O sábado (22/06) foi de muita alegria para os cidadãos de Rosário da Limeira, com a entrega de diversas obras, benfeitorias e realizações pela atual Administração. Foi realizada a inauguração da Quadra de Areia, seguida de torneios e demais entregas de obras. Na Praça Nossa Senhora de Fátima, aconteceu a apresentação da Banda Sociedade Musical de Rosário da Limeira e a entrega das escrituras do Programa de Regularização Fundiária (REURB), finalizando com show de Rayla Araújo.

O Prefeito José Maria Pinto da Silva, mostrou sua satisfação com os eventos do final de semana e a estrutura cedida para as atividades das escolas municipal e estadual do município, com animadas danças de quadrilha e as atividades culturais do mês de junho, conforme tradição anual. “Tivemos a inauguração da quadra de areia, da iluminação de vários setores da cidade, da pista de caminhada, de calçamentos de várias ruas e do bairro Palmeira em sua totalidade, a inauguração da área do cemitério, ampliada e estruturada, pois não tinha mais espaço. Tivemos também a visita do Deputado Estadual Dr. Wilson Batista, durante o dia, e encerramos com a entrega de títulos de Regularização Fundiária Urbana, para 54 famílias do bairro Vital, além de um show para animar a noite”, explica.

Segundo José Maria, outras duas datas comemorativas e tradicionais na cidade são as das festas de São João e de São Pedro, cada uma com dois dias de festejo. “É um mês todo cheio de festa. Prestamos contas e teremos a felicidade de comemorar as vitórias que obtivemos em vários segmentos. Todos os nossos números são positivos, as pessoas podem conferir na página do IBGE ou qualquer outra fonte de índices. Rosário da Limeira cresceu, melhorou a qualidade de vida, as condições e o ambiente para as pessoas viverem e nos visitarem, tendo um local feliz, com várias praças, áreas de lazer, parquinhos, academia ao ar livre, várias modalidades de esporte e investimento na área da cultura, além da área da saúde, com os veículos para atender a população. Ainda tem bastante obras que vamos poder entregar para nossa população. Deixo meu agradecimento aos secretários, funcionários e pessoas que prestam serviço indiretamente. É muita gente envolvida para tudo dar certo. Gerir é ajudar a conduzir uma orquestra muito grande. Temos muitas pessoas para colaborar, de modo que dê tudo certo e todos sejam beneficiados. Escolhemos a frente que as comunidades e as pessoas mais cobram, que precisa de apoio. O poder público tem que dar atenção. A função do gestor público é ouvir as pessoas e tentar extrair da maioria aquilo que dá para fazer e executar o que é o desejo dos grupos”, acrescenta.

Segundo o vereador Maureli Freitas da Silva, é gratificante receber esta homenagem eternizando o nome de seu pai e de sua mãe, em áreas destinadas a atividades esportivas e recreativas, como a Quadra de Areia Amélio Freitas da Silva e a Pista de Caminhada Maria Rosa Pereira.
Fiz a indicação na Câmara, e com o apoio dos colegas vereadores e do executivo, prefeito José Maria, tornou-se realidade.

“Maria Rosa Pereira foi uma mulher honesta, trabalhadeira e profundamente religiosa. Sua fé e dedicação serviram de guia para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Além disso, ela amava caminhar. Propor o nome de minha mãe para esta pista de caminhada é uma forma de eternizar seu legado e de homenagear sua memória de uma maneira que reflete sua paixão pela vida e pela caminhada. Este espaço será, sem dúvida, um local onde cada passo dado nos lembrará da força, da fé e do amor que minha mãe sempre nos transmitiu.”

“Amélio Freitas da Silva, carinhosamente conhecido como Milim, foi uma figura marcante em Rosário da Limeira, deixando um legado significativo como empresário, político e produtor de café. Amélio foi um dos pioneiros no ramo empresarial em Rosário da Limeira, sendo o primeiro a estabelecer uma loja de materiais de construção no município. Milim também se destacou na política local. Sua participação ativa na emancipação de Rosário da Limeira e seu papel como primeiro vice-prefeito demonstram seu profundo envolvimento com a comunidade e sua determinação em garantir que o município pudesse ter autonomia para buscar seu próprio desenvolvimento.”

       

De acordo com Dr. Nilson Lopes da Silva, Procurador Geral do município, a Regularização Fundiária é um documento para regulação das pessoas que já têm residência, seja do modo residencial ou comercial. “É possível conseguir um documento de registro através da Certidão de Regularização Fundiária, feito pelo município, enviado ao cartório para registro, sendo criada a matrícula e, enfim, o imóvel passa a ter o seu registro. Isso é muito importante porque, no Brasil, mais da metade dos imóveis não têm registro. E essa é a iniciativa que os municípios podem fazer, a qual está proporcionando um desenvolvimento local. As pessoas, quando têm registro, podem movimentar seu terreno, seu imóvel, seu comércio, podem financiar, dar como garantia, vender, etc. É uma alegria muito grande poder entregar esse documento para as famílias do município. Já é o terceiro lote que entregamos e pretendemos, ainda neste governo, entregar mais alguns e beneficiar várias famílias de Rosário da Limeira”, afirma sobre os 54 títulos entregues.

Para o Vereador, Valdeci do Eloim, é de grande relevância a regularização, pois, às vezes, a pessoa precisa fazer um empréstimo, um financiamento qualquer, e não tendo essa escritura, não tem como fazer. O banco não pode creditar em um recibo de compra e venda, como é feito quando a pessoa adquire o terreno pela primeira vez. “Agora vai legalizar a situação tanto para o proprietário do imóvel quanto para o município. É importante para a arrecadação de imposto, em IPTU, pois a pessoa vai se cadastrar, passar a contribuir e é algo que vai valorizar o imóvel. Parabéns à administração atual e sua equipe de governo e a todos que se empenharam e também ao Cartório de Registros de Imóveis de Muriaé, que contribuiu muito também. Foi uma equipe grande que se envolveu e conseguiu resolver essas questões”, avalia.

O morador do bairro Vital, Evandro José de Oliveira, ficou muito feliz com este grande feito, pois abrirá caminho para ele fazer empréstimo, para melhorar sua casa. “Poderei futuramente passar para o nome da minha filha. É um documento muito importante, porque apenas o recibo de compra e venda não vale nada. O que vale é a escritura”, reforça.

 

Share: