A trupe Chorelly & Cia encerrou com êxito uma marcante jornada no primeiro semestre de 2024, levando seu espetáculo a diversas localidades da região. Ao longo de junho, apresentaram-se em locais estratégicos, como: a antiga Aquários Danceteria (Barão do Monte Alto), as Escola Municipais Dr. Olavo Tostes (Miradouro), Carmem Campos Cardilo (Patrocínio do Muriaé) e Maria Aleluia Soares Bitencourt (Muriaé), conquistando públicos de todas as faixas etárias.

Palhaço Chorelly, nome artístico de Jeferson Leandro do Carmo, expressou profunda gratidão às prefeituras e secretarias locais pelo apoio irrestrito, mencionando as secretárias Silvane Maria da Silva (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – Patrocínio do Muriaé), Márcia Gonçalves Aredes Andrade (Educação – Miradouro), Marcelle Cardoso Alvim (Cultura e Educação – Barão do Monte Alto), Wânia Bittencourt Muahd (Diretora Geral da Fundarte), Cristina Aquino (Secretária de Educação – Muriaé) e Rozani Pereira Lacerda (Diretora da E. M. Maria Aleluia Soares Bitencourt – Muriaé), viabilizando as apresentações. E às diretoras, professoras, alunos e centros de convivência, que prestigiaram os espetáculos, sendo fundamental para o sucesso da turnê.

O sucesso foi destacado pelo 4º lugar conquistado no edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, com apoio crucial da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, Ministério da Cultura e projeto Minas Criativa. As apresentações não apenas proporcionaram entretenimento, mas também valorizaram a cultura regional e democratizaram o acesso à arte da palhaçaria.

“As leis que garantem aos produtores o direito de pleitear recursos para disseminar cultura desempenham um papel crucial na promoção da igualdade cultural. Agradeço a Minas Criativa, as Leis do Estado de Minas Gerais, ao Coletivo Consultoria. Um povo enriquecido culturalmente tende a ser mais educado e reflexivo, impulsionando o desejo de ampliar horizontes. Ao assegurar que todos os segmentos da sociedade tenham acesso aos meios necessários para compartilhar expressões artísticas e conhecimentos, tais leis não apenas fomentam a diversidade cultural, mas também fortalecem a identidade coletiva e incentivam o pensamento crítico e inovador”, analisa.

Além de Palhaço Chorelly, o público foi cativado pelas performances das Mestres de Pista Tideia (Andréa Oliveira Amaral), Kakau (Cláudia Rosângela Silva) e Palhaço Fofoquynha (Romário da Silva Ferreira, como participação especial). Elias Teixeira da Silva, fotógrafo e videomaker, registrou tudo. Ao encerrar a temporada, Jeferson agradeceu a todos os colaboradores: figurinista Regina, Coletivo Consultoria (Flávia e Mariah), os motoristas tio Zé e Júlio Cesar e cada secretariado que recebeu a trupe com hospitalidade: “Obrigado por nos acompanharem há tanto tempo, especialmente à minha mentora, que sempre acreditou em mim, me fazendo sempre seguir e progredir, impulsionando minha arte e compromisso com o público”.

Share: