Após 06 (seis) meses de intenso trabalho chega ao fim a execução do plano de ação de reforço da coleta seletiva de Muriaé, idealizado pela equipe de gestão da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR.
A primeira estratégia adotada foi, em agosto/13, buscar parcerias para prosseguimento das demais ações, dentre elas as escolas municipais e estaduais, sob a gestão da Sec. Munic. de Educação e Superintendência Regional de Ensino, respectivamente, agentes de saúde dos PSF’s e de Endemias, sob a coordenação da Sec. Munic. de Saúde, Equipe dos Desbravadores, da Igreja Adventista do 7º dia, Tiro de Guerra, Grupo dos Escoteiros, estudantes do Curso Técnico de Meio Ambiente do IF Sudeste e CEM – Centro Educacional de Manhuaçu e Polícia Ambiental. Reuniões foram feitas por todo o mês com os parceiros, sendo convidados para a última os profissionais da comunicação (jornais, sites, TV e rádios), já que são considerados formadores de opinião.
Firmadas as parcerias foram realizados seminários, em setembro/13, com o tema “Os passos da coleta seletiva de Muriaé”, sob a colaboração dos professores Dr. Marcos Alves de Magalhães e Dra. Adriana Magalhães. O objetivo dos seminários foi trabalhar a questão da gestão dos resíduos sólidos, em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com ênfase em coleta seletiva e a forma de funcionamento de tal serviço, em Muriaé. Ao todo foram 08 (oito) horas de palestras e apresentações, sendo capacitadas cerca de 500 pessoas consideradas como multiplicadores do projeto. Os dois seminários apresentaram o mesmo conteúdo, porém, o público do primeiro contemplou os profissionais da educação e o segundo os agentes multiplicadores acima citados.
Uma vez firmadas as parcerias e capacitados os agentes multiplicadores, chegou a hora de colocar em ação o que foi ensinado, ou seja, quais os cuidados que se deve ter com os resíduos sólidos, como deve ser feita a separação do “lixo” (secos e úmidos) e a forma de coleta (porta a porta). Em outubro/13 todas as escolas e PSF’s, instalados nos 18 bairros de muriaé com coleta seletiva, receberam 01 (um) container verde, para separação dos recicláveis, 01 (um) container marrom, para a separação do lixo úmido, que são os restos de comida (orgânico) e rejeitos (banheiro e outros), e 01 (um) banner explicativo com informações complementares. O DEMSUR entende que para se ter sucesso com a limpeza da cidade é imprescindível trabalhar paralelamente a questão da educação ambiental, o que é impossível sem a participação das escolas. E para que a escola aborde a questão, primeiro precisa trabalhar a mudança de hábito da própria instituição na separação correta do lixo, para assim ser um exemplo a seguir.
Finalizando, em novembro e dezembro, foram realizadas as visitações domiciliares. Cerca de 16.000 residências foram visitadas pelos agentes multiplicadores, para entrega de informativos e imas de geladeira, ensinando em como separar o lixo e quais os dias de coleta pelo caminhão da coleta seletiva. Nesta visitação outros 02 bairros foram contemplados com o programa: o Alto do Castelo e o Coronel Izalino. A meta foi trabalhar 18 bairros e além de ter sido cumprida, dois outros bairros receberam a implantação.
Mesmo sendo uma exigência legal, o programa de coleta seletiva é de extrema importância, pois aborda questões ambientais, sociais e econômicas. Ambientalmente falando, aumenta a vida útil do aterro sanitário, já que toneladas de resíduos recicláveis não são mais enterrados, e toneladas de recursos naturais deixam de ser extraídos da natureza, como é o caso do vidro: 01 tonelada reciclada produz novamente 01 tonelada de vidro e evita a extração de 1,3 toneladas de areia, matéria prima utilizada para a fabricação do vidro. Sob a questão social proporciona uma vida digna aos agentes ambientais, mais conhecidos como “catadores de lixo”, pois uma vez que fazemos a separação do lixo em casa, não será mais necessário que eles fiquem no meio do “lixão” fazendo a separação. E econômica por evitar que toneladas de “Reais” sejam enterradas no meio do lixo, gerando renda àqueles que sobrevivem de sua comercialização.
Em Muriaé a implantação do aterro sanitário está sendo concluída, um investimento de cerca de R$ 2 milhões, e quanto menos resíduo for enterrado, maior será sua vida útil, estimada, inicialmente, em 20 anos. Uma forma de controlar esse volume é ter os serviços de coleta seletiva; a partir de agosto/14 todos os municípios brasileiros deverão destinar de forma ambientalmente correta os resíduos sólidos e contar com tais serviços.
Pode-se considerar que o plano de ação foi encerrado com sucesso, com meta superada, planejamento cumprido, e investidos cerca de R$ 40.000,00. A coleta seletiva funciona em dias alternados com a coleta convencional e os serviços são gratuitos. Todo o resíduo recolhido é 100% doado aos catadores. E o trabalho não pára por aí; é importante que a população acompanhe a regularidade e logística do caminhão da coleta seletiva, já que todas as ruas dos 20 bairros com coleta seletiva deverão ser atendidas pelo programa. Para dúvidas, sugestões e reclamações ligue 195 ou 3696-3476.
A Faculdade de Minas (FAMINAS) mais uma vez cumpriu seu papel educacional e realizou a formatura de mais de 250 alunos. A cerimônia de Colação de Grau foi realizada na tarde da última quinta (19), no salão nobre da instituição de ensino. Centenas de pessoas, entre pais, amigos, familiares, professores e a equipe da FAMINAS, presenciaram este momento especial na vida dos estudantes. “É um momento do ano em que nós, enquanto profissionais da educação sentimos honrados em estar contribuindo para a formação destes futuros profissionais. Muitos deles já atuam como estagiários em suas áreas e agora podem ser efetivados, dando início a uma longa jornada de sucesso. Estamos colhendo os frutos que plantamos tempos atrás e sem sombra de dúvidas é uma ocasião de muita importância para nós”, define o gerente administrativo e financeiro Eduardo Goulart da mantenedora Lael Varella Educação e Cultura.
Defensor da educação continuada, o diretor acadêmico Roberto Santos Barbiéri chama atenção para o fato de que os formandos devem continuar o resto da vida estudando, aprendendo e reciclando conhecimentos, de modo a serem profissionais competentes na vida. “Este é um marco, mas não apenas para a instituição e sim para os alunos. Quem está tendo um momento de sucesso são justamente eles. Estamos felizes de ter cumprido nossa missão de formar esses profissionais de diversas áreas dos cursos que oferecemos e entregá-los para que possam contribuir para uma sociedade melhor. Deixo um agradecimento especial a eles que se dedicaram e alcançaram essa conquista e os professores que os encaminharam”, completa.
Atualmente a FAMINAS conta com os cursos de: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Bacharelado / Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação.
A 2ª Cantata de Natal, promovida pelas Organizações Elder Abreu, na noite da última quarta (18), no Solar das Palmeiras – residência de Elder e Fátima –, encantou e emocionou o público presente, com decoração e iluminação especiais para a data, além de apresentações musicais de alto nível e um repertório muito bem ensaiado, no qual os artistas muriaeenses foram acompanhados pelo Quarteto de Cordas de Itaperuna. O coral da Casa da Menina, obra social apoiada pelas Organizações Elder Abreu, também realizou uma apresentação na ocasião. Um dos momentos mais aguardados foi o da chegada do Papai Noel, em grande estilo, descendo de helicóptero, e distribuindo presentes. No final, aconteceu um belo espetáculo de fogos de artifício. Também houve uma apresentação musical com Padre Alex Favarato, que recentemente lançou seu CD em Muriaé. “O objetivo é difundir o espírito natalino, um momento de partilha e solidariedade. Isso faz parte do espírito de Natal que, que às vezes, fica esquecido. É uma grande alegria poder contribuir e difundir um sentimento tão importante”, declarou o empresário Elder Abreu.
[dopwgg id=”174″]
Para festejar os 65 anos de história da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater MG), completos no dia 6 de dezembro, as 32 unidades regionais do estado comemoraram a data em seus municípios sede, entre os dias 9 e 12 de dezembro.
O escritório regional de Muriaé realizou um grande evento no salão nobre da Faculdade de Minas (Faminas), na tarde da quinta-feira (12). A solenidade contou com a presença de representantes de escritórios da Emater de várias cidades da região, parceiros do órgão e produtores rurais – alguns deles receberam certificados de ‘Agricultor Destaque’. Também foram homenageados funcionários com a entrega de medalhas por tempo de serviço, assim como parceiros e colaboradores, incluindo o prêmio ‘Destaque Melhor Ação’. Na oportunidade, os resultados satisfatórios obtidos em 2013 foram apresentados.
Emater MG
Órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater MG foi criada em 1948, sendo a primeira do país a desenvolver o trabalho de assistência técnica e extensão rural. Presente em 793 municípios mineiros, contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar, preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético, além de oferecer suporte técnico para que os agricultores obtenham sucesso em suas atividades. Os principais indicadores dos resultados da Emater MG podem ser conferidos em programas como o ‘Certifica Minas Café’, ‘Minas Leite’, ‘Minas Sem Fome’ e o ‘Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais’.
O deputado Estadual Braulio Braz, promoveu no sábado (14/12), em Muriaé, um encontro com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças que o apoiam. A reunião de fim de ano permitiu conversas sobre experiências administrativas, realizações de mandatos e definições de metas e objetivos para o próximo ano.
Durante o almoço de confraternização, que reuniu mais de 1.000 aliados políticos, Braulio Braz ressaltou que é uma pessoa comprometida com o bem estar da população, que tem um trabalho norteado, com um objetivo a alcançar e que isso é feito por meio das parcerias com os companheiros que estão nos municípios, responsáveis por trazerem as reivindicações até ele. “Já construímos alianças de grande sucesso, conseguimos resultados, muitos recursos e investimentos, ajudamos a transformar pequenas e médias cidades para fazer um governo voltado para o povo. Nós estamos atentos, eu e minha família, para trabalhar de acordo com com os interesses da população e, por isso, assumo o compromisso de continuar nesta caminhada, lutando com afinco por Minas Gerais e pelas cidades as quais cada um de vocês representa”, salientou o deputado.
Na ocasião, representantes políticos de diversas cidades da base de apoio do deputado discursaram e manifestaram votos de admiração e compromisso com o trabalho de Braulio Braz. O prefeito do município de Vieiras, Waldinei Chicareli de Andrade, disse que o Braulio não é só um deputado, mas sim um amigo, um representante do povo: “Sabemos que temos um parlamentar sério e comprometido com as causas do nosso município. Assim, em nome de toda a população, te agradeço, e que você continue sendo essa pessoa séria e o administrador que é. Que você possa sempre representar o nosso povo e toda esta região”. Já o vice-prefeito da cidade de Tombos, Jorge Rodrigues da Silva (Jorjão), enfatizou: “Falar de você, Braulio, é muito fácil, pois é um homem que tem um coração sensível, que tem uma família bem estruturada e que possui uma família grande, porque todos os prefeitos, vice-prefeitos e lideranças que lhe apoiam, passaram a ser parte da sua família, que tem você como patriarca. Dentre os 77 deputados de Minas Gerais, você é o que mais se destaca, por esse empenho que você tem por Minas Gerais, em especial pela Zona da Mata”. O presidente a Câmara Municipal de Muriaé, vereador Sargento Joel, disse que todas as obras que estão sendo realizadas em Muriaé, são frutos do trabalho somente de dois deputados: a nível Estadual, Braulio Braz e a nível Federal, Renzo Braz. “Nenhum outro deputado, de partido algum, está trazendo um centavo para a cidade de Muriaé. Como representante do Legislativo Municipal quero agradecer ao deputado Braulio Braz pelo apoio que tem dado aos vereadores da Câmara Municipal de Muriaé. Somos muito bem recebidos em seu gabinete; ele tem garantido investimentos para a segurança pública e trabalhado de forma bem empenhada. Política se faz com seriedade, continue fazendo esse trabalho e parabéns pela festa!”.
Estiveram presentes à confraternização 29 prefeitos, dos seguintes municípios: José Vicente Barbosa (Alfredo Vasconcelos; Abelar Manoel Costa (Antônio Prado de Minas); Dirceu Esteves Ildefonso (Bias Fortes); Domingos Rivelli Teixeira Nogueira (Brás Pires); Wanderson Oliveira Teixeira (Caputira); Guy Junqueira Villela (Carmo de Minas); Willfried Saar (Conceição de Ipanema); Antonio Geraldo Alves (Divinésia); Lúcio Sebastião dos Santos (Lajinha); José Carlos Pereira (Luisburgo); Darci Maria Braga da Cruz (Manhumirim); Ademir José Conrado de Oliveira (Martins Soares); Almiro Marques de Lacerda Filho (Miradouro); José Ronaldo Milani (Miraí); Aloysio Navarro de Aquino (Muriaé); Onio Fialho Miranda (Recreio); Denilson Alberto da Cruz (Ressaquinha); Agostinho Ribeiro de Paiva (Rio Preto); Cristovam Gonzaga da Luz (Rosário da Limeira); Geraldo Magela Henrique (Santa Margarida); João Batista Vieira de Assis (Santana do Manhuaçu); Amaury de Sá Ferreira (Santo Antônio do Aventureiro); José Bissiati Filho (São Francisco do Glória); Eloiz Massi (São Sebastião da Vargem Alegre); Hermínio José Gutterres Rodrigues (Senador Cortes); Sebastião Renato de Oliveira (Silveirânia); Dauro Martins Vidal (Tabuleiro); Oscar José Bastos (Tombos) e Waldinei Chicareli de Andrade (Vieiras).
Os prefeitos de Piau e de Santa Bárbara do Monte Verde não puderam comparecer em razão de compromissos anteriores, mas mandaram representantes.
Em clima de muita alegria, os leões do Lions Clube Muriaé Barra reuniram-se, na quinta-feira (12), para realizar sua confraternização de final de ano, no Restaurante e Churrascaria Serra do Sol. Na ocasião, a equipe comemorou os grandes resultados alcançados no trabalho social desempenhado pelo clube. A data foi oportuna e especial, já que indicava dupla comemoração. Em primeiro lugar, o Lions Barra completa, em 2013, 45 anos de sua fundação em Muriaé. Além disso, a cada dois meses o clube comemora o aniversário de seus membros. Portanto, na ocasião também foram festejados os aniversariantes de novembro e dezembro. Cerca de 30 membros do clube estiveram presentes prestigiando esse importante momento, que faz parte do calendário de comemorações e é realizado anualmente.
A escolha do Serra do Sol se deu em função da amizade com o diretor do restaurante, Pr. José Alberto, que conquistou o clube. “Não havia outra maneira de retribuirmos o carinho que ele demonstra conosco e a maneira como nos recebe. Pr. José Alberto é nota 10. É uma satisfação muito grande. Agradecemos a todos da nossa equipe e a sociedade muriaeense, que sempre colabora com o Lions. Ficamos muito satisfeitos. Desejamos um Feliz Natal a todos e que a paz de Jesus esteja sempre conosco”, destaca o presidente do clube, João Batista.
Entre os eventos desenvolvidos com sucesso na presidência de Batista, pode-se citar a Galinhada, realizada no dia 18/08, com cuja renda foram conseguidas várias cadeiras de rodas. João afirma ter ficado emocionado durante a entrega das cadeiras, ao ver como as pessoas que necessitam ficam felizes. Outro evento importante foi o Bingo Beneficente, o qual o clube pretende continuar a desenvolver. Em cada terceiro domingo do mês, os leões doam seu trabalho para fazer um almoço na Comvida, com direito a palestra para os internos. E no segundo domingo do mês a doação do trabalho vai para o Lar Ozanam. São levados presentes, música ao vivo (participação do Centro Espírita, parceiro do Lions) e o café da tarde.
[dopwgg id=”173″]
O Supermercado Lourenço (Safira) realizou, na manhã da última quarta (18), a entrega dos presentes para as crianças e adolescentes carentes da Escola Estadual Walter Vasconcelos – APAE Muriaé, finalizando o projeto deste ano da ‘Árvore de Natal Solidária’. Sem dúvida foi uma boa oportunidade para as pessoas externarem sua solidariedade, fazer presente o espírito natalino no final do ano e contribuir para a felicidade de alguém. A APAE possui atualmente 575 pacientes e 90% deles vem de famílias carentes.
O diretor de marketing do supermercado, Henrique Lourenço, participou do projeto ano passado, mas em 2013 dedicou-se 100%, uma experiência que considera incrível. “É a satisfação de dever cumprido. O resultado pode ser visto no sorriso de cada criança e felizmente ajudamos a fazer o Natal delas mais especial. É uma causa nobre e o legado que devemos deixar é para toda a sociedade. Fizemos nossa parte e contribuímos com uma instituição que realiza um belo trabalho em Muriaé. Parceria é a palavra-chave para tudo, então as empresas ajudaram e o trabalho fluiu melhor. Agradecemos a confiança que todos depositaram em nosso projeto, à direção e equipe da APAE, nossos colaboradores e clientes, que se empenharam ao máximo para trazer felicidade a essas crianças. Desejo a todos muita paz e sucesso, com Deus no coração. Que Ele abençoe todas as famílias”, destaca.
A diretora da APAE, Sônia Abreu (Soninha), mostrou-se emocionada com a atitude. Ela lembra que para as crianças, ações como essa, mesmo que pequenas, têm muito significado. “A maioria de nossas crianças são carentes e ver elas felizes não tem preço, nos deixa muito emocionados. Foi uma grande iniciativa. Agradecemos à equipe do supermercado, às pessoas que apadrinharam as crianças e a comunidade em geral, que dá incentivo e credibilidade ao nosso trabalho. Pedimos também que a sociedade muriaeense continue apoiando nossas atividades e a de outras instituições que também necessitam. Tivemos um ano muito difícil, mas conseguimos vencer, fazendo o melhor possível. Vamos continuar essa batalha, com todas as dificuldades, nos empenhando ao máximo”, explica.
A campanha foi lançada oficialmente dia 21 de novembro. Os clientes do supermercado, durante o período natalino, puderam realizar suas compras e uma ação solidária, retirando um dos nomes presentes na árvore e doando um brinquedo para os alunos da APAE. Esse é o segundo ano em que a campanha é realizada e 50 crianças foram ‘apadrianhadas’.
[dopwgg id=”171″]
Direção, equipe médica e colaboradores do hospital Prontocor reuniram-se, na última sexta (13), no Sítio do Dr. Jorge Rodrigues, para realizarem sua confraternização de final de ano. Em uma festa extremamente familiar, a equipe aproveitou para refletir sobre o ano de 2013: as metas, os obstáculos e as realizações, tomando como base os bons acontecimentos para levar ao ano de 2014 e começá-lo com o pé direito. Além de música local com o DJ, iluminação cuidadosamente preparada e garçons servindo os saborosos frios acompanhados das bebidas, os colaboradores presentes se entusiasmaram a valer com o sorteio de brindes, sendo os felizardos contemplados com grandes prêmios.
O gerente administrativo Romero Andrade reforçou em discurso a tradição do Prontocor em 30 anos de atuação, tornando-se referência na área de cardiologia e atendendo mais de 150 cidades em nossas proximidades. “Temos muita satisfação em fazer essa confraternização com nossos funcionários, pois todos merecem, vestem mesmo a camisa. Temos orgulho de falar que trabalhamos no Prontocor e que aqui as pessoas estão em boas mãos. E é uma grande satisfação podermos nos reunir e festejar o sucesso”, declarou na ocasião.
O empresário e médico cardiologista, Dr. Odilon Carvalho, um dos diretores do hospital, chamou atenção para uma palavra que acredita descrever a equipe: Família Prontocor. Ele lembrou que, 30 anos atrás, essa mesma confraternização teria a presença de poucas pessoas, mas com o crescimento da infra-estrutura e da equipe profissional, a cada ano são reunidos um maior número de colaboradores.
“Temos um balanço extremamente positivo de tudo. Antigamente, o Prontocor era respeitado em Muriaé, depois passou a ser na região, hoje é também no estado de Minas Gerais e até mesmo no Brasil. A credibilidade e seriedade de nosso trabalho faz com que pessoas de outras cidades e estados nos procurem. E é graças a nossa equipe, à nossa família, que está fazendo tudo de bom na área da cardiologia. E é com essa união que nos confraternizamos. Parabenizamos a todos, pois, com esse excelente trabalho prestado na área da saúde, o Prontocor não fica devendo nada aos maiores e melhores hospitais de cardiologia. Em 2014 vamos adiante; crescer, estudar, capacitar, adquirir mais experiência, inovar e ter muitas outras realizações. Um Feliz Natal a todos e um ano novo com muitas alegrias e realizações”, desejou durante seu discurso.
História
Três conceituados médicos cardiologistas de Muriaé – Dr. Odilon Carvalho, Dr. Ewerton, Dr. Gil e Dr. Rubem –, foram os responsáveis por fundar, no dia 6 de agosto de 1983, o hospital Prontocor. O ideal de trazer para a cidade os novos recursos da Medicina em tratamento cardiovascular, que tantas vidas salvavam em todo o mundo, realmente deu certo. O sonho era ousado, mas não impossível. Tanto que Muriaé elevou a Zona da Mata Mineira ao patamar de referência em cardiologia. O Prontocor foi evoluindo, expandindo seus atendimentos e tratamentos, assim como elevando as taxas de sobrevivência e salvando cada vez mais vidas. A marca atual chega a mais de 15 mil cirurgias, com um dos menores índices de mortalidade e um dos melhores resultados do Estado de Minas Gerais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Com uma equipe médica e profissionais altamente qualificados, equipamentos de tecnologia de ponta e área física adequada para suas instalações, o reconhecimento veio em um curto espaço de tempo.
[dopwgg id=”175″]
O Natal está chegando e o comércio muriaeense já se encontra aquecido para comemorar a data e receber milhares de pessoas, que começam a procurar as lojas em buscas de presentes para seus familiares e amigos. E os consumidores podem esperar grandes promoções e novidades para a data. O Grupo Heros resolveu investir em um mega sorteio, que beneficiará os felizardos com uma moto e duas TVs Led 42’. Basta fazer compras no valor acima de R$ 30 para participar da promoção e concorrer aos prêmios, que serão sorteados no dia 24/12, às 18h, em frente ao Grande Hotel Muriahe. As lojas participantes do ‘Natal + Premiado do Ano’ são: Heros Fashion, Boutique Alto Astral, Torra Tudo Alto Astral, Arabela, Ana Acessórios, Diniz Confecções, Alto Astral Tecidos, Cafeteria e Sorveteria Araçagy (Grande Hotel) e Torra Tudo Presentes.
O empresário Eduardo da Silva Batista Junior, diretor do Grupo, avalia que o Natal será mais uma vez de sucesso. “As vendas estão boas no comércio em geral. Os clientes têm sido muito fiéis a nossas lojas, já que oferecemos produtos variados, de qualidade e a preços acessíveis. É uma relação muito boa que temos com eles. Apesar de 2013 ter sido um ano de dificuldade, temos certeza que terá um saldo extremamente positivo, principalmente na loja de presentes, que tem ganhado cada vez mais espaço na cidade. Agradecemos aos nossos colaboradores e clientes que estiveram conosco durante o ano, desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Que Deus abençoe a todos”, declara.
O Natal
Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro. É o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias. Também é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.