As pessoas com deficiência auditiva contam com mais inclusão no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Muriaé. O município agora oferece a prova eletrônica de legislação de trânsito na Língua Brasileira de Sinais (Libras), após solicitação do deputado estadual Grego da Fundação (PMN).
Antes, o exame de legislação para candidatos com deficiência auditiva era realizado apenas na capital, por meio de uma prova escrita, com a mediação de um intérprete de Libras. “Precisamos estar atentos à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, e o processo de habilitação não é diferente. O governo de Minas já disponibiliza a prova eletrônica de legislação em Libras, e, com um trabalho conjunto, conseguimos trazer essa tecnologia para Muriaé. O próximo passo é facilitar o acesso em toda a nossa região”, explica o deputado.
Setembro Verde
Setembro é o mês da inclusão e concentra diversas datas voltadas às pessoas com deficiência. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, enquanto o Dia Nacional da Língua de Sinais é comemorado em 23 de setembro e o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro.


“Ainda há muito a ser feito pela comunidade surda, e nosso desafio é garantir a presença efetiva de professores bilíngues, tradutores e intérpretes, além de tecnologias de comunicação em Libras nas instituições de ensino, para que possamos construir uma sociedade mais inclusiva para os surdos”, destaca Grego da Fundação.

Share: