O 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé continua com as comemorações do seu 8º Aniversário. Entre ações sociais, culturais e de lazer, nesta segunda-feira foi a vez do muriaeense prestigiar um espetáculo de ópera “Recital pela Paz” com o reconhecido tenor, Marum Alexander e o Maestro pianista, Adilson. O evento aconteceu no Teatro Zaccaria e os presentes foram recepcionados pelo comandante do 47º BPM, Ten. Cel. Nazário, pelo subcomandante, Major André e equipe organizadora da Assessoria de Comunicação. Os presentes levaram pacotes de fraldas geriátricas que serão doadas a entidades.
teste
Dando prosseguimento a uma parceria de sucesso, iniciada ano passado entre a Livraria e Papelaria Veredas e a Escola São Paulo (ESP), foi promovido, no último sábado (25), a II Feira de Livros. Realizado no próprio pátio da escola, mais uma vez aconteceu o evento aberto à comunidade, com participação dos alunos, seus pais, professores, coordenação e direção da instituição de ensino. Na ocasião, foram apresentadas obras infanto-juvenis em linguagem adequada a esse público: coleções, lançamentos e títulos tradicionais, de temas e escritores variados – tudo em um conteúdo próprio para despertar o interesse, a curiosidade e a vontade de ler, além de fazer com que os pequenos leitores identifiquem, trabalhem a imaginação, linguagem e escrita.
Os organizadores mostram sua preocupação com as consequências tecnológicas da globalização, que trouxe os computadores e internet, os quais, infelizmente, têm acabado com o hábito de ler. Isso tem refletido diretamente na aprendizagem e produção textual, pois faltam assuntos para que as crianças possam desenvolver sua escrita e ocorrem erros de grafia pela pouca visualização de algumas palavras. Isso comprova que leitura e escrita requerem prática. Para abrilhantar o evento, esteve presente a escritora Andréa do Valle, com a contação de histórias. As crianças ficaram atentas, se divertiram e curtiram pra valer.
Marcilane Araújo, sócio-proprietária da Livraria e Papelaria Veredas, elogia a iniciativa do colégio em querer levar aos seus alunos a feira. “Ficamos felizes em observar esse interesse, pois a leitura nos leva para um universo meio paralelo, outra realidade. Estimula a imaginação e faz as crianças viajar sem sair do lugar. Queremos que elas não percam esse interesse e buscamos incentivar para que percebam como é bom, um prazer o qual talvez ainda não conheçam ou não foram apresentados. Parabéns aos que já pegaram esse gosto. Continuem assim e não larguem mais os livros. Aos que ainda não tiveram oportunidade de experimentar esse mundo da literatura, só posso dizer que vale muito a pena. Temos que fazer o que realmente interessa”, acrescenta.
Para Carla Beatriz Pacheco Novaes, supervisora pedagógica da Educação Infantil – 6° ano, a Escola São Paulo resolveu repetir o evento em função da importância desse incentivo ao hábito da leitura. “O resultado do ENEM é prova viva disso. Estamos vendo a dificuldade de fazer uma redação, não só pela questão gramatical, ortográfica e coerência. Os adolescentes estão ficando sem conteúdo para desenvolver uma redação e isso é simplesmente a falta do hábito de ler. Então, a escola deve fazer esse papel, junto à família. Apoiamos isso e disponibilizamos este momento, mas os pais precisam trazer as crianças e também incentivar”, completa.
Nossa parceria com a Fundação Cristiano Varella é antiga e muito profícua. A Nutrir é distribuidora da Nestlé, marca consagrada pela notória qualidade dos seus produtos. Já a Fundação Cristiano Varella é referência e vanguarda em sua área de atuação, a Oncologia, e atende uma macro região cuja população-alvo de atendimento gira em torno de 5 milhões de pessoas. Sua equipe multiprofissional de Terapia Nutricional, chefiada pelo cirurgião e nutrólogo, Dr. José Cláudio, e pela nutricionista, Bethânia Cabral, desenvolveu um trabalho de qualidade similar ao que é desenvolvido nos grandes centros em hospitais de excelência, como o INCA (Instituto Nacional do Câncer), que divide com a Fundação a organização desse jornada. A Terapia Nutricional é fundamental no tratamento de pacientes que não conseguem ingerir alimentos via oral, ou que o fazem em quantidade aquém de suas necessidades nutricionais, situações antes muito prevalentes dos portadores de câncer. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a organização do evento pela feliz escolha dos temas e pela alta qualidade das palestras aqui ministradas.
A Academia de Líderes, sob liderança da Pra. Sílvia Cristina, em parceria com a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), promoveu em Muriaé, no último final de semana, o 1º Seminário para Capacitação de Líderes. No sábado (25) e domingo (26), a IEQ Sede ficou lotada, com participação de um grande número de pessoas de Muriaé, cidades e estados vizinhos. O objetivo do evento foi despertar o líder que existe dentro de cada um, pois nada acontece até que um líder se levante. Os palestrantes provaram que podemos ser melhores do que somos, basta querermos ser transformados. Além de dinâmicas relacionadas ao tema, teve sorteio de brindes e entrega de certificados.
O sucesso do evento trouxe muita alegria ao líder da IEQ na região, Reverendo Wilson Reis, pois depois de muitos trabalhos, lutas e preocupações, vem a recompensa de Deus, orientando e proporcionando uma surpresa, mediante a grande participação de pessoas neste encontro de fé: cerca de 400 que se interessaram pelo tema. “O Senhor abriu as portas para este grande encontro de liderança, tanto espiritual quanto material. Todos viram o desenvolvimento e o conteúdo dos ensinamentos. Foi de grande valia para os que participaram. Fomos agraciados com um público diferenciado, interessado em aprender algo novo para suas vidas, pessoas compromissadas com o Reino de Deus. Eles receberam orientações de como fazer a obra Dele, como administrar uma casa, uma empresa, um colégio, etc. Um seminário muito rico que proporcionou essa vitória em Cristo. Ficamos felizes de ter conosco pessoas de várias denominações religiosas, professores, empresários, proprietários de lojas, enfim, foi muito produtivo. Parabéns à Pra. Sílvia e sua equipe, porque ninguém faz nada sozinho e com união podemos fazer mais. Até aqui nos ajudou o Senhor”, afirma.
A organização das palestras levou em conta o tema principal, com foco nos próprios líderes em potencial, o trabalho em equipe e outras correlações. Por ser um tema bem amplo, com muitos assuntos relacionados, a parte de organização e seleção das palestras foi difícil de ser feita. De acordo com Pra. Sílvia Cristina, tudo começa com nós mesmos, e, independente da denominação religiosa, temos que despertar a liderança que existe dentro de nós, pois Deus conta conosco para cumprimos nosso papel. “Se despertarmos o líder, mudarmos e transformarmos, enquanto indivíduos, conseguiremos trazer isso para os outros e envolvê-los no propósito e missão, segundo o chamado de Deus para suas vidas. Esse seminário foi muito importante para nós da Academia de Líderes, pois engrandece ainda mais o trabalho e mostra que a liderança vai muito além de qualquer bandeira religiosa. Foi uma comunhão muito boa, com a proposta abraçada por todos os interessados em aprender. Tentamos colocar o máximo de assuntos possíveis, atendendo esse público selecionado, que tem uma visão ampla e uma mentalidade mais aberta. Não foi fácil, porque eles já vêm com uma bagagem e a proposta era renovar e acrescentar algo mais que a pessoa ainda não tenha despertado. Vimos a resposta do público e pelo que já aconteceu tenho certeza de o resultado foi muito positivo. Demos nosso melhor para as pessoas serem abençoadas”, avalia.
Essa é a primeira vez que Muriaé recebe um evento nesse formato, com esse tipo de palestra, focado e centralizado na pessoa, objetivando um resultado na equipe como um todo. Comprova a proposta da Academia de Líderes de sempre inovar com excelência. As próximas edições já estão planejadas. Pra. Sílvia agradece primeiramente a Deus pela oportunidade, ao Rev. Wilson Reis por abrir o espaço na igreja, à sua família, já que tudo parte de casa, em especial ao marido Pr. Welington, e à equipe que deu todo suporte, incluindo os pastores, cuja parceria possibilitou a ampliação do público. Segundo ela, foi uma grande contribuição, pois sem eles seria impossível, já que sozinhos não fazemos nada.
“Um líder vê sempre três coisas: O que deve ser feito, o que pode ser feito, e como fazê-lo”. (Pastora Silvia Cristina)
O partido Democratas (DEM) organizou mais uma importante reunião, na noite da última sexta (24), no sítio do empresário e cientista político Grego. A sociedade muriaeense foi representada em todas as suas esferas: médicos, advogados, profissionais liberais, servidores públicos municipais, estaduais, federais e autônomos, com lideranças de todos os bairros e distritos. Destaque para grandes nomes da nossa política, que se fizeram presentes, como o ex-deputado federal Lael Varella, o atual deputado federal Misael Varella, o deputado estadual Sebastião Costa, Davi Costa, os ex-secretários de Saúde Dr. Marcos Guarino, a também Kátia Braz, entre outros. A proposta do DEM foi justamente abrir o debate para toda a sociedade de nosso município, o que é um diferencial de seus ideais próprios. Por isso, houve uma grande participação do povo, inclusive pessoas ligadas a outros partidos. Entre 800 e mil pessoas ouviram e foram ouvidas quanto às discussões colocadas em pauta. Essa foi mais uma oportunidade dos muriaeenses de pensarem em uma cidade melhor, o que vai de encontro às pretensões do Democratas, que são incentivar esse debate e proporcionar que todos possam repensar e refletir o que queremos para as futuras gerações: nossos filhos e netos para os próximos 20 a 30 anos. Para Grego, é importante que reuniões como essa não sejam fechadas, para que as pessoas possam se sentir úteis nesse processo de discussão e debate, afinal a cidade é do povo e não dos políticos. “Temos que ver o que a população quer. Como presidente do democratas e anfitrião, me sinto muito orgulhoso em receber tantas pessoas. Não é fácil falar de política numa sexta-feira à noite, depois de uma semana de trabalho. Fiquei feliz de ver outros grupos políticos representados, os partidos aliados e muitas caras novas da política. Agradeço a todos que ajudaram na organização, se empenharam e convidaram. A todas as autoridades, que todos se sintam abraçados. Fico honrado de recebê-los em minha casa e estou otimista quanto ao futuro de Muriaé. Para muitos, a esperança é a última que morre, mas para mim ela nunca morre”, destaca.
A Fundação Cristiano Varela (FCV) – Hospital do Câncer de Muriaé, INCA e Nutrir Mais, realizaram na última sexta (24), a XIII Jornada Inca | 5ª Jornada FCV Muriaé, no auditório de seu Memorial. Foram inscritos vários trabalhos, cujos melhores foram premiados ao final do evento. Foram ministradas várias palestras relacionadas ao tema Nutrição e feitos debates bem proveitosos para os profissionais participantes. A equipe da FCV avalia positivamente o encontro, com a participação de grandes nomes ligados à área de saúde e que deram imensas contribuições para que a jornada tivesse excelente relevância.
Nomes sonantes da área de nutrição e oncologia estiveram presentes e cabe destaque ao nutricionista chefe do Serviço de Nutrição do Hospital do Câncer I (HC I) / INCA, Nivaldo Pinho, que palestrou na ocasião e pôde passar um pouco de seus conhecimentos aos presentes. De acordo com ele, a nutrição é importante desde a prevenção até o tratamento em si. No caso específico dos fatores relacionados ao câncer, temos o aumento da demanda de nutrientes do paciente por causa do tumor. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas é a redução de ingestão de nutrientes relacionada à falta de apetite. Temos que promover nas instituições hospitalares que assistem o paciente com câncer no Brasil uma detecção mais precoce para o paciente oncológico, para que possamos identificar o mais rápido possível a presença de riscos ou desnutrição e intervir de forma mais precoce, consequentemente mais efetiva. A desnutrição no paciente com câncer pode determinar o insucesso do tratamento oncológico, pois os que se encontram em quadros de desnutrição respondem muito mal e muitas vezes é necessária a suspensão do trabalho que está sendo feito”, pontua.
Segundo a coordenadora de Nutrição – Nutricionista Responsável Técnica, Betânia Estevam Cabral, é fundamental essa busca constante de melhoria contínua dos processos e resultados para refletir na assistência aos pacientes. “Temos essa preocupação de sempre estudar, melhorar para apresentar no resultado de nossa assistência ao paciente. Ele é nosso foco, nosso objetivo principal. Trabalhamos para que ele melhore e consiga transitar pelo tratamento da forma mais confortável e damos total apoio”, analisa.
Para o diretor administrativo da FCV, Sérgio Dias Henriques, é importante para a Fundação sediar um evento como esse, com parceria do INCA e outros órgãos, entidades e empresas. Isso mostra a importância no cenário nacional da oncologia. Com o serviço de Nutrição participando com o INCA em parcerias de pesquisas principalmente voltadas ao paciente oncológico, com o acompanhamento dentro das instituições, esse evento mostra o entrosamento do serviço. “Mostra a importância da nutrição fora da nossa instituição e também o que estamos desenvolvendo para nossos pacientes dentro do serviço. Hoje, atendemos mais de 300 municípios e uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. Atualmente somos o maior serviço de oncologia do estado de Minas Gerais, com vários projetos de crescimento e desenvolvimento. Temos que estar sempre à frente, projetando o futuro da instituição para atendermos, cada vez mais, um maior número de pessoas possíveis. Tudo com a mesma qualidade com que começamos há 12 anos atrás e vamos conseguindo dar sequência em todo esse projeto”, analisa.
Dr. José Cláudio, médico da Fundação Cristiano Varella, é profissional da Clínica Cirúrgica, área de aparelho digestivo, com atendimento aos pacientes da enfermaria clínica e cirúrgica, cedendo também assistência na parte nutricional. “Agradecemos a participação do INCA e da Nutrir e discutimos sobre o tratamento de todo paciente na UTI”, acrescenta.
Por sua vez, a participante do INCA, Viviane Dias Rodrigues, especialista em nutrição oncológica, subchefe de serviço e mestranda na área de Terapia Nutricional Imunomoduladora, avalia que esses encontros são sempre muito importantes, justamente para que os profissionais, com sua vivência no tratamento do paciente oncológico, podemos discutir e desenvolver as melhores práticas no atendimento dessa população que muitas vezes chega para nós com um grau de desnutrição avançado. “A nutrição e a intervenção nutricional fazem parte do tratamento. Esses encontros são intencionais para que os profissionais possam passar as suas práticas e evidências, construindo um melhor atendimento para esse tipo de população.
Para falar sobre Estratégia para Terapia Nutricional em Oncopediatria, foi convidada a nutricionista da Clínica de Pediatria e do Transplante do Serviço de Nutrição do HCI/INCA, Wanélia Vieira Afonso. “O câncer infantil tem cura, tem tratamento se focarmos na melhora do estado nutricional desses pacientes, o que contribui muito para a vida deles e merece mais discussão e atenção por parte de cada um de nós”, define.
Na manhã do último sábado (25), no Coreto da Praça João Pinheiro, a Faculdade de Minas (FAMINAS) promoveu mais uma vez seu tradicional evento FAMINAS em Movimento. Participaram alunos dos vários cursos oferecidos pela instituição, seus professores e colaboradores da faculdade. Dentre os serviços que foram oferecidos à população, destaque para: aferição de pressão arterial, medição de glicemia, massagem, atividades de recreação para as crianças, apresentação de maquetes e alongamento.
Para o diretor administrativo e financeiro, Eduardo Goulart Gomes, a FAMINAS já começa o ano levando seus alunos para esse contato com a comunidade, levando atenção especial nas mais diversas áreas. “Esse evento também acontece em outras cidades e contamos com parcerias importantes para realizar esses projetos sociais junto à comunidade. Procuramos aumentar cada vez mais a abrangência da colaboração da faculdade. Com a participação de alunos dos primeiros períodos dos cursos e outros que já estão se formando, mostramos que estamos dando nossa parcela de contribuição ao mercado de trabalho, proporcionando todo conhecimento que o estudante necessita para atuar em sua área”, explica.
A faculdade
A FAMINAS continua sua trajetória de sucesso no segmento de educação superior em Minas Gerais. Com atuação de destaque no ensino, pesquisa e extensão, cumpre com maestria seu objetivo de formar com qualidade e responsabilidade profissionais eficientes, éticos e aptos a trabalhar em instituições sérias, renomadas e de grande credibilidade. Atualmente, são oferecidos os cursos de graduação em: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação. Quanto à graduação tecnológica, oferece os cursos de Gestão Hospitalar e Marketing e o técnico em Logística pelo Pronatec.
Últimas semanas para inscrições do processo seletivo dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Logística do SENAI Muriaé. O prazo para inscrições encerram-se no dia 30, sendo que podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, matriculado ou concluinte do ensino médio, no ensino regular ou EJA.
O profissional Técnico em Segurança do Trabalho é responsável pela investigação e levantamento de procedimentos adequados para a realização das atividades e tarefas exigidas nas empresas.
Esse profissional também auxilia engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros e outros profissionais especialistas em segurança e higiene do trabalho, podendo também atuar em estabelecimentos comerciais/industriais, públicos e privados, em sindicatos e entidades de classe, na execução e acompanhamento de projetos e programas relacionados à segurança, meio ambiente e saúde no trabalho.
As inscrições são feitas pelo site www.senaimg.com.br, o candidato que não tiver a facilidade de acesso à internet ou queira mais informações, pode comparecer na unidade do SENAI Muriaé, na Rua Sinval Florêncio da Silva 02, Centro (Próximo ao Mercado do Produtor – Feira do Centro), com o telefone (32) 3728-2050.
Últimas semanas para inscrições do processo seletivo dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Logística do SENAI Muriaé. O prazo para inscrições encerram-se no dia 30, sendo que podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, matriculado ou concluinte do ensino médio, no ensino regular ou EJA.
O profissional Técnico em Logística é o profissional que executa e colabora na gestão dos processos de planejamento,operação e controle: de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.
As inscrições são feitas pelo site www.senaimg.com.br, o candidato que não tiver a facilidade de acesso à internet ou queira mais informações, pode comparecer na unidade do SENAI Muriaé, na Rua Sinval Florêncio da Silva 02, Centro (Próximo ao Mercado do Produtor – Feira do Centro), com o telefone (32) 3728-2050.
Na manhã da última sexta (17), o Tiro de Guerra 04-016 (Muriaé) comemorou o Dia do Exército, remetendo a Batalha de Guararapes, e entregou a boina verde-oliva aos atiradores, significando as tropas não legalizadas – os atiradores passaram por exercícios de campanha, fazendo por merecer a boina. O subtenente Luiz Valério Martins Marques avalia positivamente o desempenho do Tiro de Guerra de Muriaé, que, apesar de não ter sede, tirou a nota A (máxima) na avaliação das 32 instituições do gênero em Minas Gerais.
Saiba mais na edição 656 do Folha do Sudeste