Primeiro lugar no Prêmio Valor Inovação 2024 reafirma a dedicação do Grupo em liderar o setor elétrico brasileiro com práticas inovadoras e tecnologias avançadas.
Com o compromisso de promover soluções que contribuem para a segurança e eficiência operacional, além de contribuir para um futuro mais sustentável e tecnológico, a Energisa Minas Rio fechou duas importantes parcerias: uma com o Centro Federal Tecnológico – CEFET Leopoldina e a outra com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), por meio do Laboratório de Ideação e Prototipagem – CrittLab – da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O objetivo é a modelagem e prototipagem 3D de dois produtos. Em desenvolvimento pelo CrittLab está o ClickSplash, uma ferramenta de acionamento à distância por controle remoto, que ficará acoplado na vara de manobra, para fazer a lubrificação das chaves fusíveis, religadoras e chaves seccionadoras, garantindo mais produtividade, agilidade, segurança e ergonomia. Sem este equipamento, para realizar o serviço, é necessário suporte operacional e estruturas como cesto aéreo ou escada. Este equipamento já se encontra em teste pelas equipes de campo da Energia Minas Rio.
Já o ‘Suporte de Parafuso de Chave Fusível’, que está sendo produzido pelo CEFET, possui a finalidade de evitar que o parafuso de fixação da chave caia ao solo, o que pode elevar o tempo médio de execução da atividade.
“Esses produtos são inéditos no mercado. São ideias dos nossos colaboradores para melhoria e agilidade dos serviços prestados em campo. Queremos ter esses equipamentos em larga escala para serem utilizados por todas as empresas do Grupo Energisa. Além de proporcionar ganhos em disponibilidade operacional, vão gerar mais conforto e segurança para nossos eletricistas. Por isso, fechamos as parcerias para que possamos ter esse produtos e testá-los na prática”, explica Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa Minas Rio.
Recentemente, o Grupo Energisa ficou em 1º lugar no ranking de empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro no Prêmio Valor Inovação 2024, promovido pelo jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy&, da PwC. A avaliação, que este ano chega à sua 10ª edição, considera as práticas de inovação adotadas pelas empresas, a utilização de novas tecnologias no dia a dia corporativo (como IA e machine learning), bem como aspectos ASG (ambiental, social e governança). Além do 1º lugar no setor elétrico, a companhia também conquistou o 4º lugar geral entre as 150 empresas mais inovadores do Brasil. A conquista do prêmio reafirma a dedicação do Grupo Energisa em liderar o setor elétrico brasileiro com práticas inovadoras e tecnologias avançadas.
Deixe um Comentario