O prefeito de Muriaé, Grego, se reuniu na manhã de terça-feira (29) com diretores da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que possui operações de extração na Zona da Mata mineira. No encontro, a mineradora afirmou que todas as inspeções das barragens existentes estão em dia e não há riscos para a região.

“Apesar de Muriaé não possuir nenhuma mineração ativa, é importante estarmos atentos aos planos das companhias para cobrar e evitar que novas tragédias como as de Mariana e Brumadinho voltem a ocorrer. Seguimos trabalhando, atentos às pessoas e ao meio ambiente”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura está atenta à situação. Apesar de não ser atribuição legal da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) fazer o monitoramento de barragens, uma vez que a competência é de órgãos estaduais, a COMPDEC acompanha a segurança das cinco barragens em cidades próximas. Em 2018, agentes da Defesa Civil fizeram visitas às instalações da Bauminas, PCH do Glória e outras barragens que estão localizadas em cidades da região. Além disso, faz o monitoramento constante dos três rios – Muriaé, Preto e Glória – que poderiam ser afetados em um possível desastre.

Em comunicado interno emitido no último domingo (27) aos seus funcionários, a CBA frisou que possui “sistema robusto” que garante a integridade física de suas barragens, informando que esse processo contempla ações da própria empresa e atividades permanentes realizadas por auditorias técnicas externas, feitas por especialistas. A Companhia ressaltou ainda que as barragens de suas operações possuem laudos técnicos que garantem a estabilidade das operações, e que esses relatórios são encaminhados regularmente aos órgãos fiscalizadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé

 

Share: