Projeto Progredir também proporciona acesso ao mercado de trabalho e ações de incentivo ao empreendedorismo; são mais de 190 mil opções de cursos
Projeto Progredir também proporciona acesso ao mercado de trabalho e ações de incentivo ao empreendedorismo; são mais de 190 mil opções de cursos
Centenas de crianças, jovens e adultos tomaram as ruas da área central de Muriaé na tarde de sábado 10 de novembro. Eles participavam da 6ª “Caminhada Por Uma Vida Saudável” promovida pelo Colégio Equipe e parceiros. A alegria contagiante chamava a atenção. Acompanhados de professores e de familiares os alunos era pura alegria e divertimento na atividade extraclasse com objetivo de chamar a atenção para um estilo de vida mais saudável.
Aconteceu na noite de 10 de novembro, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Muriaé, o mais que tradicional Porco no Rolete, promovido pelo Lions Clube Muriaé Centro. A 15ª edição do evento teve música ao vivo com Geovane & Banda 36 e toda a renda destinada aos projetos sociais da entidade como: acuidade visual – a bandeira do Lions- (doação de óculos de grau e cirurgias de catarata), doação cadeiras de rodas e de banho, andadores e muletas. Durante o jantar os presentes puderam saborear um delicioso cardápio que incluía, além do prato principal, arroz, tutu, farofa, vinagrete e salada verde.
A Igreja do Evangelho Quadrangular de Miradouro completou 18 anos no sábado, 10 de novembro. Durante o evento aconteceu um Culto festivo, com muitas bênçãos e louvores. Apresentação de cantores e um delicioso churrasco para os membros e convidados.
Mãe e filho, Maria Martins de Almeida, 94 anos, e Vivaldi Rodrigues de Almeida, 73 anos, morreram em um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira, 14/11, na BR 356, na zona urbana de Muriaé, próximo à AABB. Eles seguiam em um Corsa sedan no sentido Centro – Porto, quando o motorista, mesmo em uma reta, invadiu a contramão e bateu de frente em um caminhão com placas de Inhapim-MG que seguia no sentido contrário.
Começou à zero hora de hoje, 14/11, a Operação Proclamação da República da PRF – Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é evitar e intensificar o policiamento ostensivo nas estradas em função do aumento de movimento no feriadão. Os trabalhos seguirão intensificados até à meia noite de domingo, 18/11.
A Câmara de Muriaé homenageou na sessão desta terça-feira (13/11) com Moção de Congratulações e Aplausos de autoria do vereador Prof. Júlio Simbra (DEM) os policiais civis e delegados envolvidos na rápida investigação e prisão dos assassinos do taxista Marcelo José da Silva (31 anos). Ele foi morto brutalmente após tentativa de assalto e roubo de seu veículo. Também estiveram na Câmara, os familiares do taxista para receber a Moções de Pesar de autoria dos vereadores Prof. Júlio Simbra (DEM) e Lelei (DEM). Dentre os projetos aprovados, dois geram benefícios àqueles que possuem bens nos cemitérios de Muriaé.
Sessão começa com homenagens à Polícia Civil de Muriaé
Por iniciativa do vereador Prof. Júlio Simbra (DEM), todos os policiais e delegados envolvidos na imediata investigação, identificação e prisão dos assassinos do taxista Marcelo José da Silva (31 anos), receberam Moção de Congratulações e Aplausos na Câmara Municipal de Muriaé. Foram homenageados pelo legislativo municipal os delegados José Roberto Demétrio (Regional), Rangel Martino (de Homicídios) e Júnio Cesar de Oliveira; os policiais Thiago Dutra Alves, Leonardo Borges Ferreira, Flávio José de Araújo Vilhena, Gilbert Silveira Mayo, Heldino Alves Barbosa, José Silva de Oliveira, Benedito Fernando Carbos; e a escrivã Lidiane Medeiros Furtado Alves.
Segundo o vereador Simbra a Moção é um reconhecimento aos profissionais que “sem medir esforços e pautado no senso de justiça e respeito aos familiares e a toda a população de Muriaé, se empenharam sem medida na apuração do brutal latrocínio em desfavor de Marcelo José da Silva, mostrando assim toda competência da honrada Polícia Civil de Muriaé, mais precisamente da 4ª Delegacia Regional de PC-MG”.
Também estiveram na sessão os familiares do taxista (viúva Ediane Aparecida de Laia, irmãos e demais parentes) para receber dos vereadores Prof. Júlio Simbra (DEM) e Lelei (DEM) duas moções de pesar pela trágica morte de Marcelo, que é morador do distrito de Belisário. Após a entrega das moções, vários vereadores se manifestaram em apoio a ação da PC em Muriaé e aos familiares da vítima. O delegado Rangel e o policial civil Harold Jr. agradeceram em nome de toda a equipe e da corporação.
O presidente Ademar Camerino lembrou que, em meio ao trágico acontecimento, é importante salientar que Muriaé vive um período de grande redução do número de homicídios, o que, segundo o presidente da Câmara, é consequente da eficiência com que os organismos locais de segurança pública vem zelando pela ordem e também o envolvimento do poder Público local. Camerino lembrou da Audiência Pública realizada pela Câmara em 2017 sobre o tema, reunindo representantes de todos os setores da sociedade, o que resultou em diversas ações, dentre elas, o projeto elaborado pelo presidente que instituiu o Plano Municipal de Segurança Pública, oferecendo subsídios locais às legislação referentes à proteção da população muriaeense.
Executivo modifica lei que regulamenta a utilização dos cemitérios municipais
Dentre os projetos discutidos e votados na sessão desta terça-feira (13/11) estavam dois de autoria do prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos – Grego – que concedem benefícios aos proprietários de bens nos cemitérios locais.
Um deles concede perdão de 50% no valor da taxa de manutenção anual de cemitérios para jazigos dos cemitérios municipais situados nos distritos, no que se refere exercício 2018. O Executivo justifica que a Lei Complementar nº 5.597, de 13 de dezembro de 2017, que instituiu a referida taxa, não diferenciou os valores para os cemitérios dos Distritos e os da sede do Município, sendo que tal distorção para os exercícios seguintes será corrigida com a já aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei Complementar nº 163/2018.
O outro projeto altera exclusivamente as excepcionais hipóteses de transferência da concessão de uso perpétuo de sepultura e afins, nos cemitérios públicos municipais por ato entre vivos afim de proteger a perpetuidade entre os familiares, bem como em situação em que havia lacuna legislativa, como, por exemplo, na união estável em situações de divórcio, possibilitando a partilha, quando ambas as partes concordarem de forma comprovada por sentença judicial.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Muriaé
Evento promovido pela Prefeitura contou com palestra de professora paranaense que se destaca em área de educação infantil
Centenas de diretores, professores e pedagogos de Muriaé participaram do Encontro Municipal da Educação, realizado na última quinta-feira (8), no auditório do Colégio Santa Marcelina. O evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Projeto Votorantim pela Educação e com o Sistema Etapa Público de Ensino, trouxe à cidade a professora Liliamar Hoça, uma das principais autoridades do país na área educacional.
A palestrante destacou que os primeiros anos da aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. De acordo com ela, o trabalho de base, quando bem feito, é capaz de evitar a evasão escolar e a necessidade de se criar programas supletivos para jovens e adultos no futuro.
Liliamar também lembrou que a autocrítica deve sempre ser fazer parte da vida dos professores, como forma de crescimento profissional. “Os resultados das avaliações diagnósticas não são dos alunos. Eles são, na verdade, resultados dos educadores e dos métodos adotados em sala de aula”, disse.
O professor Leandro Lima, que leciona tanto na rede municipal quanto na estadual, aprovou o evento. “Os encontros deveriam acontecer com mais frequência, pois nos apresentam novas abordagens e isso contribui para a melhoria da qualidade de ensino”, afirma.
Com formação em Pedagogia e especialização em Educação Especial e Modalidades de Intervenção na Aprendizagem, a professora Liliamar Hoça é também mestre em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente, além de doutora em Educação. A palestrante atua como pedagoga na rede municipal de Curitiba, professora de cursos superiores e coordenadora de pós-graduações, sendo também autora de materiais didáticos nas áreas de alfabetização e educação infantil.
Evento também prestou contas sobre Plano Decenal da Educação
Antes da palestra, a equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Muriaé apresentou a prestação de contas sobre o Plano Municipal Decenal da Educação (PDME). O documento, que apresenta os planejamentos e as metas educacionais para um período de 10 anos, é monitorado anualmente e avaliado a cada biênio, para verificar com vem sendo desenvolvido na cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Muriaé
A Polícia Militar realizou no dia 13/11, o treinamento de seus profissionais para ocorrências envolvendo explosão a caixas eletrônicos. Em outubro, o 47º BPM firmou uma parceria com as instituições financeiras Banco do Brasil, Sicoob e Cresol, onde foi viabilizada a aquisição de equipamentos de Air Soft para treinamento de ações táticas em casos como assalto a banco e situações similares.
Desta forma, o 47º BPM iniciou a utilização desses materiais em treinamento de campo. A utilização dos fuzis e pistolas de air soft trouxe mais “realidade” para o sucesso do treinamento que foi realizado na zona rural e ministrado pelos Sargentos Montes e Rafael, com a supervisão do comandante do pelotão Tático Móvel, Tenente Melo.
Todo efetivo receberá o treinamento, assim como os gerentes de bancos das cidades que pertencem a Unidade. O objetivo é capacitar e preservar vidas.
Fonte: Assessoria de comunicação organizacional do 47° BPM