O Santuário Nossaa Senhora Aparecida se prepara para receber o cantor Antônio Cardoso no dia 07/10, as 22:30h. O show faz parte da programação do Novenário em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida a nossa Padroeira. Venha viver este momento de espiritualidade, oração e muita alegria, aqui na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro do Porto, em Muriaé. Esperamos por você e sua família!

É baiano, natural de Miguel Calmon. Em 1975 chegou em S. Paulo como milhões de nordestinos com um sonho na cabeça e muitos desafios pela frente. A música lhe acompanha desde pequeno. Seu pai fazia parte de uma pequena filarmônica no interior da Bahia e foi ele quem lhe ensinou os primeiros acordes. Não foi difícil se ambientar numa cidade como S. Paulo. Ali ele conheceu o Pe. Zezinho, as Irmãs Paulinas e tantos outros que são a sua retaguarda no trabalho que ele desenvolve para motivar as famílias.

O primeiro disco foi um compacto duplo com canções que falavam dos problemas das crianças (DIREITOS DO MENINO). Eram quatro canções especialmente escritas para o ano internacional da criança (1979). Em 1980, o primeiro LP chamava-se MIGRANTE – um disco que retratava a sua trajetória e a de milhões de brasileiros que migravam em busca de realizar os seus sonhos. Em 1982, o 2° LP se chamava HISTÓRIAS DA GENTE com canções sobre as questões educacionais no Brasil. Era um disco marcado pelo momento histórico que o nosso país vivia naquele instante. Em 1983, veio o LP TEIMOSIA com canções latino-americanas.

De 1984 até 1989 houve uma interrupção nas gravações, mas, foi também neste período que o Antonio Cardoso intensificou suas viagens pelo Brasil. Só neste período ele realizou mais de 600 shows em todo território brasileiro; nas escolas, nas igrejas e com as pastorais. Também neste período, alguns jornalistas o identificaram muito mais como um repórter de sua época e de seu tempo do que simplesmente um artista que chega para representar. Para o Cardoso, é impossível para alguém que contatou tantas culturas e tantas realidades diferentes não transparecer isso no seu trabalho musical.

Após um período sem gravações, veio a canção AMIGO DE FÉ que logo o devolveu para o registro já no período dos CDs.

Em 1989 veio o CD ANTONIO CARDOSO com uma seqüência de gravações que deram continuidade a sua obra com a participação de Pe. Zezinho como no CD APRENDIZ que participou como produtor e logo revelou uma canção de sua autoria para todo Brasil chamada IGUAIS, cantada também por várias igrejas cristãs. O CD JUNTOS veio logo em seguida com a canção PAIS APAIXONADOS, O CD QUANDO SE VIVE UM GRANDE AMOR cantando junto com o Pe. Zezinho a canção ACONCHEGO, o CD DIANTE DE TI que deu título ao seu principal projeto ( O AMOR TORNA TUDO NOVO), canção interpretada com o Moacir Franco, o CD AMOR DE PAI que se tornou um marco em sua trajetória com reflexões sobre a importância da figura do PAI no processo educativo dos filhos. Em  2010, o CD “PEDE UM AMOR ÀS ESTRELAS”. Nesta obra ele canta o afeto e a mística do Senhor na construção da família. Em maio de 2015 ele lança “UMA CASA ILUMINADA POR JESUS”. Inspirado na encíclica “LUMEN FIDEI”, são canções que nos ajudam a uma profunda intimidade com o Senhor. Nenhuma dor é maior que sentir-se só. Uma canção é sempre um jeito de chegar perto de alguém. Um dos aspectos singulares da caminhada de Antonio Cardoso são as suas canções que marcaram o SÍNODO PAN-AMAZÔNICO em Roma como a canção “PAN-AMAZÔNIA ANCESTRAL”, a canção “CORAÇÕES ARDENTES” feita para o ANO MISSIONÁRIO (2024) e mais recentemente a canção “CONSAGRAR-ME ATE A ALMA”, um pedido da CRB (Conferência dos religiosos do Brasil) como instrumento de motivação para VIDA CONSAGRADA.

A SUA CANÇÃO ESTÁ CADA DIA MAIS PARECIDA COM OS APELOS DE NOSSA IGREJA e dos “acordes” ensinados por seu pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *