Os alunos autistas ainda enfrentam diversos problemas e preconceitos para frequentar a escola regular. A inclusão social passa justamente pela educação, meio onde precisa se fortalecer. Para auxiliar as crianças a entenderem sobre o tema, a professora mestra em Língua Portuguesa e pós-graduada em Educação Especial, Vanda Pinheiro, assina o livro Dá licença, sou autista, lançamento da editora Hanoi Kids. Ela participou da 3ª Conferência de Apoio ao TEA no último sábado (04) e falou conosco a respeito do seu trabalho enquanto educadora relatando à Folha do Sudeste que, seu interesse em escrever um livro sobre AUTISMO surgiu ao perceber as necessidades das crianças com o Espectro Autista e os desafios enfrentados por ela e demais professores para trabalharem nessa área sem capacitação específica para tal. Reforçou sobre a importância dos poderes públicos investirem em cursos de formação continuada, para que a atuação dos educadores promova de fato uma inclusão e um melhor desenvolvimento da criança autista.

Na obra, a autora trata das dificuldades que o estudante no TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui no contexto escolar e revela algumas estratégias para que ele possa ter acesso à aprendizagem e convivência social. Com uma jornada de mais de 20 anos na Educação Infantil, a professora Vanda entende que algumas adaptações e muita dedicação são ingredientes suficientes para começar a acolher o aluno atípico.

Com ilustrações de Elaine Ladeira, o livro apresenta os desafios que podem surgir a partir da chegada do aluno autista. Por meio de um diálogo com toda a comunidade escolar, desde a merendeira, professores, colegas e direção, o protagonista aborda suas características e explicita as dificuldades que a adaptação pode lhe trazer. Muito barulho, cheiros fortes e questões relacionadas à socialização são alguns dos exemplos. Vanda destaca a necessidade de respeitar as diferenças de cada indivíduo e fazer as adequações para tornar a escola mais inclusiva, que acaba sendo uma luta cada vez mais presente e cobrada pelos pais e familiares de pessoas com TEA.

“Dá licença, sou autista!” já está sendo amplamente divulgado nas mais diversas plataformas e portais de notícias como:  Terra, Jovem Pan, Estado de Minas, Rádio Itatiaia, entre outros.

Ficha técnica

Livro: Dá licença, sou autista

Autora: Vanda Pinheiro

Editora: Hanoi Kids

ISBN/ASIN: 978-65-994-808-7-4

Páginas: 44

Preço: R$ 39,90

Onde encontrar o livro: com a própria escritora através do seu direct no instagram @vandaprofessora ou pela Amazon.

O prefácio, assinado pela psicóloga pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, Lenice Oliveira, mãe atípica e ativista da causa, destaca que o livro reforça a necessidade de respeitar as diferenças de cada indivíduo e fazer as adequações para tornar a escola mais inclusiva. “Neste sentido, constrói-se um futuro melhor para todos com equidade de direitos e respeitando a neurodiversidade”, sintetiza.

Share: