A criação da Cooperativa surge com a necessidade de inclusão econômica e social das famílias trabalhadoras rurais da região. A organização, lutas e resistência resultaram em ricas experiências e a legitimidade da agricultura familiar da região, com organizações importantes como a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária (COOPAF Muriaé).
A COOPAF nasceu com a missão de “Realizar o interesse econômico e social dos cooperados, incentivando a diversificação da produção, fomentando a comercialização e a qualidade de vida rural”. Busca um destaque na sociedade, baseada na economia solidária, com Cooperação, Ética, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Transparência e Inovação.
Hoje atua com Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Feira Agroecológica, Venda de Insumos através da loja COOPAF Agropecuária; formação e capacitação, envolvendo agricultores, cooperados e, principalmente, mulheres e jovens.
O foco vai além do produto: criar consistência e mudar mentalidade e atitudes, começando pelos cooperados e criando uma força de transformação sustentável, que se estenda por toda cadeia, de ponta a ponta, chegando até o consumidor final.
A COOPAF Muriaé é mais um vetor do desenvolvimento local, ao contribuir com a produção de alimentos saudáveis, geração de emprego, renda e dinamização da economia em nível local e regional.
De acordo com a Presidente da COOPAF, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, são várias as linhas de ação da cooperativa. A comercialização é feita, primeiramente, através do PNAE, comprando os produtos dos cooperados, organizando e fornecendo às escolas municipais e estaduais de Muriaé e outros 16 municípios, através da Lei 11947, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (no mínimo 30% da alimentação da escola tem que ser adquirida através da agricultura familiar). Com esse programa, está sendo gerada renda para os agricultores e levando alimentos de qualidade para os estudantes.
O outro setor da Cooperativa é a venda de insumos, em que atualmente se comercializam mais de 1.000 produtos da loja COOPAF Agropecuária, que inclui ração, fubá, milho, equipamentos, medicamentos veterinários, etc. Ocorre a venda na loja e através de 2 representantes de campo, quando são oferecidos produtos nas comunidades, é organizada uma logística para fazer a entrega.
“Contribuímos para comercializar o que o produtor tem e fornecemos os insumos, para ele usar na propriedade. A COOPAF completou 14 anos em 2023 e temos a diretoria composta por 5 pessoas junto à nossa equipe de colaboradores, que são 13 pessoas. Ano passado, tivemos um crescimento muito bom, tanto na parte da comercialização dos produtos, como na parte das vendas de insumos e dos outros trabalhos. Fechamos o ano de 2023, economicamente muito positivo quanto à representatividade. 2024 será ainda melhor, com a graça de Deus”, finaliza Adriana.
Deixe um Comentario