Reinaldo Dornelas completou 80 anos de vida no último domingo, dia 05 de maio.
Reconhecido na cidade pela atuação em várias áreas, ele contou ao Folha do Sudeste um pouco de tudo que fez ao longo da vida. Confira a entrevista:
O início profissional:
“Minha vida profissional foi muito diversificada. Comecei ainda jovem, como ajudante do meu pai na Olaria. Fui para o comércio aos 16 anos, trabalhando em diversas áreas.
Me formei como Técnico em Contabilidade, no Colégio São Paulo. Trabalhei em escritório de empresas e depois passei no concurso para Banco Ribeiro Junqueira / Comércio e Indústria.
Trabalhei com confecção, tive loja de material de construção, passei para a área de eventos (proprietário do Castelinho Promoções e Produções). Tive uma empresa de sonorização e eventos e com ela fiz festas num raio de 200km de Muriaé.
Fui vereador e tive a felicidade de ser eleito por 5 mandatos, passando por todos os cargos e comissões na Câmara, fazendo muitos aliados e trazendo muitas melhorias para meu bairro e para toda a cidade de Muriaé. ”
Diversidade de atuação:
” Sempre gostei muito de música e cultura. Então me aventurei com banda de música, bandas marciais, escola de samba, quadrilha de festa junina de escolas, tanto no meu bairro como em vários outros da cidade.
Fui presidente do Cefas por 2 mandatos. Fui também presidente do CEM, no período em que eram diretoras: Zilma Xavier e depois Miralda Nantes.
Com a parceria da minha esposa, da comunidade, da família Dornelas e de amigos como Ailton Malta, entre outros, organizei, durante 20 anos, o teatro da Encenação da Paixão de Cristo.
Iniciamos no Bairro Dornelas, depois passamos para Parque de Exposições e há 5 anos ajudo na realização desde evento no Bairro São Joaquim. Ajudei também a iniciar esta encenação na Matriz São Paulo.
Família:
“Sou casado há 55 anos com Marcia Olivier Ferreira Dornelas, mais conhecida como Lolô Dornelas. Conheço a Lolô há quase 60 anos, incluindo namoro, noivado e casamento. É um laço muito forte que construímos”.
Meus 4 filhos são uma benção: Denise (Fonoaudióloga), Bettysa (Administradora de Empresa que trabalha em Multinacional em São Paulo), Cristiane (Dermatologista) e Moisés (formado em Educação Física).
Tenho 5 netos: João Antônio, Alice, Bernardo, Gabriel e Luiza, que vieram alegrar nossa família!
História do Bairro Dornelas:
A história começou com a família Dornelas. Há aproximadamente 110 anos atrás, meu avô, juntamente com seus filhos João e Francisco, tinha uma Olaria na Rua Monteiro de Castro com a Rua Oswaldo Cruz. A cidade foi crescendo e eles tiveram que sair dali e vender a propriedade.
Com o dinheiro da venda, meu avô José Miguel Dornelas, meu pai João Miguel Dornelas e meu tio Francisco Miguel Dornelas, conseguiram um local com preço melhor fora da cidade.
Eles compraram 2 sítios, ( com 3 e ½ alqueires de terra cada). Ali começou a funcionar a Olaria, que naquela época trouxe tijolo e telhas para as igrejas, colégios e casas da cidade. Ficaram conhecidos então como os “irmãos Dornelas”.
Com o crescimento do ramo de construção, a família se consolidou neste segmento, pois lá nos Dornelas tinha tijolo, telha, areia, britador de pedra, etc.
Mais tarde veio o Loteamento Dornelas e o Loteamento Gaivotas, que foram surgindo enquanto os lotes eram vendidos.
Havia também as famosas festas juninas na propriedade dos Dornelas. Então o nome foi ficando forte e se tornou o nome do Bairro.
Passaram a vir morar no bairro, pessoas de várias regiões da cidade, principalmente dos distritos. De Boa Família, Macuco, São Fernando, entre outros de regiões adjacentes, pessoas que queriam vir morar em Muriaé, escolheram este lugar para viver.
Então, o comércio começou a crescer muito no bairro. A maioria dos proprietários são moradores do Bairro Dornelas. As empresas que adotaram o título Dornelas, acreditaram na força do nome. Formou-se então um comércio muito forte.
Análise de sua vida:
“Felizmente, em todos esses anos, tive tudo que um homem precisa para ser feliz e ter uma vida digna: Moradia, salário, saúde, uma esposa maravilhosa para batalhar junto, uma família abençoada, e muita fé! Esta é minha maior riqueza. Agradeço muito a Deus pelos meus 80 anos”.
Deixe um Comentario