Na quarta-feira, dia 10 de julho de 2024, eu, Pe. Elcio, filho do projeto Pró-Moradia, celebrei com o povo de Deus, uma Missa em Ação de Graças a um santo ao pé da porta (Gaudete et Exsultate), do terceiro milênio, Pe. Tiago Prins. Esse padre holandês, MSC, foi um missionário e visionário da nossa época, conhecido como padre João de Barro, um profeta que anunciou a Boa Nova, o amor de Deus e o amor aos pobres e às crianças, desde quando chegou a Muriaé.

Padre Tiago Prins e Padre Elcio com 20 anos, no Seminário dos MSC em Juiz de Fora, julho de 2001


Foi um revolucionário do amor que não veio para ideologizar a velha luta de classes, mas congregou ricos e pobres para trazer o odor e a alegria de Deus para as famílias, até então escravas do aluguel e de um sistema econômico injusto, desigual. Ele gritou o Evangelho com a própria vida, veio nos ensinar que “há mais alegria em dar do que receber”, isto é: ninguém é tão rico que não possa receber, nem tão pobre que não possa partilhar.

É por isso que o projeto de casas populares em embrião, com seus voluntários e colaboradores sociais como as Meninas de Rosa do Lions Clube Muriaé Helen Keller, faz questão de celebrar a cada ano, a memória e a páscoa desse homem de boa vontade, que passou por essa terra fazendo somente o bem, a exemplo de Jesus de Nazaré, nosso perfeitíssimo Redentor. Pe. Elcio Leite.

Share: