Por Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.
Com a confirmação do adiamento do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, de novembro de 2020 para janeiro de 2021 por conta da pandemia, chega o momento de o estudante inscrito se preparar da melhor maneira possível para prestar a prova que define o futuro de milhões de jovens. Diante dos desafios impostos pela suspensão das aulas por conta do distanciamento social, muitos alunos precisam estudar por conta própria, utilizando-se de roteiros de estudos e provas das edições anteriores. No entanto, entre questões da atualidade, fica a dúvida: terá alguma pergunta sobre a Covid-19 no exame? Possivelmente não.
Clique no link e participe: https://www.instagram.com/p/CDfJr2jhswh/
Com um tom mais aliviado, o prefeito Grego voltou a usar as redes sociais para informar a população sobre as decisões abordadas para conter a propagação da Covid-19 em Muriaé. Nesta quinta-feira (06) a live contou com a presença do Procurador Geral do Município, Luciano Bandeira, com o Promotor de Justiça, Fábio Laureano e com o infectologista do município, Daniel Licy. O Procurador de Justiça explicou sobre os trabalhos realizados pelo Comitê e disse que a partir desta quinta-feira, o governo do estado acrescentou Muriaé na Onda Amarela. A decisão foi proferida pela Procuradoria Geral do Estado e acatada pelo poder judiciário. Ao todo, 360 municípios fazem parte da onda amarela, enquanto 47% das cidades mineiras seguem na onda vermelha.
Ainda segundo Bandeira, nos próximos dias, a procuradoria geral do município estará se debruçando nas novas regras e informando a população sobre as possíveis mudanças.
Queda no número de casos
Durante a conversa, o infectologista Daniel Licy foi enfático em dizer que nas últimas semanas, houve uma queda considerável no número de casos e afirmou ser resultado das decisões tomadas pelo comitê nos últimos cinco meses e do comprometimento da população em seguir as recomendações estipuladas pelas autoridades de saúde.
Parece que foi ontem, mas lá se vão 19 anos de muito trabalho, luta e superação. De muito trabalho, mas também de muitas vitórias e conquistas, somados a inúmeras edições preparadas especialmente para você, leitor. Graças ao bom Deus neste longo período, exercemos o nosso papel de influenciar decisões sempre voltadas para os bons caminhos. Também contribuímos com muitas ações sociais, algumas apenas com a divulgação, outras em parceria com algumas entidades.
Durante todos esses anos, passaram vários diretores e colaboradores nesse distinto semanário, mas nos dias de hoje permanece na direção de Lúcia Helena de Oliveira Brambila, que vem dia após dia trabalhando para manter o periódico, mesmo diante de tantas dificuldades que se encontra o país e o mundo. Buscamos sempre nestes 19 anos levar as informações com precisão, primando pela verdade e transparência, tornando-se um veículo de comunicação respeitado e admirado pelos nossos leitores e anunciantes. No seu caminhar o JORNAL FOLHA DO SUDESTE solidificou-se como uma empresa séria que se preocupa em desempenhar o seu papel social para que cada vez mais a população possa sentir-se confiante nesta missão tão importante que é a ‘Informação Levado a Sério’. “Uma imprensa séria é livre de máculas, com certeza são os olhos e a voz do povo”.
Porém todas as nossas conquistas só foram possíveis porque recebemos de cada patrocinador um voto de confiança. O leitor é e sempre será o nosso maior patrimônio. Seguiremos caminhando a passos largos, buscando inovações, somando com novas parcerias, aliando nossas reportagens ao compromisso com a verdade.
Realização seria a palavra ideal que nós do JORNAL FOLHA DO SUDESTE poderíamos utilizar, por tudo que fizemos nestes 19 anos. Entretanto, gratidão é o que podemos sentir e agradecer a todos vocês, nossos amigos e leitores, que diariamente acompanham nossas publicações.
Data comemorativa foi implantada nos anos 1950, com o objetivo de atrair anunciantes; era uma iniciativa local, direcionada apenas para o público do Rio de Janeiro, que se espalhou para o restante do País
A pandemia do novo coronavírus não deve impedir que os filhos demonstrem o carinho pelos pais no próximo domingo, 9, quando é celebrado o Dia dos Pais. Seja com um almoço com os entes queridos que estão por perto ou por uma videochamada para ver quem está longe, a data será comemorada com a importância merecida. Mas, afinal, quem teve a ideia de fazer o Dia dos Pais? A origem pode estar nos anos antes de Cristo. Há mais de 4 mil anos, na Babilônia, o jovem Elmesu fez com argila aquele que é tido como o primeiro cartão de Dia dos Pais, em que desejava saúde e vida longa ao seu progenitor.
No início do século XX, uma jovem americana chamada Sonora Smart Dodd teve a ideia de homenagear o pai. William Jackson Smart era um veterano de guerra que criou seis filhos sozinho. Sonora pediu à Associação Ministerial da cidade de Spokane que apoiasse a iniciativa de homenagear os pais.
O primeiro Dia dos Pais em Spokane ocorreu em junho de 1910, o mesmo mês em que nasceu o pai de Sonora. Mas, somente em 1966, o presidente americano Lyndon Johnson decretou que a data seria comemorada no terceiro domingo de junho. Seis anos depois, o presidente Richard Nixon determinou que o Dia dos Pais seria feriado em todo o território dos Estados Unidos.
Qual a origem do Dia dos Pais no Brasil?
No Brasil, a data foi instituída em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering. Diretor do jornal O Globo e da rádio Globo, ele criou a campanha O Dia do Papai com o objetivo de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente. Era uma iniciativa local, direcionada apenas para o público do Rio de Janeiro, que se espalhou para o restante do País.
Por que o Brasil comemora em agosto?
A data escolhida foi 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. Anos depois, a celebração foi para o segundo domingo do mês. Países como Espanha, Portugal e Itália comemoram a data em 19 de março, dia de São José, o marido de Maria, mãe de Jesus Cristo.
Na Rússia, não há Dia dos Pais, mas eles também são celebrados por lá no dia 23 de fevereiro, quando ocorre o Dia do Defensor da Pátria, criado em 1919 como uma homenagem aos integrantes do exército soviético. Fonte: brasil.estadao.com.br