Já estão sendo providenciados os quebra molas na av. José Máximo Ribeiro. Conforme nossa reportagem havia divulgado a existência de placas sinalizando quebra molas onde os mesmo não existiam. O DEMUTTRAM através de seu diretor Mário Brambila iniciou as obras dos devidos quebra molas.[dopwgg id=”236″]
teste
COMUNICADO
O DEMSUR vem relatar que após rompimento de um trecho da Adutora de água do Rio Glória na noite deste sábado (22/03/2014), seus funcionários, após trabalharem sob chuva, durante toda a madrugada e parte do domingo, resolveram o problema.Ressalta-se, no entanto, que a normalização do abastecimento de alguns bairros será progressivamente em função da localidade dos mesmos.
DEMSUR – Autarquia da Prefeitura de Muriaé
A noite da última quinta-feira (20) foi de muita festa, empolgação e sensação de dever cumprido para a Vemasa Caminhões Muriaé. O proprietário José Eduardo Costa e o diretor Eduardo de Paula Costa reuniram seus clientes, amigos e colaboradores para lançamento da Linha 420 (19.420; 25.420 e 26.420), que vieram para empolgar as pessoas que trabalham com este tipo de veículo. Destaque para as novidades apresentadas, como tecnologia avançada, motor Cummins, câmbio automático, fácil operação, diminuição de erros operacionais, maior capacidade de carga, economia de combustíveis, melhoria dos pneus, cabine VW e equipamentos completos, tudo em um produto 100% nacional… Leia a matéria completa na edição nº 603 do Jornal Folha do Sudeste.
PROIBIDO A CÓPIA E REPRODUÇÃO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES.[dopwgg id=”235″]
OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE
MURIAÉ
22 e 23/03/2014
PRINCIPAIS REGISTROS DE OCORRÊNCIAS
MURIAÉ – POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO
EM 22 DE MARÇO DO CORRENTE ANO, POR VOLTA DAS 05H07MIN, DANDO CONTINUIDADE A OCORRÊNCIA OCORRIDA NO BAR DAQUELA LOCALIDADE, BAIRRO SOFOCÓ, ONDE FORAM RECOLHIDOS VÁRIOS ENTORPECENTES, CONFORME REDS ANTERIOR, DESLOCAMOS NOVAMENTE PARA O LOCAL, ONDE REALIZAMOS UMA “CAMPANA” PARA VERIFICAR SE OS INDIVÍDUOS QUE ESTAVAM NAQUELE LOCAL RETORNARIAM PARA BUSCAR MAIS ALGUM ENTORPECENTE OU ARMA DE FOGO. AGUARDAMOS NO LOCAL POR ALGUNS MINUTOS E AVISTAMOS O VEICULO GOLF PRETO, COM QUATRO OCUPANTES QUE CHEGARAM AO LOCAL. ELES DESCERAM E COMEÇARAM A PROCURAR POR ALGO, SENDO QUE AO PERCEBERMOS QUE OS INDIVÍDUOS RETORNARAM PARA O VEICULO E IAM SAIR, NOS APROXIMAMOS, E NO MOMENTO EM QUE ÍAMOS REALIZAR A ABORDAGEM, O AUTOR , PERCEBEU A NOSSA CHEGADA, JOGOU UM REVOLVER DENTRO DO VEICULO E COLOCOU AS MÃOS NA CABEÇA DIZENDO “PERDI”, “PERDI”. DE IMEDIATO ARRECADAMOS UM REVÓLVER CALIBRE .38 COM SEIS CARTUCHOS INTACTOS. AO PERGUNTARMOS AO AUTOR, ESTE CONFIRMOU SER DE SUA PROPRIEDADE. DIANTE DOS FATOS FOI DADO VOZ DE PRISÃO EM FLAGRANTE A ELE PELO CRIME DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, SENDO PRESERVADOS SEUS DIREITOS CONSTITUCIONAIS. COM OS OUTROS OCUPANTES NADA DE ILÍCITO FOI LOCALIZADO. AO QUESTIONARMOS UM DOS ENVOLVIDOS, CONDUTOR DO VEICULO, SE ESTE SABIA QUE O AUTOR PROPRIETÁRIO DA ARMA, ESTARIA ALI PARA BUSCAR A ARMA, ESTE TENTOU NEGAR, MAS JÁ NESTA DELEGACIA, DISSE NA PRESENÇA DA TESTEMUNHA QUE O AUTOR O PEDIU PARA RETORNAR AO LOCAL PARA BUSCAR UM “FLAGRANTE” QUE HAVIA FICADO LÁ E ESTE O FEZ. DIANTE DA AFIRMAÇÃO DESTE, FOI DADO VOZ DE PRISÃO EM FLAGRANTE TAMBÉM A ESTE PELA PARTICIPAÇÃO NO DELITO.
MURIAÉ – HOMEM DURANTE PATRULHAMENTO É PRESO PORTANDO ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO.
EM 22 DE MARÇO DE 2013, POR VOLTA DAS 16H56MIN, DURANTE OPERAÇÃO MILITARES AVISTARAM DOIS INDIVÍDUOS EM ATITUDE SUSPEITA E UM DELES SEGURAVA ALGO NA CINTURA, E TÃO LOGO PERCEBEU A APROXIMAÇÃO DA GUARNIÇÃO PEGOU O OBJETO E LANÇOU AO SOLO. AO LOCALIZAREM O OBJETO CONSTATARAM TRTAR-SE DE UM REVOLVER CALIBRE .22 INOX, COM CAPACIDADE PARA SETE TIROS QUE ESTAVA MUNICIADO COM QUATRO CARTUCHOS INTACTOS DO MESMO CALIBRE, SENDO DE IMEDIATO RECOLHIDO. ATO CONTÍNUO, PROCEDERAM UMA BUSCA EM AMBOS OS ADOLESCENTES, SENDO QUE NO SEGUNDO, FOI LOCALIZADO EM SUA CINTURA UMA PISTOLA TAURUS CALIBRE .22 QUE ESTAVA DESMUNICIADA. NA SEQUENCIA OS ADOLESCENTES FORAM QUESTIONADOS SOBRE AS ARMAS QUE ELES ESTAVAM PORTANDO SENDO RELATADO POR ESTES QUE IRIAM ASSALTAR O POSTO DE GASOLINA QUE FICA NA RUA NEWTON RESENDE QUE FICA DISTANTE APROXIMADAMENTE 100 METROS DE ONDE FORAM ABORDADOS. DIANTE DO FATO TODOS OS ENVOLVIDOS FORAM APREENDIDOS E CONDUZIDOS ATÉ A DELEGACIA DE PLANTÃO, ONDE FORAM ENTREGUES A AUTORIDADE POLICIAL JUDICIARIA JUNTAMENTE COM AS ARMAS E MUNIÇÕES APREENDIDAS. OS INFRATORES FORAM ACOMPANHADOS PELA CONSELHEIRA TUTELAR E SEUS OS RESPECTIVOS GENITORES DOS INFRATORES. A CONSELHEIRA TUTELAR PRESENCIOU OS MENORES RELATANDO QUE IRIAM ASSALTAR O POSTO DA RUA NEWTON RESENDE. CONSTA NESTE REDS QUE EM DATA DE 15/03/2014 OS MENORES, A MANDO DE UM OUTRO QUE VEM A SER PRIMO DE UM DOS ENVOLVIDOS, FIGURAM COMO AUTORES DE ROUBO A MÃO ARMADA A MOTORISTA DE TAXI ONDE OS ENVOLVIDOS UTILIZARAM O MESMO REVOLVER CONFORME CONSTA EM REGISTRO POSTERIOR. DURANTE A CONFECÇÃO DESTE REDS, FOI APONTADO PELO SISTEMA QUE UM DOS ADOLESCENTES ESTÁ CADASTRADO COMO DESAPARECIDO, AO PROCEDERMOS CONTATO NO TELEFONE FORNECIDO, OS POLICIAIS FORAM ORIENTADOS A ADICIONAR A NATUREZA SECUNDÁRIA “PESSOA LOCALIZADA”, PARA QUE SEJA FEITO A BAIXA NO SISTEMA.
MURIAÉ – ROUBO TENTADO A TRANSEUNTE / VEÍCULO PRODUTO DE FURTO LOCALIZADO
EM 22/03/2014, ÀS 15H16MIN, NA VILA SANTA RITA, S/Nº, BAIRRO UNIÃO, MURIAÉ MILITARES FORAM INFORMADOS PELAS VÍTIMAS QUE TRAFEGAVAM EM UM VEICULO PELA ESTRADA QUE LIGA O “VIA PARK CLUB” À VILA SANTA RITA / BAIRRO UNIÃO, QUANDO FORAM ABORDADOS POR DOIS INDIVÍDUOS DESCONHECIDOS, QUE ESTAVAM EM UMA MOTOCICLETA DA COR VERMELHA, SENDO QUE O CARONA DA MOTO, UM HOMEM DA COR CLARA PORTANDO UM REVOLVER, ANUNCIOU O ROUBO E O OUTRO COMPARSA DE COR MORENA O AGUARDAVA NA CONDUÃÇÃO DA MOTOCICLETA, SENDO QUE AMBOS SUBTRAÍRAM DAS VITIMAS, DOIS TELEFONES CELULARES, UM CORDÃO DOURADO E DOIS RELÓGIOS, E EM SEGUIDA EVADIRAM DO LOCAL, USANDO A MESMA MOTOCICLETA PARA A FUGA. DE POSSE DAS CARACTERÃSTICAS DOS AUTORES E DO VEICULO, MILITARES EM RASTREAMENTO DEPARARAM COM OS AUTORES QUE AO AVISTAREM A MOVIMENTAÇÃO POLICIAL DE LONGA DISTANCIA, EMPREENDERAM FUGA A PÃO, ABANDONANDO A MOTOCICLETA EMBRENHANDO-SE EM UM MATAGAL EXISTENTE AS MARGENS DO RIO, CONSEGUINDO ESCAPAR DO CERCO POLICIAL. NO LOCAL DA FUGA, FORAM LOCALIZADOS APOS RASTREAMENTO, TODOS OS PERTENCES DAS VITIMAS E UM REVOLVER CAL.32 MUNICIADO COM TRÊS CARTUCHOS INTACTOS E AINDA A MOTOCICLETA USADA NO ROUBO, UMA HONDA CBX 200 STRADA DA COR VERMELHA, ITAOCARA-RJ SEM RESTRIÇÃO NO SISTEMA INFORMATIZADO. DANDO CONTINUIDADE AO RASTREAMENTO, LOCALIZARAM EM UMA CASA QUE ESTAVA SEM MORADOR, NO LOCAL DA FUGA DOS ENVOLVIDOS NO ROUBO, OUTRA MOTOCICLETA HONDA CG-125 TITAN, COR PRATA, CATAGUASES, QUE AO SER CONSULTADA NO SISTEMA INFORMATIZADO, CONSTATOU-SE QUE SE TRATAVA DE PRODUTO DE FURTO, NÃO SABENDO INFORMAR SE HA LIGAÇÃO COM OS ENVOLVIDOS DO ROUBO. TODO MATERIAL PERTENCENTE ÃS VITIMAS A ARMA DE FOGO, COM AS MUNIÇÕES E AS MOTOCICLETAS FORAM ENCAMINHADOS PARA AS DEMAIS PROVIDÊNCIAS E OS VEÍCULOS RECOLHIDOS.
MURIAÉ – POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
EM 22/03/2014, ÃS 21H00MIN, NA RUA LACIR GOULART DA SILVA, CORONEL IZALINO, MURIAÉ, MILITARES COMPARECERAM NA C. S. S. L. ONDE UM CIDADÃO ESTARIA INTERNADO DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO, SENDO FEITO CONTATO COM O MÉDICO DE PLANTÃO, QUE ACOMPANHOU OS MILITARES ATÉ O QUARTO DO CTI, E EM CONTATO COM O CIDADÃO DE 44 ANOS, (PACIENTE), ESTE INFORMOU QUE NA DATA DE 19/03/2014, FOI VÃTIMA DE DISPARO DE ARMA DE FOGO NA CIDADE DE ÃGUIA BRANCA/ES, ONDE FOI ALVEJADO NO ROSTO E QUE RESIDE NA CIDADE DE EUGENÓPOLIS. APÓS INDAGÁ-LO SOBRE ESTAR DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO, ESTE CONFIRMOU DIZENDO QUE A ARMA ESTARIA DENTRO DE UMA BOLSA QUE ENCONTRAVA-SE NO INTERIOR DE UM ARMÁRIO NO QUARTO EM QUE ESTAVA INTERNADO. SENDO LOCALIZADO UM REVÓLVER CAL. .38, MARCA ROSSI, MUNICIADO COM QUATRO MUNIÇÕE INTACTAS. FOI DADO VOZ DE PRISãO AO INTERNADO, O QUAL PERMANECEU SOB ESCOLTA POLICIAL NO ESTABELECIMENTO HOSPITALAR E A ARMA FOI RECOLHIDA PARA PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.
ROSÁRIO DA LIMEIRA – POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
EM 21/03/2014, ÀS 16H10MIN, NA FAZENDA PALMEIRAS, ZONA RURAL DE ROSÁRIO DA LIMEIRA, MILITARES FORAM SOLICITADOS PELA VÍTIMA DE 65 ANOS, SENDO DESLOCADO ATÉ O SÍTIO DO MESMO QUE FAZ DIVISA COM SEU IRMÃO DE 68 ANOS, ONDE AMBOS ALEGARAM QUE HAVIA UMA DESAVENÇA ENTRE ELES COM RELAÇÃO A CONSTRUÇAO DE UMA CERCA DA DIVISA. COM A INTERVENÇÃO E ADVERTÊNCIA DOS MILITARES, A PARTE SE COMPROMETEU EM CONSTRUIR A QUE LHE COMPETE UMA VEZ QUE O OUTRO JÁ HAVIA CONSTRUÍDO A OUTRA METADE, EVITANDO DANIFICAR AS PLANTAÇÕES DO VISINHO. DURANTE A PARLAMENTAÇÃO FOI NOTADO CERTO NERVOSISMO POR PARTE DE UM DOS ENVOLVIDOS, PRINCIPALMENTE QUANDO FOI INDAGADO SOBRE AS AMEAÇAS AO IRMÃO E SE ELE POSSUÍA ARMA DE FOGO. COM O CONSENTIMENTO DESTE, FOI PROCEDIDA UMA BUSCA EM SUA CASA ONDE FOI ENCONTRADA UMA GARRUCHA CAL. 32, MARCA ROSSI, MUNICIADA COM DOIS CARTUCHOS INTACTOS. O PROPRIETÁRIO DA ARMA NÃO POSSUI PORTE NEM O REGISTRO DA ARMA, SENDO PRESO E CONDUZIDO ATÉ A DPJ PARA DEMAIS PROVIDÊNCIAS DE PRAXE.
FONTE: ASSESSOERIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 47º BPM
O Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais segue as diretrizes do Inemtro. Por ano, são avaliadas a qualidade, peso e medidas de mais de 400 itens
Com a finalidade de garantir a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem) fiscaliza, anualmente, mais de 400 itens em Minas Gerais. Entre os produtos e serviços supervisionados pelo órgão estadual estão o uso de bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, hidrômetros e tacógrafos, além de bens produzidos no Estado, como roupas, brinquedos, ovos de páscoa, panelas de pressão, extintores e pneus. As políticas regulatórias e as normas técnicas são as mesmas adotadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
“O nosso trabalho está no cotidiano das pessoas, desde a hora que levantamos até a hora de dormir. Os consumidores mineiros estão mais protegidos com a atuação do Ipem”, frisa o diretor-geral do instituto, Ivan Alves Soares. “Quando você vai comprar um saco de arroz, o que te garante que ali tem mesmo cinco quilos? No posto de gasolina, quando você vai abastecer o carro, quem garante que ali tem um litro de gasolina? Que uma latinha de refrigerante tem o conteúdo indicado? Esse é o nosso trabalho”, exemplifica o diretor.
Somente em 2013, o órgão analisou mais de 275 mil produtos e serviços, com destaque para bombas de combustível (39 mil), radares (1.850) e cronotacógrafos (66 mil). Equipes do Ipem vão a campo e visitam fábricas e estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, supermercados e padarias, para verificar a conformidade de produtos pré-estabelecidos. Se eles apresentarem alguma irregularidade – como não ter o selo do Inmetro – são recolhidos para testes, que são feitos em laboratórios por meio de amostras estatísticas.
“Precisamos comprovar, por exemplo, que os brinquedos não apresentam risco para a saúde da criança”, explica Ivan. Comprovada a irregularidade, os materiais são apreendidos e o fabricante tem um prazo para regularizar a situação, sob pena de multa. Caso contrário, ao final do prazo, os produtos são destruídos. “Importante ressaltar que o detentor da mercadoria é convidado para acompanhar os testes. É um processo transparente”, enfatiza Soares.
A cada quatro anos, o Ipem define uma agenda e um plano de metas, por meio de convênio, com o Inmetro. Com o aval do órgão federal, o Ipem fiscaliza produtos de forma rotineira e sistemática e, eventualmente, quando solicitado. “O Inmetro trabalha no Brasil inteiro e não tem condições de fazer isso sozinho. Somos servidores do Estado de Minas Gerais, que nos coloca para apoiar a União nesta importante atividade”, esclarece o diretor.
O Ipem possui sede em Contagem e 13 unidades regionais em Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Conferência de pesos e medidas
Dentre as fiscalizações executadas pelo Ipem, uma das mais importantes refere-se aos produtos pré-medidos, que são aqueles não embalados na presença do consumidor, como arroz, feijão, papel higiênico e outros industrializados. A fiscalização é feita tanto na fábrica quanto no momento em que o produto é ofertado aos consumidores. “Trabalhamos diretamente com os produtos da cesta básica e outros que são fiscalizados ao longo do ano. Neste período, por exemplo, as equipes estão coletando ovos de Páscoa para que possamos fazer os exames”, explica a gerente da fiscalização de produtos pré-medidos, Angela Maria da Cruz Araújo Cadete.
Para Angela, este trabalho é importante para resguardar o consumidor. “Fazemos a fiscalização dentro das fábricas para ver se estão empacotando a medida declarada e, depois, vamos na ponta, como a um supermercado, fazer o mesmo teste”, acrescenta. Um dos itens mais avaliados são as balanças, como as instaladas em restaurantes e que medem o peso da comida. “A verificação é feita com um peso. Elas vão desde balanças de manipulação de farmácias até equipamentos de 50 toneladas do setor produtivo, como na mineração”, afirma Angela.
Controle de qualidade
Quando o cliente compra uma camisa, quem garante que ela é realmente feita com 100% de algodão? Quem garante que uma cadeira de plástico não vá se quebrar quando alguém sentar nela? Quem garante que o conteúdo de uma caixa de leite está adequado? Esta é outra atribuição do Ipem: avaliar a qualidade dos produtos e, dessa maneira, proteger o cliente nas relações de consumo. “Trabalhamos protegendo o consumidor. Nossos esforços estão orientados para a avaliação da conformidade e a verificação da certificação do Inmetro”, frisa a diretora da Qualidade do Ipem, Adriane Lacerda Barbato.
Adriane ressalta ainda o trabalho educativo do instituto. Na sede do Ipem são realizados cursos, sobretudo para alunos de 8 a 15 anos. No local, os jovens conhecem as dependências do Ipem e são instruídos a observar itens importantes no momento da compra, para que eles possam ajudar os pais. “Quanto mais pessoas esclarecidas, mais interessante será nosso trabalho. Sobretudo com a conscientização de crianças e idosos, que são os públicos mais suscetíveis a acidentes de consumo”, afirma Adriane.
Sobre este tema (acidentes de consumo) Adriane frisa ainda que a sociedade está sendo estimulada a relatar possíveis problemas, com o objetivo de levantar estatísticas e melhorar a qualidade dos produtos. “Fazemos a conscientização por meio de cartilhas educativas e material de vídeo”, afirma.
Para fazer denúncias, o cidadão pode ligar para a ouvidoria do Ipem (08000 335 335) ou acessar o site do Inmetro.
Fonte: SEGOV- governo.mg.gov.br