A partir de segunda-feira, poderão funcionar com restrições óticas, lojas de informática e de armamentos, concessionárias, salões de beleza e barbearias
Após reunião nesta quinta-feira (16), o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus definiu novas regras, permitindo o funcionamento para alguns setores do comércio. A partir de segunda-feira (20), poderão funcionar, porém com restrições, óticas, concessionárias de veículos, salões de beleza e de estética, barbearias e lojas de informática e de armamentos (por estarem ligadas à área de segurança pública).
Entre as alterações, está a obrigatoriedade do uso de máscaras pelo consumidor. Também é obrigatório que todos os funcionários de empresas façam uso da máscara, cabendo ao proprietário do estabelecimento fornecer o produto a seus colaboradores, assim como fiscalizar o uso por parte do cliente.
Além disso, será permitida a permanência de uma pessoa por 10m² de área útil dentro do estabelecimento comercial.
Essas novas restrições também valem para comércios que já estão autorizados a funcionar, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.
Barbearias, salões de beleza e estética terão que atender a outros dois quesitos: só poderão funcionar mediante horário agendado e com atendimento individualizado.
As regras detalhadas serão divulgadas nesta sexta-feira (16), com a publicação do decreto.
A flexibilização de funcionamento destes setores segue diretrizes do Ministério da Saúde, para se fazer a transição do Distanciamento Social Ampliado (DSA) para Distanciamento Social Seletivo (DSS), em que apenas os grupos de maior risco ficam isolados, como idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, por exemplo.
Também a partir de segunda-feira, a Prefeitura vai disponibilizar um aplicativo de Ouvidoria, para denúncias, informações, dentre outros serviços.
Testes rápidos – Também ficou definido na reunião do Comitê que, para otimizar as análises de casos suspeitos de Covid-19, a Prefeitura vai solicitar, já nesta sexta-feira, testes rápidos de coronavírus ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde.
Internações – Atualmente, há duas pessoas internadas com suspeita de coronavírus em Muriaé.
Dos 81 leitos de UTI existentes em hospitais da cidade, 44 estão localizados no Hospital São Paulo.
Pacientes que fazem uso de respirador compreendem 37%.
ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA:
Publicado por Grego Muriaé em Quinta-feira, 16 de abril de 2020