Edital ‘Fábricas da Cultura’ já está aberto para receber propostas culturais e artísticas, com inscrições ao longo de todo o ano de 2025, para ocupação gratuita de centros culturais

 

Os centros culturais do Instituto Energisa em João Pessoa (PB), Cataguases (MG) e Nova Friburgo (RJ) têm sido protagonistas na valorização da arte e da cultura regionais, conectando artistas e público em experiências marcantes. Mais uma vez, eles abrem suas portas com o edital ‘Fábricas da Cultura’, que oferece ocupação gratuita desses espaços a projetos inovadores e transformadores.

Em 2024, o edital recebeu 172 iniciativas culturais nas mais diversas linguagens, beneficiando 25 mil pessoas e gerando 700 ocupações temporárias vindas de produções independentes e apoiando projetos aprovados em editais públicos da Lei Paulo Gustavo (LPG), FUNARTE, entre outros. Agora, a proposta é dar continuidade a essa história vibrante, ampliando o alcance das expressões culturais brasileiras.

O edital deste ano traz uma importante inovação: os novos projetos selecionados serão divulgados semanalmente, em vez de serem convocados a cada trimestre. O objetivo é trazer mais frescor e dinamismo à programação, com projetos em sintonia com novidades da cultura.

“Com o Edital Fábrica de Cultura, o Instituto Energisa abre as portas de seus equipamentos culturais – instalados em Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB), para impulsionar o potencial artístico dos territórios onde o Grupo Energisa atua, valorizando a diversidade e as vozes locais. Dessa forma, produtores que antes não encontravam espaço podem difundir suas criações podem, em nossos equipamentos, mostrar suas potências artísticas com formação de plateia através desse diálogo direto com o público”, afirma Delania Cavalcante, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa

As inscrições estão abertas para projetos das áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, propostas de tecnologia e inovação, música, literatura, cultura popular, feiras criativas, festivais e encontros de coletivos. A seleção será pautada por critérios como inovação, pluralidade, acessibilidade, diversidades, valorização da cultura regional e produção criativa local, e capacidade técnica. O processo de inscrição é simples, online e gratuito. Confira no final da matéria os links do edital e do formulário de inscrição.

Conheça a seguir os 4 centros culturais mantidos pelo Instituto Energisa com inscrições abertas para receber projetos. Nos anexos do edital, é possível consultar as informações técnicas detalhadas sobre cada espaço cultural.

Cataguases (MG) – Centro Cultural Humberto Mauro e Anfiteatro Ivan Müller Botelho

 

Centro Cultural Humberto Mauro foi inaugurado no ano de 2002, nas instalações do antigo Cine Machado, e hoje abriga o Cineteatro Paulo César Saraceni (palco para sessão de filmes, palestras e apresentações de teatro, música e circo),  a Galeria Zequinha Mauro (que recebe exposições de artistas locais e nacionais), além da Sala Multimídia Mônica Botelho. Por sua vez, o Anfiteatro Ivan Muller Botelho é anexo ao prédio da Energisa e ao Museu Energisa, e recebe palestras, shows e apresentações de teatro. O charme do espaço fica por conta do teto retrátil, que pode ser aberto para transbordar a noite estrelada para dentro do evento.

 

Um dos eventos de destaque na última temporada foi o Mix Cultural, que reuniu uma programação multilinguagem com shows e espetáculos de teatro, dança, audiovisual, música e artes visuais. Em 2024, mais de 24 mil pessoas desfrutaram das atividades do espaço, com foco no audiovisual e na memória do cinema brasileiro.

 

Nova Friburgo (RJ) – Usina Cultural Nova Friburgo

 

Usina Cultural Nova Friburgo está localizada no antigo prédio do escritório da Companhia de Eletricidade da cidade, diante da belíssima Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo. O centro cultural recebe mostras, cursos, palestras, debates, apresentações de teatro, música e dança. Entre os espaços oferecidos neste edital estão a Sala Maestro Joaquim Naegele (Teatro Usina), o Café da Usina, o Salão Nobre e um espaço anexo. A Usina Cultural é um dos principais centros de arte e cultura da cidade. A temporada de 2024 recebeu mais 28 mil pessoas em 160 atividades, abrindo o ano com a exposição “UnoDiverso” (dentro do projeto “Resistência Artística”) e seguindo com outros projetos de grande repercussão, como a 2ª edição do “Usina Viva”.

 

“A Usina Cultural Energisa desempenha um papel vital na promoção e preservação da cultura em Nova Friburgo. Como um espaço multifuncional, ela oferece uma variedade de atividades culturais, além de servir como um ponto de encontro para artistas locais e visitantes, estimulando a troca de ideias e inspirando a criação artística”, afirma Daniel Figueira, secretário de cultura de Nova Friburgo.

 

Programa Energisa Cultural

 

Além desta seleção de ocupação gratuita, a Energisa mantém o programa Energisa Cultural, que recebe projetos que buscam patrocínio através de leis de incentivo em todo o Brasi, podendo ou não ser realizados nos nossos centros culturais. As propostas também podem ser enviadas ao longo de todo o ano. Confira mais informações e descubra como enviar o seu projeto de patrocínio.

 

Serviço:

 

Edital de seleção de ocupação gratuita dos centros culturais 2025

  • Período de inscrição: a partir de 10/12/2024, aberto de forma contínua até o fim de 2025
  • Divulgação de selecionados: semanalmente
  • Regulamento: confira o edital completo
  • Inscrições: preencha o formulário
Share: