado estadual, Braulio Braz, agradeceu em nome da família e falou da importância da entrega da medalha e o quanto José Braz contribuiu para o desenvolvimento do município, como empresário e prefeito de Muriaé.

Um pouco da História do Sr. José Braz.

No auge de seus 96 anos, José Braz, que por toda sua existência dizia: “Para trás eu não olho nem para dar marcha ré no carro”. Ele, projetava o futuro de nosso país no investimento em nossas crianças. Visionário, otimista, uma pessoa que não tinha medo de superar limites para alcançar e realizar seus sonhos, chegou perto de seu centenário em total atividade como empresário e prefeito de Muriaé. Prefeito, em seu terceiro mandato. Uma história memorável de sucesso empresarial e política, mas também de fé, dedicação e apego à família; de amor a sua terra e a sua gente. Daí, os pilares que conduziram sua longa e exitosa existência: “Deus, família e trabalho”.

Nascido em 24 de outubro de 1925, há exatos 98 anos, teve uma infância simples e sua paixão pelo trabalho começou cedo, quando criança, já percorria as ruas de Muriaé vendendo verduras de porta em porta.
Na época, quem poderia pensar que aquela pequena criança seria aquele grande prefeito que percorreria as mesmas ruas em sua caminhonete, supervisionando de perto todo o trabalho realizado pelos servidores no Município e acompanhando passo a passo todas as obras que realizou em seus mandatos e transformaram completamente Muriaé.

Afinal, não é sem razão que José Braz foi o primeiro prefeito reeleito de Muriaé, foi o primeiro a eleger seu sucessor após dois mandatos consecutivos e voltou aos 94 consagrado pelo povo e nacionalmente conhecido como o prefeito de maior idade da história do Brasil.

Uma história de vida, que se tornou um modelo íntegro de existência, que deve ser amplamente propagada, pois serve de exemplo a ser seguido pelas novas gerações.
Por que de fato as pessoas que viam aquele menino vendendo suas verduras de porta em porta podiam não imaginar onde ele chegaria, mas José Braz já sabia aonde queria chegar.

A obstinação, a determinação e a disposição eram características fortes desse muriaeense que da venda de verduras, do apoio ao pai na marcenaria, dos árduas percursos no volante de seu primeiro caminhão pelas precárias estradas do Brasil; José Braz construiu um dos mais sólidos grupos empresariais do país. E, ainda, se tornou o prefeito mais atuante, mais marcante da história de Muriaé.

E, acima de tudo, tinha como maior orgulho e apreço a sua família, sua esposa Lédia, seus filhos, netos, bisnetos e tataraneta. Considerava a família sua maior riqueza e, olha que construiu uma história preciosa e deixou um grande legado. No auge de sua sabedoria, já aos 96 anos, depois de tantas lutas travadas, dizia que a vida era fácil e projetava ações para o futuro como um jovem que tinha ainda muito a sonhar e realizar.Mas, inesperadamente, o futuro que sempre projetava foi interrompido em 5 de junho de 2021, nos deixando a impressão de que fora muito cedo e que ainda tinha muito mais a realizar e mais ainda a ensinar a todos a sua volta.

 
Edição 1062 disponível para você! 

Spoiler da semana: Lua Póetico da Casa Nandy e Edição de mais um Porco no Rolete.

Espero que faça boas leituras!   

EDIÇÃO 1062

Share: