Os Fassarela Garçons serviram durante a festa de aniversário de Dona Almerita, esposa do Sr. Martinho, que foi realizada na noite do dia 24/02, na Casa da Amizade. Eles conquistaram a todos com sua simpatia, carisma, educação e eficiência para servir os convidados. Para você que precisa contratar garçons para sua festa, não tenha dúvidas de que os Fassarela Garçons são a melhor opção. Contato: 3721.3061 / 8710.3019 (falar com Marcelo).
teste
O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur), em parceria com o setor de Endemias do município, deu início à Ação de Enfrentamento a Dengue e Chikungunya. O objetivo é informar e conscientizar os muriaeenses sobre este grave problema de saúde pública, bem como proporcionar a prevenção da proliferação dos mosquitos vetores. Sabe-se que a água parada em caixas descobertas, pneus, vasos de plantas e terrenos com entulho, tornam esses ambientes propícios ao desenvolvimento dos transmissores das doenças. Mas o Demsur não está de braços cruzados e começou os trabalhos na última segunda (24), no bairro Santo Antônio, o qual teve o maior índice de casos detectados nos últimos anos.
Saiba mais na edição 648 do Folha do Sudeste
Dona Almerita comemorou seus 69 anos em grande estilo, na noite da última quarta (24). Ela recebeu o carinho do esposo, Sr. Martinho, dos filhos, noras, netos, parentes e amigos em um jantar festivo realizado na Casa da Amizade. Mais de 160 pessoas prestigiaram esse momento especial, partilhando alegria e paz. Eles saborearam um delicioso jantar, preparado pelo Buffet de Dutra da AABB, animado com música ao vivo de Cristiano e Paulo Júnior em clima de confraternização. Dona Almerita participa do Lions Clube Muriaé Barra, sempre dando sua contribuição nos trabalhos sociais desempenhados. Também é membro do Grupo Vale Viver, que funciona na Casa da Amizade, do qual recebeu uma bonita homenagem na ocasião. De acordo com a presidente do Vale Viver, Marília Neves, o clube esteve na mais plena alegria de receber os associados, amigos e familiares de Dona Almerita para lhe parabenizar em uma data tão especial. “A vida é um dom de Deus e cada aniversário é motivo de louvarmos e agradecermos, celebrando pela felicidade e alegria de estar vivendo mais um ano, após ter vencido o trabalho e as lutas do cotidiano. Almerita é uma mulher guerreira, com muita fibra, esperança e sempre disposta a dar seu testemunho de fé. No clube, ela é a mãe do ano e um verdadeiro modelo para todos nós. Deixo a ela meus parabéns e sinceros desejos de que Deus lhe cubra de bênçãos e alegria, para continuar vivendo com muita garra e força de vontade”, destaca.
Almerita,
Que teus passos te levem ao belo.
Que as pedras não sejam empecilhos.
Que a chuva e o vento sejam frescor por onde passares.
Que você sempre encontre doçura nas palavras dos amigos.
Compreenda a si mesmo e compreenda a palavra de Deus.
Ele está presente em todos os nossos momentos.
Porque Ele é amor, Ele é vida!
Muriaé sediou o Curso Sushi e Sashimi Intensivo, no último sábado (21), uma parceria de sucesso entre a Doce & Mar Peixes, organizadora do evento, e o Restaurante & Churrascaria Serra do Sol, que sediou o mesmo. O convidado para ministrar o curso foi Marcos Shundi Ouchi, que veio pela primeira vez em nossa cidade, junto à sua esposa Geane Mendes Ribeiro Ouchi. O casal acredita que foi uma excelente oportunidade, com resultados satisfatórios, que foram de encontro às suas expectativas. Os alunos receberam uma verdadeira aula sobre como dominar os principais pratos da comida japonesa, levando também uma apostila com todo o conteúdo teórico sobre as técnicas e os temperos aprendidos e um certificado. Foi uma aula rápida, com direcionamento de fácil aprendizado e com explicações sobre vários pratos, como os sushis e sashimis, Hot Philadelphia, Califórnia, Makimonos, Temaki, entre outros. Mas, para eles, o mais importante é a parte prática, pois sem ela, a pessoa pode esquecer as técnicas a serem aplicadas na confecção do alimento.
“Esses alunos que participaram, já estão aptos a fazer o melhor da culinária japonesa, seja em casa para os amigos ou no restaurante em que trabalham. Esperamos que todos tenham gostado, foi um grande prazer”, destaca Marcos. “Gostamos muito de conhecer a cidade e levar este conhecimento aos muriaeenses. Oportunidades não faltarão e como temos sempre espaço na agenda, quem sabe ministraremos outros cursos num futuro próximo”, acrescenta Geane.
Erika Milane, uma das diretoras da Doce & Mar Peixes conta que já tinha essa intenção, mas, depois que surgiu a idéia, foi um processo rápido até elaborar o evento. Ela já havia pesquisado na internet, conversado com alguns amigos e chegou ao nome de Marcos. À princípio era algo como um curso de uma hora, no máximo uma hora e meia, mas ela resolveu estender por toda a tarde. Desde janeiro, quando começou o processo de organização, foram apenas 45 dias, o suficiente para promover um intensivo de credibilidade e muito elogiado por todos os participantes. O número de alunos, 12 pessoas (4 que trabalham em restaurantes e 8 que apreciam os pratos e querem fazê-los em casa), superou as expectativas da organização, que era de aproximadamente 10 pessoas. Infelizmente tinham mais pessoas interessadas, mas os ingredientes já estavam calculados e ficou muito em cima da hora para conseguir mais. E com a meta atingida, a empresária já pensa em promover outros eventos, com mais intensidade.
“Talvez o número de inscritos poderia ser maior, mas, por causa do Carnaval, muitas pessoas ainda estavam viajando. Mas era a única data que tínhamos, para fazer mais rápido. Deu tudo certo, foi muito bom, gostei mesmo. O mercado tem esse anseio, de uma comida de qualidade e saudável. O peixe in natura, salmão, camarão, estão em alta. Fico feliz em ver que as pessoas ficaram satisfeitas. Agradeço o diretor do Restaurante e Churrascaria Serra do Sol, José Alberto, sua esposa Selma e os filhos, que cederam esse excelente espaço. Foi uma ótima parceria”, reforça Erika.
José Ricardo Machado, empresário do ramo de confecções, resolveu aprender mais sobre Sushi e Sashimi para reunir em casa e compartilhar com seus amigos que também apreciam a comida japonesa. “Alguns sabem fazer e se saem muito bem. Mas tinha certeza de que aqui conheceria outras técnicas. É importante porque temos muita comida japonesa boa em Muriaé, mas não é tão barato comer fora. É um tipo de comida que até comemos em excesso por ser saborosa e conseguimos fazer uma digestão bem rápida, devido aos produtos utilizados. Pude aprender de tudo um pouco. Manusear, fazer as combinações e dominar o Hot Philadelphia, que sempre quis aprender e consegui”, explica. Ele levou o prato especial para sua esposa experimentar, na certeza de que ela iria saborear. Impossibilitada de comparecer, por ter de ficar com os dois filhos pequenos, ela deu a oportunidade ao esposo de se divertir um pouco com a gastronomia oriental. José Ricardo reforça que, se tiverem outros cursos, além de participar, tentará trazer alguns amigos para um aprendizado em conjunto, oportunidade que acredita ser maravilhosa.
Por sua vez, Magno Guedes, avalia o intensivo como um curso importante para quem trabalha com a culinária. Segundo ele, os pratos orientais estão em alta, mas muita gente ainda não conhece ou não teve oportunidade de experimentar. “É muito bom aprender um cardápio diferente, inovar. Dá uma grande repercussão na cidade. Valeu muito a pena, pois saí daqui com novos conhecimentos. Nunca sabemos tudo, sempre temos o que aprender. Foi ensinada muita coisa que eu não sabia ainda”, expõe o funcionário do Deck Salada Grill, restaurante que já trabalha com comida japonesa às sextas, sábados e domingos.
Sushiman e sushiwoman
Marcos Shundi Ouchi é um renomado sushiman, descendente de avós japoneses. Atualmente mora em Juiz de Fora MG, atuando há 8 anos na área de alimentação, culinária e gastronomia (comida japonesa), junto a sua esposa Geane Mendes Ribeiro Ouchi, sushiwoman. Trabalham em alguns restaurantes, como em Além Paraíba MG, cidade do Carmo RJ e Três Quedas, Sapucaia RJ. Chegando ao Brasil depois de morar 15 anos no Japão, identificou a oportunidade em crescimento em nosso país. Fez um curso de Comida Japonesa em São Paulo, a partir dali começaram a trabalhar em eventos, restaurantes e com delivery. A experiência profissional levou o casal a um novo patamar, quando começaram a ministrar cursos sobre a área que passaram a dominar, em cidades como Sapucaia RJ, Juiz de Fora e agora em Muriaé. Formaram muitos alunos que hoje já trabalham no ramo.
