“O livro é uma relíquia e é muito bom poder doar, passar para outras pessoas, para que elas tenham esse conhecimento”. Este é um sentimento comum compartilhado por quem doa livros e foi citado pela CaL Solange de Paula Nogueira. Ela foi uma das doadoras para o projeto “Carro do Livro”, uma iniciativa da Biblioteca Comunitária do Aeroporto, que agora tem parceria com o Lions Clube Muriaé Helen Keller.

Desde março, o projeto visa levar livros às comunidades para atender crianças e adolescentes de Muriaé. A Coordenadora do Projeto, Viviane Silva, explica que eles decidiram cobrir também o período das férias escolares, para que “as crianças e os adolescentes tenham acesso à literatura durante todo o ano”. A abrangência do projeto já englobou crianças do bairro Aeroporto, Gaspar e Escolas: Municipal Stela Fidelis e Estadual, Maria Antônia Múglia.
Para Viviane, o impacto do projeto é significativo: “Nós vamos em algumas escolas, colocamos o Carro do Livro lá dentro, os alunos escolhem e nós emprestamos. É muito bom, os professores trabalham o material, alguns fazem rodas de leitura e tem a possibilidade de levarem para casa também”, explica.


A parceria com o Lions Clube Muriaé Helen Keller, iniciada dia 13/11/24, permitiu que a Biblioteca Comunitária, do bairro Aeroporto, recebesse as doações de exemplares de livros de qualidade. A CaL Lúcia Helena Brambila doou 15 livros, enquanto a CaL Angelina Pelaggi contribuiu com 30 livros. Além disso, a CaL Solange de Paula Nogueira doou uma coletânea de 12 livros da série “Conhecer”.


A CaL Angelina Pelaggi, destacou na sua entrevista à Folha do Sudeste, que trata-se de cultura: “Tenho 81 anos e as coisas passam, mas o conhecimento não pode se perder. Quem lê, aprende. Eu, pessoalmente, fico muito satisfeita e, aliás, já há tempos eu queria dispor de alguns livros que lia muito. Tem livros de auto ajuda, medicina e muitas coisas úteis. E até hoje ainda leio”, reforça.
Já a CaL Solange de Paula Nogueira compartilha sua experiência: “É um prazer entregar minha coleção, que eu tenho muito amor. Uma coleção imensa, super colorida, que foi muito bem utilizada antigamente. Agora, com o modernismo, ela não está tendo tanta utilidade. Para mim é motivo de muita emoção”, afirma.
Viviane Silva, Coordenadora do projeto, agradece às doadoras e reforça a importância da leitura: “Precisamos ter pessoas que gostem de ler. É isso que precisamos, de muita leitura, cada dia mais”, reforça.
Com essa parceria, o “Carro do Livro” continua a levar conhecimento e cultura às crianças, adolescentes, jovens e adultos de Muriaé e região, inspirando um futuro mais promissor para todos. O projeto é um exemplo de como a comunidade pode se unir para fazer a diferença na vida de tantas pessoas.

Share: