O esquenta do CarnaMur 2026 atendeu plenamente às expectativas dos organizadores e do público. O ensaio e o desfile do Bloco da Cultura reuniram um bom número de foliões, levando muito samba, alegria e animação às ruas de Muriaé, reforçando o clima carnavalesco na cidade. E no último sábado (31), reuniu uma multidão na Praça São Paulo com o show de Carol Pereira.

O evento fez parte da programação oficial do CarnaMur e foi organizado pela Prefeitura de Muriaé, em parceria com a Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte). A Liga Carnavalesca de Muriaé também teve participação ativa por meio de um projeto apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT/MG), através da Lei Aldir Blanc, levando percussionistas que integraram a bateria do Bloco da Cultura. A iniciativa foi considerada de grande importância para estimular a participação da população nas atividades propostas durante o período carnavalesco.

As escolas de samba de Muriaé são parte fundamental da tradição e da cultura local. Desde 2011, desfilam na avenida e, a cada ano, apresentam uma evolução significativa, proporcionando ao público espetáculos cada vez mais elaborados e cheios de beleza.

Atualmente, a Liga Carnavalesca de Muriaé reúne cinco agremiações carnavalescas. Segundo a entidade, a mobilização das comunidades é um dos maiores desafios enfrentados. Outro obstáculo importante foi a busca por um espaço adequado para a montagem dos carros alegóricos, superado graças ao apoio da Prefeitura de Muriaé e da Fundarte, que, por meio de parcerias, garantiram as condições ideais para a confecção das alegorias.

Para este ano, a expectativa é de desfiles inéditos na história do carnaval local. As cinco escolas de samba levarão para a avenida 16 carros alegóricos e centenas de foliões, com fantasias ricas em pedrarias, plumas, cores e muito brilho. As escolas estão bastante animadas, com ensaios de bateria acontecendo nas comunidades e a disponibilização de fantasias a custo zero para os foliões.

O carnaval brasileiro é reconhecido como o maior espetáculo popular do mundo, movimentando bilhões de reais e fortalecendo a economia do país. Em Muriaé, respeitadas as devidas proporções, o evento também impulsiona a economia criativa e solidária. Os desfiles geram empregos temporários para costureiras, aderecistas, mestres de bateria, intérpretes, compositores, marceneiros, serralheiros, ambulantes, entre outros profissionais.

A Liga Carnavalesca de Muriaé conta com o apoio da Prefeitura de Muriaé e da Fundarte, por meio da celebração de um termo de cooperação que cobre os custos preparatórios e operacionais dos desfiles das escolas de samba.

Os desfiles acontecem nos dias 06 e 07 de fevereiro, na Praça João Pinheiro, e toda a população está convidada a prestigiar. Além das apresentações das escolas de samba, a programação contará com shows de artistas e bandas locais.

“Queremos agradecer a todos e todas que se envolvem na preparação e realização do CarnaMur 2026. Em especial, agradecemos ao prefeito municipal, Dr. Marcos Guarino, e ao diretor da Fundarte, Sandro Carrizo, por acreditarem no Carnaval como tradição e cultura popular. Aos nossos foliões e a todos que se fizeram presentes, nosso reconhecimento, carinho e gratidão”, destacou o presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé, Adyr Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *