Operação apura sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em empresas do estado inclusive Muriaé
Força-tarefa composta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), Polícia Civil e Secretaria de Estado de Fazenda realizaram na manhã de quinta-feira, 24, a segunda fase da operação “Petscan”, com o objetivo de combater crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, praticados por empresas atuantes no segmento de industrialização e distribuição de rações.
A principal envolvida no esquema é uma grande fabricante situada na cidade de Santa Luzia, alvo da operação “Petscan I”, deflagrada em dezembro de 2016. Na ocasião, foi apreendida grande quantidade de documentos e copiados arquivos eletrônicos que serviram de base para a lavratura de cinco autos de infração pelo fisco mineiro, cujos valores alcançam cerca de R$ 200 milhões. As apurações e o trabalho de análise conduzidos pela Polícia Civil contaram com o apoio de auditores da SEF/MG, revelando, ao final, que a principal investigada, mesmo após ter sido flagrada na operação anterior, continuou negociando mercadorias ilicitamente, reiterando na prática criminosa, simulando transações comercias com empresas de fachada, tudo com o objetivo de diminuir o imposto incidente sobre a venda de rações. Foram identificadas vendas de mercadorias sem nota fiscal, práticas de subfaturamento e emissão de documentos fiscais com indicação de destinatários diversos dos reais, entre outras fraudes, bem como práticas direcionadas à ocultação de patrimônio, valores e rendas gerados pelos negócios ilícitos.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências nas cidades de Santa Luzia, Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Lagoa Santa, Contagem, Itaúna, Muriaé, Juiz de Fora, Governador Valadares, Itambacuri e Teófoli Otoni. Participaram da operação 79 Policiais Civis, entre delegados e investigadores, 70 servidores da Receita Estadual e quatro promotores de Justiça. A operação é mais uma ação desenvolvida no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), que busca coibir a prática de sonegação fiscal e recuperar os valores desviados dos cofres do Estado. (Fonte MPMG)
Morador de Muriaé é morto na zona rural de Miraí
Marcelino Guimarães da Silva, 39 anos, foi encontrado morto com um tiro na nuca ao lado de um carro, um VW/Santana, prata, placa de Fervedouro-MG, nas proximidades da Fazenda Santa Rita, no distrito de Dores de Vitoria, zona rural Miraí. De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar, a vítima morava no bairro Planalto, em Muriaé. Os policiais ainda avaliaram que possivelmente o tiro foi dado a queima roupa. O fato aconteceu no início da noite de domingo, 20.
O morto é suspeito de ter cometido um furto a uma casa, que fica próxima onde o corpo foi localizado. Parte do material furtado foi encontrado jogado perto do corpo. A polícia trabalha com a possibilidade de Marcelino ter praticado o furto ajudado por um comparsa, que não foi localizado.
De acordo com testemunhas, durante a tarde, um furto a uma propriedade foi comunicado à PM, e alguns moradores afirmaram terem visto o mesmo Santana Prata estacionado, com o capô levantado e dois homens próximos a ele. Uma pessoa ofereceu ajuda, mas os homens afirmaram que o problema no veículo já tinha sido resolvido. Horas depois o corpo e alguns pertences furtados foram encontrados ao lado do carro. A Polícia Civil já deu inícios às investigações.
Renovação Carismática Católica nega que muriaeense envolvido em estupros fizesse parte do movimento
Após a denúncia do Fantástico, no domingo, 20, a Renovação Carismática Católica (RCC) do estado de Minas Gerais divulgou uma nota na segunda-feira 21, negando que o muriaeense Roney Schelb, fizesse parte do movimento. Durante a reportagem o homem foi mostrado pregando durante um dos encontros do movimento. Veja a nota na íntegra. “A Renovação Carismática Católica (RCC) do estado de Minas Gerais vem, por meio desta nota, se posicionar a respeito de reportagem veiculada na TV Globo e afiliadas, sobre um suspeito de praticar abusos, que seria um suposto membro do movimento na cidade de Muriaé, pertencente à Diocese de Leopoldina.
A RCC ESCLARECE QUE Roney Schelb NÃO ERA um membro oficial do movimento na cidade, que nunca foi líder de nenhum grupo, exatamente porque nunca realizou nenhum tipo de formação ou curso, que são obrigatórios. Sobre o fato de Roney estar conduzindo um momento de ensino no vídeo mostrado na reportagem, o movimento esclarece que ele tinha o costume de participar de vários grupos pela cidade e que é de praxe que esses grupos abram o microfone para partilhas e testemunhos de participantes, e que ele se aproveitava destas aberturas para falar com os jovens.
A RCC destaca ainda que nunca tomou conhecimento dos crimes sob os quais Roney segue como suspeito e que ele sempre demonstrou ser uma pessoa de boa índole, portanto, também nunca deixando claro para o movimento o que estaria acontecendo fora de suas participações dentro dos grupos. A RCC ressalta que os grupos são regidos por pessoas capacitadas, que o movimento também foi “pego de surpresa” com as acusações contra Roney e espera que a justiça esclareça os fatos. Por fim, o movimento destaca ainda que nos seus 50 anos de trajetória pelo Brasil e 52 anos no mundo, sempre prezou pelo respeito aos participantes e pala capacitação daqueles que, de fato, são membros do movimento. E lamenta que terceiros possam estar utilizando o nome do movimento para intenções particulares.
Minas Gerais, 20 de outubro
Renovação Carismática Católica do estado de Minas Gerais”
Homem é preso pela PRF por maus tratos a animal
Em 22 de outubro, às 22h, durante fiscalização no km 768 da BR 116, foi abordado uma caminhonete Fiat/Strada, com placas de Pitangui/MG. O veículo era conduzido por A. R.M, de 38 anos de idade. Durante a vistoria, foi encontrada uma vaca embarcado na carroceria do veículo. O animal encontrava-se amarrado pelas quatro patas e pelo cabresto e deitado sobre o dorso direito, com restrição total de movimento.
De acordo com relatório da PRF, o animal apresentava-se extenuado, em situação de sofrimento, apertado no compartimento de carga que era de proporções inadequadas ao seu tamanho. A carroceria do veículo estava com fezes e urina. O motorista informou que adquiriu a vaca na cidade de Cantagalo/RJ e o levaria para Dona Eusébia/MG, contudo, não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem do animal.
Dessa forma, o animal foi recolhido para um pasto nos arredores do posto policial. A caminhonete foi encaminhada ao pátio credenciado, uma vez que se encontrava com o licenciamento vencido. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o autor responderá pelo crime de maus tratos a animais.
Os 51 anos de Isa Machado
A elegante Isa Maria Machado, (leia-se Gráfica Monte Castelo), completou 51 anos no dia 25 de outubro. Isa recebeu os parabéns de seus filhos, amigos e familiares. Receba também os nossos votos de um feliz aniversário. Que tenha sempre muitas alegrias e que Deus continue abençoando sua vida e de sua família. Parabéns Isa!
Felicidades Marquinho
Parabenizamos o repórter do site Silvan Alves Marquinho, que comemorou idade nova no dia 23 de outubro. Ele recebeu os parabéns de amigos e familiares. Felicidades e sucesso sempre. São os votos dos amigos da Folha do Sudeste.
Parabéns Sr. José Braz
O empresário e ex-prefeito de Muriaé, Sr. José Braz, completou 94 anos no dia 24 de outubro. Ele recebeu homenagem de familiares e amigos e muitos parabéns. A Folha do Sudeste te deseja muita saúde, paz e felicidades. Feliz Aniversário!
16 anos de Alice
Parabéns a gatinha Alice Couto que comemorou seus 16 anos no dia 21 de outubro em grande estilo. Alice é filha do diretor da Escola São Paulo José Nicodemos Couto e da simpática Celinha. Desejamos felicidades e sucesso sempre para a jovem e que conquiste muitas vitórias.
Feliz aniversário Dr. Odilon
O ex-prefeito que também aniversariou no dia 24 de outubro foi o Cardiologista Dr. Odilon Carvalho, diretor do Hospital Prontocor. O médico completou idade nova recebendo muito carinho e abraços da família, amigos e colegas de trabalho. Desejamos muitas felicidades e alegrias nesta data. Parabéns!
12 anos de Fernanda Oliveira
A belíssima Fernanda de Oliveira completou 12 anos no dia 18 de outubro. Ela comemorou a data rodeada de amigos e familiares. Ela recebeu os parabéns de seus pais Custódio e Regiane Oliveira. Que seus dias sejam de muitas realizações. Feliz Aniversário!
Parabéns Magali
Quem comemorou seus 69 anos no dia 24 de outubro foi a minha amiga Magali Angelo Costa. Ela recebeu em sua residência sua irmã Derlira, Penha e Inês, sobrinhos e amigos da comunidade São José Operário, onde presta relevantes serviços a várias pastorais. Receba os parabéns da equipe Folha do Sudeste com votos de felicidades, saúde e muitos anos de vida e que Deus te abençoe sempre!
Parabéns Soninha!
Parabenizamos a nossa amiga Sônia Assis, mais conhecida como Tia Soninha, que é orientadora pedagógica da Escola São Paulo. Ela comemorou idade nova no dia 22 de outubro e recebeu os parabéns dos amigos, companheiros de trabalho e dos familiares. Receba também os nossos parabéns com votos de felicidades, saúde e muitos anos de vida!
Parabéns Frederico e Cristiane
Parabéns ao Frederico de Melo Machado – Assessor de Gestão Urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Muriaé, que comemorou idade nova no dia 21 de outubro e também comemorou 10 anos de casados com Cristiane Leonardo Machado no dia 10 de outubro. Ao casal, desejamos felicidades e que Deus abençoe sempre esta união!
Parabéns José Carlos
Quem completou idade nova foi o diácono José Carlos no dia 23/10, que posa na foto com sua esposa diaconisa Ana Cristina, que também comemoraram no último dia 20/10 Bodas de Ervas (29 anos de casados). Parabéns ao casal e ao José Carlos, que é irmão da nossa colaboradora Helenice Oliveira!
Grupo baiano investe na zona da mata, no sul de Minas Gerais e pretende gerar 60 empregos nos municípios de Muriaé e Ubá
A Bravo Caminhões e Ônibus, concessionária da Volkswagen (MAN Latin America) na Bahia, foi nomeada pela montadora para assumir a concessão da marca na Zona da Mata, em Minas Gerais. A nova operação da Bravo vai gerar cerca de 60 oportunidades de empregos diretos e contribuir com a economia local com produtos e serviços de alta qualidade, e uma geração de negócios acima de R$50 milhões no primeiro ano de atuação em 2020.
Líder na Bahia, esse foi o primeiro movimento de expansão nacional da empresa, que pertence ao Grupo LM. No entanto, esse não é um mercado novo para o empresário Luiz Mendonça Filho, que há 20 anos investe no estado por meio de outros negócios: a LM Frotas e a AuraBrasil, que possuem filiais em Belo Horizonte, capital mineira. “Acreditamos no Brasil. Por isso, de olho no futuro, ousamos em mais um grande investimento em Minas Gerais. Dessa vez, na área de caminhões”, destaca o presidente do Grupo LM, Luiz Mendonça Filho. O estado é o terceiro principal mercado do Grupo LM.
A empresa passa a atuar na Zona da Mata, no sul de Minas Gerais, com duas concessionárias em Muriaé e Ubá, região considerada extremamente rica por conta das indústrias alimentícias, moveleira, têxtil e do ramo eletricitário. A diretora executiva, Alessandra Lobo, também destaca a possibilidade da Bravo participar de licitações para fornecer ônibus escolares para os 120 municípios que serão atendidos pelas duas concessionárias.
“O mercado é promissor com várias possibilidades de negócios, onde a MAN Volkswagen já atuava e era líder. Nossa responsabilidade é manter o crescimento da marca”, destaca Alessandra Lobo. A diretora acrescenta que a trajetória de 25 anos junto com a MAN Volkswagen na Bahia, destes 15 anos liderando o mercado, será essencial nesse momento. “Nossa expertise e diferencial de atuar com foco na qualidade de atendimento nos dará fôlego para encarar esse desafio”.
A Bravo caminha para o 16º ano de liderança, com a participação de 30% das vendas de veículos pesados na Bahia, e estima para 2020 um crescimento da sua presença acima do mercado nacional. Com a expansão para o estado vizinho, a concessionária também pretende crescer na participação em Minas Gerais, considerando o histórico de vendas da montadora na região. De acordo com Alessandra Lobo, o momento é oportuno para esse incremento. “A crise econômica afetou diretamente o mercado de caminhões, mas agora começamos a ter um momento de expansão e recuperação”.
Foi um sucesso da 20ª Festa do Carro de Boi de São Francisco do Glória. O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de outubro e agradou além de franciscano, centenas de pessoas que vieram de várias cidades da região. A festa foi aberta na sexta-feira com show da dupla Halvaro e Rodriguez e teve apresentação do DJ Oreia, no sábado foi a vez de Antony e Gabriel e DJ Thiago Costa animarem o público. Já no domingo fechando o evento, teve apresentação de Beijo Mel e Os Garganta de Ouro. E não faltou o tradicional desfile de Carros de Bois que aconteceu no domingo e encantou o público.
Durante a abertura do evento o Presidente da Câmara Municipal, Juscelio Martins Pedrosa, lembrou que a festa é uma forma de manter a importante tradição do carro de boi na cidade. “Diante de um mundo com falta de identidade cultural e enfraquecimento das tradições nós somos privilegiados por termos o Carro de Boi como nossa cultura. Nos empenhamos muito, nós e nossos pares, para que a realização do evento fosse possível. Hoje estamos celebrando nossos costumes, que precisam ser passados de pai para filho. Desejo a todos uma bonita e proveitosa festa e que sejam muito bem-vindos.”
Em seguida foi a vez do prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro usar a palavra. Ele elogiou a cidade e a administração de Wallace Pedrosa. “Estou encantado, encontrei uma cidade limpa, acolhedora e muito organizada. Quero dizer que passamos por um aperto financeiro muito grande no estado e isso refletiu nos municípios, só agora, a situação se aclara, e pudemos constatar a excelência na administração de São Francisco do Glória, que conseguiu crescer com austeridade e compromisso com a sociedade.”
O prefeito, Wallace Pedrosa, cumprimentou os prefeitos das cidades vizinhas que comparecem à abertura aos vereadores que, segundo ele, muito têm trabalhado pelo desenvolvimento do município. “Sem o apoio da Câmara tenho certeza de que não conseguiríamos o sucesso que atingimos na nossa administração, quero cumprimentar também a todos os secretários, diretores e a todos os funcionários que muito têm trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade, em especial o pessoal da Obra, que trabalhou incansavelmente para deixar este lugar mais bonito para aconchegar e receber os nossos visitantes. A festa do carro de boi faz parte da nossa cultura, não é simplesmente um evento com show de atração nacional para vir aqui e fazer uma, duas horas de apresentação, mas é para resgatar a nossa cultura, para manter viva na nossa memória aquilo que nossos ancestrais lutaram e nossos avós passaram.”
O prefeito concluiu. “Naquela época existiam dificuldades, mas não impossibilidades, o transporte era todo feito por carro de boi, nossos carreiros mais velhos contam que, às vezes, uma viagem para Carangola, por exemplo, demorava uma semana e era levado tudo no carro de boi. Então, não podemos deixar essa ideia morrer. Nós, aqui em São Francisco do Glória, faremos de tudo para manter viva essa memória. O nosso grande desfile com carros de boi foi gratificante, e queremos trabalhar sempre por uma cidade mais acolhedora para todos. Agradeço a todos os franciscanos que nos apoiam, os presentes e os ausentes que vêm para a nossa festa. Que todos tenham recebido o carinho do nosso povo.”
UNIFAMINAS promove a V Edição da Roda de Profissões e recebe mais de 3 mil alunos de Muriaé e Região
O Centro Universitário UNIFAMINAS promoveu no dia 22 de outubro a quinta edição do Roda de Profissões. O objetivo do evento é levar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de toda região para conhecer a infraestrutura e os 22 cursos oferecidos pela instituição. Neste ano o UNIFAMINAS recebeu mais de 3 mil visitantes que tiveram a oportunidade de percorrer o campus, conversar com professores, alunos, coordenadores e colaboradores responsáveis pelas graduações oferecidas e visitar as instalações da instituição. No evento os alunos puderam se inscrever gratuitamente para o Vestibular Tradicional do UNIFAMINAS, que vai acontecer dia 7 de dezembro, e também realizar inscrições para o Vestibular de Medicina, com provas no dia 23 de novembro.
O Pró-Reitor de Administração, Eduardo Goulart Gomes, explica que o programa é também uma ação social, porque aproxima os jovens da universidade, despertando o interesse deles por cursar uma graduação. “Sabemos, e é amplamente divulgado nos meios de comunicação, que profissionais com curso superior são melhores remunerados. Então nossa intenção é, cada vez mais, incentivar as pessoas e principalmente os jovens a buscar uma profissionalização em um curso superior. E nós estamos abrindo as portas para mostrar por dentro o que é cada curso e cada profissão. Assim eles têm a oportunidade de conhecer nossa estrutura de salas de aulas, todos os laboratórios, professores, e participar de várias ações que oferecemos.”
