A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o resultado da investigação disponível pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, é negativo para meningite bacteriana em um menino de 4 anos. Tal resultado, divulgado agora há pouco pela Funed, não exclui em 100% a possibilidade, mas reduz as chances e tranquiliza as autoridades. O garoto está reagindo bem ao tratamento e já está quarto do Hospital São Paulo. 

A Administração municipal frisa que não há indicativo de surto da doença e, com isso, não há motivo para pânico. Segundo o médico infectologista do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Daniel Licy, este caso não há vínculo com o caso de uma menina de 3 anos que faleceu no dia 21 de agosto vítima de uma meningite do tipo haemophilos influenzae – inclusive já se passou o período em que haveria possibilidade deste vínculo. O especialista explica que, assim como o anterior, este é um caso isolado. 

O garoto foi internado no HSP na quarta-feira (16). Assim que foi notificada sobre o caso, a equipe do Setor de Epidemiologia tomou todas as medidas necessárias e preconizadas pelo Ministério da Saúde, a fim de conter qualquer possibilidade de disseminação. 

Familiares, pessoas íntimas, profissionais da educação e de saúde e alunos – o menino estuda em uma instituição da rede particular da cidade – que têm contato com a criança receberam quimioprofilaxia por rifampicina, medida terapêutica para a prevenção aos que tiveram contato íntimo, ou seja, foram expostos ao doente por 20 horas semanais ou que tiveram contato com secreção. 

Na quarta-feira (16), a equipe da SMS esteve na escola onde a criança estuda para prestar esclarecimentos e orientações. A Secretaria Municipal de Saúde também solicitou à escola que garanta informações sobre o estado vacinal das pessoas que tiveram contato com o menino, para fazerem parte das ações da SMS e saber a necessidade de imunizações. 

Por fim, a Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em nome do secretário da pasta, Paulo César de Oliveira, se solidariza com a família do garoto neste momento, torcendo para que o mesmo se recupere o mais breve possível e possa retornar para sua casa.

Share: