O Hospital do Câncer de Muriaé recebeu no início da tarde desta terça-feira (19), um robô cirurgião que fará parte do Programa de Cirurgia Robótica da Fundação.
O equipamento integra um investimento de aproximadamente R$12 milhões de reais na construção do novo espaço cirúrgico.
Quando montado e funcionando, o robô será capaz de realizar cirurgias minimamente invasivas em pacientes que estão fazendo tratamento no hospital. Segundo o médico urologista, Dr. Daniel Carvalho, com o equipamento será possível, por exemplo, operar pacientes com câncer de próstata sem risco de complicações nos sistemas de ereção e controle de urina.
Outro grande uso para o robô será no tratamento do câncer de pulmão, de acordo com o cirurgião torácico Dr. Bruno Bonani, a maior flexibilidade e acesso do robô permitirá um melhor acesso na caixa torácica do paciente.
A sala de cirurgia robotizada funciona de forma totalmente diferente do método convencional e necessita treinamento e adaptação para seu uso. Os médicos e enfermeiros do programa passaram por um intenso período de aprendizagem para estarem aptos ao uso do equipamento.
A expectativa é que a primeira cirurgia seja realizada ainda em dezembro, por uma equipe 100% da Fundação Cristiano Varella, em um paciente com complicações na região urológica.
Deixe um Comentario