A Professora Débora Suellen Moreira leciona aulas de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, na Escola Estadual Ribeirão do Jorge, em Fervedouro, e compartilha da opinião do Reitor. “Meus alunos ficaram maravilhados com tanta coisa apresentada. Aqui tem várias escolhas e, muitas vezes, é neste encontro que eles decidem por uma profissão. É a primeira vez que venho acompanhando e fiquei encantada com a estrutura apresentada.” O professor de Sociologia, Gilberto Gomes Vieira, fez coro com a colega. “É um evento brilhante, muito importante para os alunos terem a oportunidade de tirar dúvidas sobre qual profissão exercerem no futuro.”
Uma das estruturas que mais chamou a atenção dos visitantes foi o laboratório de Realidade Virtual, que segundo o colaborador, Daividdi Moraes os alunos “são idealizados e transpostos para dentro da realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva do projeto ou estudo da parte anatômica. São formas de interação eletrônica que evoluíram para a parte didática.”
Regina Varella é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição também comentou: “Esse evento é de grande importância! Temos a oportunidade de apresentar para os alunos dos terceiros anos o que eles podem encontrar e realizar depois do vestibular, o que farão em cada curso. Na Arquitetura, por exemplo, temos a oportunidade de apresentar os laboratórios de maquetes, desenho, tecnologia, e por fim, o escritório modelo, que atende a população carente de Muriaé e região, desenvolvendo projetos junto com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura. São projetos reais, que realmente vão acontecer e isso incentiva os acadêmicos.”
Mais de cinco mil pessoas estiveram no Distrito Industrial de Muriaé no domingo, 20. Eles foram prestigiar as provas do GP de Motocross que aconteceu na cidade e reuniu 80 pilotos de diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, além de outros vindos de várias regiões de Minas Gerais. O evento foi organizado pela Federação de Motociclismo do estado em parceria com a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Esportes. Vários pilotos muriaeenses participaram do GP, mas o destaque ficou com Davi Martins, que subiu ao pódio nas três categorias em que concorreu.
Entre o público estavam convidados VIPs e parceiros que puderam acompanhar as provas de dentro dos Trukcs, carretas camarotes totalmente equipadas proporcionando conforto para os usuários. Uma completa estrutura também foi montada para receber os competidores e deixou quem veio de fora impressionado. É o caso do locutor Léo Cabeção que esteve na cidade especialmente para narrar o GP e elogiou a produção.
“Esta é a primeira vez que venho a Muriaé, fui muito bem recebido e, sinceramente, não esperava tanto profissionalismo. Encontrei uma megaestrutura montada pelo Marcelo, em parceria com a Prefeitura, digna dos grandes centros. O público compareceu em massa, eu não esperava tanta gente. Foi, literalmente, um domingo abençoado por Deus e a chuva que veio no sábado só melhorou a pista que não teve poeira. Rodo todo o país com eventos off road, e esse, com certeza, vai ficar no meu coração. Entrou na história”, afirmou o locutor.
Foi um sucesso a terceira edição da Chopada Beneficente da Maçonaria Ad Gloriam Et Sapientiam de Muriaé, que aconteceu na tarde de sábado, 19 de outubro, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Muriaé, no Parque de Exposições. O Venerável Adriano Oliveira Souza, um dos responsáveis pelo evento, afirmou que a renda será novamente doada para a Fundação Cristiano Varella.
“Hoje estou muito feliz, porque a casa está cheia, graças ao Grande Arquiteto do Universo, e, com certeza, vai melhorar a cada ano. Vamos doar toda a verba para a Fundação Cristiano Varella e temos uma satisfação muito grande por poder ajudar mais uma vez a instituição. Agradeço a todos os que se fizeram presentes.”
A Loja Maçônica Ad Gloriam Et Sapientiam de Muriaé realiza três eventos por ano, a feijoada, que acontece em março, a noite de caldos em agosto, a chopada de final de ano fechando o ciclo. “A chopada está na terceira edição e já é entrou para o nosso calendário como o terceiro evento anual. Quero agradecer a todos que vieram, os colaboradores, os que doaram seu tempo se voluntariando e é satisfatório ver pessoas que tem bom coração e doam o serviço gratuitamente. A chopada é idealizada pela Maçonaria Ad Gloriam de Muriaé, mas temos irmãos e familiares de toda a região como Tombos, Patrocínio e Miradouro, por exemplo”, afirmou Adriano Oliveira.