A Expoleite das Montanhas foi um verdadeiro sucesso na edição 2024 que funcionou junto a FEAGRO, durante os dias 16 a 18 de maio no Parque de Exposições em Muriaé, com reconhecimento de público e elogio por parte dos participantes e apreciadores. Para falar um pouco sobre a trajetória, organização, expectativas e resultados, o jornal Folha do Sudeste entrevistou Luiz Cláudio Bastos de Moura. Ele é produtor rural da cidade de Volta Grande MG, atual presidente da Associação dos Criadores de Girolando sem Fronteiras, um dos realizadores do evento e 2° Diretor Financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Segundo Luiz Cláudio, é uma satisfação estar novamente em Muriaé depois de alguns anos de intervalo da Exposição do Girolando. “Muriaé é uma referência regional em produção de leite, sempre com grandes criadores e produtores. Então, é um prazer reforçar essa parceria com os organizadores, o SICOOB Credisudeste, a SV Assessoria Girolando, Progredir Eventos e Leilões. Os principais produtores do ranking nacional estiveram presentes na exposição. É nítido, devido à qualidade dos animais que desfilaram na pista, em um nível elevadíssimo e com evolução genética perceptível no mercado, para os apreciadores da raça Girolando. Destacamos a melhor fêmea jovem e a participação com a categoria das vacas. Foi uma grande oportunidade que tivemos”, destaca Luiz Cláudio.


Sérgio Reis Peixoto, um dos parceiros organizadores, afirma que foram três dias maravilhosos, com muita qualidade e harmonia entre os criadores e amigos, concretizando uma confraternização do produtor de leite e a forte parceria entre a Progredir Eventos e Leilões, a SV Assessoria e o Sicoob Credisudeste, em conjunto com a promoção do Girolando sem Fronteiras, núcleo da região. “Trouxemos os melhores e mais renomados criadores de toda região, que participarão da Megaleite. E muitos dos animais que foram premiados, estarão lá disputando o título nacional. Todo ano, trazemos premiações para casa (risos). Estamos levando mais de 100 animais da região. Basicamente, os mesmos criadores que estiveram conosco aqui, também estarão lá. Com certeza, será uma grande festa do setor leiteiro”, garante.

Serginho lembra da primeira Expoleite das Montanhas, em 2018, também em parceria com o Sicoob Credisudeste. “Através do Ricardo e do Clodoaldo, meus parceiros e amigos de infância, lá de Espera Feliz, terra fria, enfrentamos o desafio de fazer um evento de gado junto à FEAGRO. Retornamos, pós-pandemia, em 2024, com força total, outra roupagem e uma abordagem muito interessante: trazendo, além do gado e bons negócios, atrativos infantis, culinários e gastronômicos. Enfim, a FEAGRO foi um show! Parabéns a todos os parceiros e envolvidos neste grande evento”, completa Sérgio.

Share: