Atualização do documento, que é conjunto de normas que buscam promover desenvolvimento organizado da cidade, não irá gerar custos para Administração

A atualização do Plano Diretor Participativo (PDP) já começou a acontecer em Muriaé. O lançamento das atividades, que serão realizadas por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e o Instituto Votorantim, sem custos para a Administração, aconteceu na última sexta-feira (4), em reunião no Teatro Zaccaria Marques. O PDP é o conjunto de normas que regulamentam o crescimento urbano na cidade e nos distritos, levando em consideração sugestões apresentadas pelos próprios moradores e buscando oferecer mais qualidade de vida para todos.

Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Obras e desenvolvidos pela empresa paulista Geo Brasilis, que tem experiência de 20 anos na elaboração de planejamentos urbanos. O trabalho consiste em cinco etapas – a primeira, de montagem do plano de trabalho, com definição da metodologia e do cronograma, já foi concluída. “Nesta segunda fase, que é de diagnóstico, estão previstas oito oficinas regionais nos distritos e na cidade. O objetivo é conhecer as principais demandas de cada local, que serão apresentadas pelos próprios moradores”, afirma o secretário responsável pela pasta, Aderbal Fernandes.

As etapas seguintes serão de definição de propostas e formulação das diretrizes finais, que farão parte da minuta do PDP. Após a conclusão dos trabalhos, que está prevista para acontecer no fim do ano, o documento será enviado para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal – havendo a aprovação, a versão final seguirá para ser sancionada pelo prefeito Grego, passando então a entrar em vigor.

Prefeito ressalta importância da participação popular na gestão

A atualização do Plano Diretor de Muriaé está ocorrendo com dois anos de atraso. De acordo com a legislação, a reformulação das diretrizes deveria ter ocorrido 10 anos após a publicação das normas originais – ou seja, em 2016, ainda na gestão passada. “Desde já, quero convidar os muriaeenses a participarem ativamente dos trabalhos de revisão do plano. A contribuição de todos será muito importante para discutirmos de maneira profunda o novo caminho que queremos construir para o futuro da nossa cidade”, afirma o prefeito Grego.

 

 

Share: