João Paulo Pereira, falou sobre a importância de destacar essas pessoas. “É importante colocar esses cidadãos num patamar mais alto, dar um reconhecimento a mais no trabalho que eles exercem para a comunidade. São pessoas que sempre trabalharam para a cidade e deram o máximo para o crescimento dela, contribuindo com o enriquecimento social e acrescentam muito para toda Laranjal. Homenageei o Sr. Noir José de Carvalho, que é agricultor, uma pessoa nascida em Belisário e que vive na cidade há 40 anos, onde se casou e formou família. Tem também o Sr. Antônio Rafael Melido, um caminhoneiro de Recreio que se casou aqui e formou família na cidade, há 20 anos. Eles agora são Cidadãos Honorários de Laranjal. Os Beneméritos são: O Sr. José Manoel Pacheco que há mais de 70 anos tem um comércio em Laranjal, é uma pessoa de 84 anos que ainda trabalha, tem três filhos, netos e bisnetos. Tem o Dr. Nilton Furtado Siqueira, que é um farmacêutico renomado na cidade, tem mais de 40 anos na profissão e tem uma família imensa e que é exemplo para Laranjal e uma pessoa muito querida na região.”
Paulo Sérgio de Matos, conhecido como Paulinho Teixeira, vereador, homenageou quatro pessoas e falou da importância delas para a cidade. “O Danilo é uma pessoa que se hoje estou na política posso dar graças a Deus e a ele, porque fui candidato no partido dele e apoiei outro candidato de outro partido e ele não impediu minha candidatura, quando poderia ter me tirado, mas não me prejudicou. E também o Zé Fortine que é merecedor desse título, porque na época da barragem aqui em Laranjal as pessoas que eram para ficar ao lado dos atingidos ficaram ao lado da empresa e eu e ele ficamos ao lado do povo junto com o Deputado Padre João, então nós conseguimos revirar o lado da moeda para que as pessoas não perdessem muito. Homenageei a médica Dra. Jussara por ser sempre uma pessoa muito humana, atendendo sempre as pessoas mais carentes, mesmo já tendo terminado o seu horário de plantão, já o Fabrício que é pastor de uma igreja aqui, eu tenho grande admiração por ele, por pregar aquilo que o mundo precisa ouvir: amor, porque está acabando esse sentimento entre os seres humanos, e o mais importante ele faz, vive o amor. São pessoas que contribuem muito para Laranjal e eu tive a honra de escolhê-los e todos foram aprovados por unanimidade.”
O Lojão das Fábricas, rede com 12 lojas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi inaugurado em novo espaço, desta vez bem no coração da cidade na Rua Dr. Alves Pequeno, 211, no Centro. As portas foram abertas às 9h de segunda-feira, 2/12, mas desde bem cedo, muitas pessoas já aguardavam do lado de fora para aproveitar as promoções de inauguração. A rede existe há 37 anos e está em Muriaé há 23, trabalha com todo tipo de moda, desde bebês até adultos, além de cama, mesa e banho. A linha é diversificada e os produtos de qualidade e com preços acessíveis, esses são o diferencial.
Os proprietários da loja, Paulo Roberto Bretas, seu filho Ricardo Pantuza Bretas Lage e a esposa Maria Cristina Pantuza, vieram especialmente de Itabira para a inauguração do novo espaço e falou sobre a satisfação com o investimento. “Essa loja tem aproximadamente 750m² trabalhamos pesado por mais de um mês para inaugurar o espaço. Acredito que valeu a pena e estou confiante no sucesso. É uma loja moderna, ampla, climatizada, com tudo para agradar os clientes. Adoro essa cidade, já tenho comércio aqui há 23 anos! Todos os meus funcionários são daqui e já temos uma história em Muriaé, estamos muito familiarizados aqui. Agradeço a população da cidade e de toda região, porque são clientes muito especiais e sempre nos apoiaram.”
Maria Cristina Pantuza é esposa e sócia de Paulo e comemorou o sucesso do primeiro dia de funcionamento do Mega Lojão das Fábricas. “Está acima da expectativa, estava muito ansiosa por isso, porque já estamos na cidade há quase 24 anos. Procuramos sempre agradar os nossos clientes e fazer o melhor por eles sempre porque são a nossa prioridade. Agradeço a todos os presentes que vieram nos prestigiar.”
Trabalhando na empresa há 23 anos, desde a inauguração da primeira loja, Adnice de Bem Montes Simão continua na gerência do novo empreendimento. “A nossa expectativa é a melhor, porque a loja está linda, o espaço é bem mais amplo que o anterior e as pessoas estão gostando muito. Temos ótima clientela e faremos de tudo para agradar nosso público. A nova loja em mais de 30 atendentes prontos a ajudar aos que chegam, proporcionando a melhor experiência possível. A recepção foi ótima e tivemos uma excelente inauguração.”
A sessão da Câmara de Muriaé desta terça-feira, 03/12, precisou ser encerrada antes da votação dos 16 projetos em pauta devido a tumultos ocorridos na Casa Legislativa. Com o intuito de zelar pela segurança do público presente e dos vereadores, o presidente David Lacerda (DEM) considerou prudente finalizar a reunião logo no início do segundo expediente. Uma nova sessão acontecerá para votação dos projetos que estavam em pauta. No primeiro expediente, a sessão ocorreu dentro de sua normalidade, quando foram entregues três moções de Congratulações e Aplausos.
Profissionais de saúde e escola recebem Moções de Congratulações e Aplausos
O presidente da Câmara de Muriaé, vereador David Lacerda entregou Moção de Congratulações e Aplausos a Jaqueline de Freitas Oliveira Ribeiro, Delegada Regional do Crefito 4, em homenagem aos 50 anos de Regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, bem como aos relevantes serviços prestados em Muriaé. Para o presidente, “é de suma importância ressaltar a constituição das especialidades, a evolução tecnológica e suas aplicações nas profissões, a implementação dos cursos em faculdades e a busca dos profissionais por mais conhecimento: tudo isso refletido na prestação de serviços à população”. Ainda segundo David Lacerda, “vale lembrar ainda a importância da participação do Conselho na valorização da categoria, na busca pelo respeito ao trabalho dos profissionais e nas articulações junto às repartições públicas e privadas”.
O vereador Prof. Julio Simbra (DEM) também entregou uma Moção a Escola Municipal Cândido Portinari pelos 25 anos de atuação intensa na educação dos muriaeenses. Segundo o vereador, “uma escola mostra sua importância não pelo seu tamanho, mas pela grandiosidade de seus alunos no comprometimento dentro e fora de seus muros”. Por isso, concedeu a esta escola por acreditar que, na figura de todos os seus professores, coordenadores, diretores e colaboradores, preenchem com conhecimento as mentes dos alunos que por lá estiveram. “Vale ressaltar que na escola, os alunos aprendem não somente os meandros da ciência, mas também a convivência, o respeito e a ajuda ao próximo”, concluiu Prof. Júlio Simbra.
O médico César Mansur Bizzo recebeu Moção do vereador Evandro Cheroso (PR) pelos relevantes serviços prestados ao município de Muriaé. Formado na UFJF com especialização em acupuntura, Bizzo teve várias passagens na gestão pública municipal de forma marcante como secretário de Saúde na gestão do prefeito Christiano Canedo e diretor geral do Demsur nas gestões dos prefeitos Carlos Fernando e Aloysio Aquino. O vereador explica que “um de seus grandes legados foram os trabalhos realizados sempre de forma competente em atendimento aos anseios da população tanto quanto na área de saúde, bem como na direção do Demsur quando investido nos cargos da mais alta confiança em nosso município”. Evandro Cheroso não pôde estar presente à sessão, por isso, a moção foi entregue por seu assessora parlamentar Altair Simão.
Exames que ajudam diagnosticar diversas doenças são realizados de forma gratuita pela Prefeitura
O Centro de Saúde da Mulher e da Criança está oferecendo dois importantes exames para os recém-nascidos: os testes do Pezinho e da Orelhinha. Ambos os exames, que fazem a triagem de diversas doenças, estão sendo oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O Teste do Pezinho é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min. Já o Teste da Orelhinha é realizado as segundas-feiras por uma fonoaudióloga, mediante agendamento pelo telefone (32) 3721-2003.
Para realizar os testes, é necessário apresentar documentos da criança – como Cartão do SUS, cartão de vacina e Certidão de Nascimento – e da mãe, além de comprovante de residência.
Este é o segundo local público na cidade que realiza o Teste do Pezinho. Além do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, a Apae também está credenciada para este exame. “Nossa intenção é oferecer mais acessibilidade para as mães trazer seus bebês. Esses exames são muito importantes para a criança, pois identificam várias doenças que, se não diagnosticadas e tratadas, podem trazer complicações futuras”, explica a coordenadora do Centro, Eliane Freitas.
Localizado na Rua Coronel Izalino, 106, Centro (próximo ao Hospital São Paulo), o Centro de Saúde da Mulher e da Criança – Mães de Muriaé compõe o Programa “Mãe Muriaeense”. Criado em 2018, no seu primeiro ano de funcionamento realizou 11 mil atendimentos, entre consultas médicas e exames.
Testes previnem doenças – O Teste do Pezinho faz a triagem de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O exame é simples. Ele deve ser feito preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, a contar da data do nascimento. Porém, pode ser colhido também até 29 dias de vida. Vale frisar que essas doenças são tratáveis e todo o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS.
Já o Teste da Orelhinha possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. O diagnóstico precoce é fundamental para uma intervenção eficaz antes do período da aquisição da fala, possibilitando um melhor prognóstico, já que os primeiros anos de vida da criança são determinantes para o desenvolvimento da oralidade. É um exame é indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.
Evento acontecerá nesta quinta-feira (5), às 18h, no Cefas; programação inclui ainda audiência pública sobre monitoramento do Plano Decenal Municipal da Educação
A Prefeitura realiza nesta quinta-feira (5) o Encontro Municipal de Educação. O evento acontecerá a partir das 18h, no Cefas, Barra. A programação incluirá palestra com o renomado especialista na área Max Haetinger e audiência pública sobre monitoramento do Plano Decenal Municipal da Educação (PDME).
A discussão sobre o Plano Decenal abrirá as atividades do Encontro. Logo após, acontece a palestra de Max, que é doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal, e vai abordar em Muriaé sobre “A escola que encanta e transforma vidas”.
Em sua palestra, o especialista fala sobre a nova relação entre a escola, professores e alunos, a importância da troca de saberes, assim como indica ferramentas que despertem o real interesse dos alunos pelos estudos.
Além de doutor, Max é mestre em Educação/Educação a Distância (AWU/EUA). É pós-graduado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicopedagogia na Cândido Mendes (RJ). Cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da UFRGS e Economia na PUC-RS.
O Encontro Municipal de Educação é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Sistema Etapa Público.