O Deputado Pompílio Canavez se reuniu com os comitês de bacia com objetivo de discutirem questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos, bem como a repercussão para o Estado de Minas Gerais da solicitação do governo de São Paulo para que seja autorizada a transposição de parte das águas do Rio Paraíba do Sul para o Sistema da Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo…Saiba mais na edição nº 609 do Jornal Folha do Sudeste.[dopwgg id=”299″]
teste
Dinis Pinheiro é condecorado como Personalidade Política de 2013
O Plenário e as galerias da Câmara Municipal de Belo Horizonte ficaram lotados com a presença de autoridades, secretários de governo, empresários e populares que prestigiaram a entrega do Título de Personalidade Política ao presidente da Assembleia
Uma solenidade com expressiva participação popular na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) foi realizada na noite do dia 7 de maio para homenagear o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Dinis Pinheiro (PP). Cerca de 600 pessoas lotaram os espaços da Câmara para saudar Dinis Pinheiro, agraciado com o Título de Personalidade Política de 2013. O significativo número de representantes da esfera política também chamou a atenção. Além do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), 5 secretários de Estado, 32 deputados estaduais, mais de 100 prefeitos de cidades do interior e aproximadamente 130 vereadores de diferentes municípios compareceram ao evento com o propósito de reverenciar o homenageado da noite.
O vereador Professor Wendel (PSB) é o autor do requerimento que concede o Título de Personalidade Política ao presidente do Parlamento Mineiro e o criador da honaria que tem o objetivo de homenagear uma figura política pela sua atuação como parlamentar. O exercício do mandato pautado pela ética e integridade, a atuação em prol da cidade de Belo Horizonte e o engajamento em questões de iniciativa popular foram os critérios para a escolha de Dinis Pinheiro como o político de destaque do ano.
Dinis Pinheiro compareceu à Câmara acompanhado de sua mulher e filhos. Antes de entrar para o Plenário para o início da solenidade, cumprimentou amigos e autoridades políticas. Visivelmente emocionado com a homenagem, Dinis, durante seu discurso, agradeceu ao Professor Wendel e à Câmara Municipal pela sua escolha como personalidade política do ano passado e disse que sente-se feliz por deixar um bom legado na presidência da Assembleia. “Falo mais uma vez, o que está me motivando, cada dia mais, é deixar bons exemplos, sobretudo para os que estão por chegar. Essa é minha motivação maior”, completou.
Em seu pronunciamento, o governador Alberto Pinto Coelho elogiou as características pessoais de Dinis Pinheiro, enaltecendo a simplicidade do parlamentar. “A melhor maneira de avaliar o caráter de um político é perceber sua atuação no exercício do poder. Dinis Pinheiro continua simples, entrou hoje na Câmara com um sorriso no rosto, feliz, cumprimentando um a um”, concluiu Alberto Pinto Coelho.
O governador de Minas Gerais ainda ressaltou as habilidades políticas de Dinis Pinheiro e considera que o atual presidente da Assembleia Legislativa é capaz de figurar entre os possíveis candidatos ao governo de Minas. “Eu vejo na sua pessoa (Dinis Pinheiro) as condições e as qualidades intrínsecas para poder representar o nosso estado majoritariamente compondo chapa ou encabeçando chapa”, frisou.
De acordo com o autor do requerimento, o relevante trabalho de Dinis Pinheiro como presidente da Assembleia de Minas foi determinante para sua condecoração como Personalidade Política do ano passado. “Em 2013, Dinis Pinheiro implementou consideráveis mudanças na Assembleia para legitimar um parlamento mais justo e ético. Durante sua gestão, houve a abolição do pagamento dos 14º e 15º salários e do pagamento por sessões extras aos parlamentares; proibição de contratação de vereadores como assessores parlamentares; e a aprovação de projetos como o da exigência de ficha limpa para os servidores contratados pelo Estado”, destacou Professor Wendel.
A abolição de qualquer tipo de votação secreta no âmbito do legislativo mineiro também foi destacada pelo vereador. Além de garantir maior transparência e autenticar princípios morais, Professor Wendel acredita que “o fim do voto secreto nas deliberações da Assembleia, em julho de 2013, representou um momento histórico para a política mineira. A Assembleia de Minas foi pioneira ao garantir maior probidade nas decisões do parlamento, e Dinis Pinheiro teve papel determinante para a aprovação da mudança”, frisou.
Entre as causas defendidas por Dinis Pinheiro, duas ultrapassaram as fronteiras de Minas e tornaram-se discussões de ordem nacional, são elas: o “Assine + Saúde” e a renegociação da dívida dos estados com o Governo Federal. O movimento pioneiro “Assine + Saúde” é um projeto de lei de iniciativa popular, cujo objetivo é impor que o governo federal destine 10% de sua receita bruta para a saúde. Dinis Pinheiro também iniciou nacionalmente o debate sobre a dívida pública dos estados, ressaltando a necessidade da revisão do valor da dívida e a retificação de seu indexador.
Apae de Além Paraíba terá estrutura modelo
Novo prédio da associação vai atender sete cidades da Zona da Mata.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Além Paraíba (Zona da Mata) irá inaugurar nos próximos meses um novo prédio destinado ao atendimento pedagógico e de saúde de crianças e adultos de sete cidades da região. O espaço, fruto de uma parceria entre o município, o Estado e a União com a iniciativa privada, será modelo em Minas. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma visita ao local na manhã desta quinta-feira (8/5/14) e conheceu, também, as boas práticas da unidade.
De acordo com a diretora pedagógica da Apae de Além Paraíba, Lívia de Oliveira, a unidade atende cerca de 250 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ela explicou que a Apae recebe recursos da prefeitura, dos governos Estadual e Federal e de doações, além de realizar parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e o Sistema Único de Saúde (SUS). “O novo prédio será um Centro de Especialidade em Reabilitação (CER), que apenas dez Apaes mineiras possuem. Essa nova sede irá adequar o atendimento e ampliar a abrangência de nossa atuação, uma vez que até pessoas do Rio de Janeiro serão atendidas”, disse.
Leia a matéria na íntegra no Portal da ALMG.
Fonte: ALMG – Assessoria de Imprensa