DEMSUR apresenta projetos ReciclÓleo e Re-Nascer na 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé 2014
Com intuito de trabalhar a consciência da população sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente das agressões contra o meio ambiente no dia-a-dia, o DEMSUR apresenta na a 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé os projetos ReciclÓleo e Re-Nascer.
Com o slogan “Na pia nem pensar, óleo usado é para reciclar” o projeto ReciclÓleo tem por objetivo o reaproveitamento do óleo de cozinha que após usado é jogado na pia causando entupimento do esgoto onerando o tratamento nas ETEs (até45%)e poluindo nossos rios causando a morte de qualquer tipo de vida aquática, como a fauna e a flora brasileira dos rios, lagos e lagoas. Para servir de parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água. Uma das alternativas apresentada pela equipe da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR é reutilização do óleo na fabricação doméstica de sabão. Outra forma de reaproveitamento é transformar o óleo usado em combustível, mais precisamente em biodiesel.
Sendo a água um dos bens mais preciosos tanto para a cidade quanto para o campo, a autarquia apresenta mais um projeto no stand da 59ª Exposição, o Re-Nascer (Recuperação de Nascentes Rurais e Urbanas) realizado juntamente com a Sec. Munic. de Meio Ambiente com apoio do IEF e EMATER. Iniciado em março de 2013 o projeto Re-Nascer, em defesa das nascentes e afluentes, visa desenvolver ações e investimentos que promovam práticas sustentáveis amenizando a seca, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das comunidades. Até o momento o projeto contemplou um total de seis nascentes nas APA’s do Pontão da Água Limpa e Rio Preto, nas localidades do bairro da barra “Dom Delfim”, no bairro Chalé ”Madurim”, na zona rural comunidades do Pontão da Água Limpa e Belizário.
Os 20 Anos do DEMSUR também são enaltecidos pelos relevantes serviços de saneamento prestados junto à comunidade muriaeense seja pela Divisão de Água e Esgoto ou pela Divisão de Limpeza Urbana tendo a construção do Aterro Sanitário, inaugurado em abril deste ano, um dos principais trabalhos realizados neste governo. Atrelado ao Aterro Sanitário está a Coleta Seletiva, importante ação que se compartilhada por todos aumenta a vida útil do aterro estimada em 20 anos.
Uma mostra de materiais que seriam descartados no lixo também enriquece o stand do DEMSUR onde podem ser apreciados objetos que ganharam nova forma ao serem reaproveitados. Retalhos que se tornou uma blusa, copos descartáveis transformados em uma saia criativa feita pela artesã Cléria Medeiros, papel em cestos, caixa de leite em bichinhos e madeira em porta copo confeccionados pelas mãos dos alunos da Oficina Pedagógica da Escola Estadual de “Educação Especial Walter Vasconcelos”, tudo isso pode ser conferido na 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé 2014.
Fonte:Imprensa/Zezé Dias