Foi realizada na sessão desta terça-feira, dia 10, a eleição da nova mesa diretora para a legislatura 2020 da Câmara Municipal de Muriaé. A chapa encabeçada pelo vereador Carlos Delfim (PSDB) venceu por 9 votos a 8 a chapa liderada pelo vereador Prof. Júlio Simbra (DEM). A eleição aconteceu logo após a aprovação do projeto que autoriza alterar afetações de imóveis do patrimônio público municipal no bairro Inconfidência II para construção de uma praça.
Duas chapas concorreram a eleição para mesa diretora
A eleição aconteceu no final da reunião que contou com a participação de todos os vereadores de Muriaé. A chapa que teve Carlos Delfim – PSDB (presidente), Ciso – PPS (1º vice-presidente), Ademar Camerino – PROS (2º vice-presidente), Reginaldo Roriz – PSD (1º Secretário) e Evandro Cheroso – PR (2º Secretário) sagrou-se vencedora por 9 votos a 8, derrotando a chapa formada por Prof. Julio Simbra – DEM (presidente), Carlos Macuco – PL (1º Vice-presidente), Lelei – DEM (2º Vice- presidente), Dr. José Carlos – PSB (1º Secretário) e David Lacerda – DEM (2º Secretário).
Os vereadores podiam mostrar ou não seus votos, realizados em cédulas de papel, portanto, não foram todos que tornaram pública suas escolhas. Após o resultado, os dois candidatos discursaram na tribuna. Em seu discurso, Prof. Júlio Simbra parabenizou a chapa vencedora e falou sobre a importância de se ter um legislativo transparente, eficiente, com estruturas solidificadas de gestão focada na melhoria de vida da população. Carlos Delfim agradeceu o apoio de Deus, da família, dos companheiros na Câmara e amigos, dizendo que pretende realizar um mandato independente e voltado exclusivamente aos anseios da população.
Delfim dá início em janeiro ao seu segundo mandato como presidente da Câmara de Muriaé. Ele assumiu esta cadeira em 2017, após ter sido o vereador mais votado nas eleições de outubro de 2016. Segundo o regulamento da Câmara de Muriaé, após as eleições, o presidente do primeiro ano da legislatura é o vereador que alcançar o maior número de votos nas urnas. Portanto, de forma inédita, o vereador acumula uma condução à presidência determinada pela votação popular e outra, pelos colegas vereadores.
Projeto que visa liberação de área para praça é aprovado
Atendendo a uma reivindicação da Associação de Moradores do Inconfidência II, presidida por Humberto Silva, que com apoio dos profissionais de arquitetura da Unifaminas apresentou o projeto para a desafetação e a construção da praça, o Executivo enviou à Câmara e, foi aprovado, o projeto que solicitava a autorização para afetações de imóveis do patrimônio público municipal, mais especificamente de desta área localizada neste bairro, que será destinada a construção de uma praça pública com área de lazer e entretenimento.
Segundo o Executivo, a partir da construção de uma Praça Pública no bairro Inconfidência II, inúmeros projetos sociais poderão ser executados naquela área de lazer, com a finalidade de retirar os jovens da criminalidade e oferecer uma nova perspectiva de vida para toda a comunidade que habita aquela área. Frisou, ainda, em sua justificativa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Muriaé – CODEMA – emitiram parecer favorável à desafetação da área verde para construção da praça.