Mais de 65 alunos do curso de Técnico em Enfermagem formaram pelo Centro de Capacitação Profissional (Cecap), na noite do último sábado (21). A solenidade de colação de grau aconteceu no Anfiteatro Santa Marcelina, com a presença dos pais, amigos e familiares dos formandos, deixando o salão completamente lotado. Os alunos receberam seus diplomas após 21 meses de muito conhecimento teórico, prático e estágio, recebendo aulas três vezes na semana. Dos que formaram nessa última turma, 70% deles já estão trabalhando no mercado, em suas áreas de atuação. A diretora do Cecap, Maria Helena Luciano de Paiva, exercendo a função há 18 anos, desde que a escola foi fundada, explica que agora o curso de Técnico em Enfermagem é feito junto com uma especialização em Instrumentação Cirúrgica, portanto o aluno sai com um diploma e um certificado. “Isso só vem agregar valor ao aluno. Prova da qualificação é eles já estarem atuando. E só não trabalha quem não quer, pois há muita demanda no mercado de trabalho. Preparamos os estudantes para que possam ser bem sucedidos na profissão e somos reconhecidos como uma das melhores escolas do estado”, garante.
Ana Ligeiro é sócia-proprietária do Cecap desde que ele começou suas atividades e atualmente também gerencia a parte de coordenação de estágio e secretaria. Formou-se em 1981, como enfermeira, e continua exercendo a profissão. O curso em Muriaé nasceu de sua experiência na área, tornando-se um sonho realizado e começando bem discreto, caminhando a passos largos para o sucesso. Ela mostrou sua alegria e satisfação com mais esses profissionais que o Cecap está lançando ao mercado. “Formamos uma turma animada; de pessoas eficientes, eficazes e humanizadas, prontas para atender o ser humano em sua melhor forma. Eles estão de parabéns, pois fizeram o diferencial. Foram questionadores e passaram por esse processo de uma profissão muito nova e com características diferenciadas. Eles buscaram uma melhor qualificação e deram uma nova cara para o curso. É muito bom ver saindo daqui pessoas socialmente responsáveis, cidadãos de bem, que tenho certeza de que não serão restritos ao seu trabalho, mas ajudarão toda a sociedade. É isso que queremos, que eles façam a diferença no mundo”, destaca.
A professora Renata Almeida de Matos, que ministrou para os formandos as disciplinas de Introdução à Enfermagem e Saúde Pública, por um período de aproximadamente 5 meses, foi escolhida para paraninfa, reforçando a grande convivência com eles, que incluía as aulas e até mesmo outros horários, como os intervalos. Também exercendo o cargo de responsável técnica pelo serviço de Enfermagem do Hospital do Câncer – Fundação Cristiano Varella, ela também teve a oportunidade de conviver com os que lá prestaram estágio. Sempre disposta a ajudar, viabilizou as bolsas para estágio remunerado, no valor de R$ 400, de modo que os estudantes pudessem ter um adicional para ajudar a custear o curso. Segundo ela, o mercado de trabalho está necessitando de profissionais e há um campo muito grande a ser preenchido. Assim, enquanto dá aula, observa, buscando também o futuro profissional. Quando vê um aluno bom, capaz e esforçado, não mede esforços para ajudá-lo a chegar em seus objetivos. Alguns da turma já trabalham na Fundação como auxiliares de enfermagem e agora terão a oportunidade de passarem para o cargo de técnicos, sendo aproveitados com a licença para atuar. Outros formandos já estão matriculados na Faminas, atendendo aos requisitos do Prouni para fazer o curso superior de Enfermagem e se especializarem ainda mais.
“Começamos com uma turma grande, com mais de 70 alunos; a maioria de fora, morando em cidades próximas. Tenho um carinho muito especial por eles, pois são alunos que se esforçaram muito para chegar até aqui. Sempre procuro entendê-los, saber de suas limitações, principalmente com relação ao desgaste do trabalho, que muitos exercem e precisam. Estamos aqui para dar oportunidades. Nesse tempo que estive com eles, pude ver o carinho que têm comigo, o que me emociona muito. Hoje em dia é muito difícil fazer um curso e fico feliz em ajudar a formar não apenas profissionais, mas pessoas humanas e responsáveis. Parabenizo eles por essa conquista, a qual chegaram com muito esforça e luta, para agora curtirem essa alegria”, acrescenta Renata.
O Centro de Capacitação Profissional (Cecap) tem 18 anos de tradição em Muriaé, funcionando anexo ao Hospital São Paulo (HSP). A nova sede será inaugurada em abril, no mesmo local, fornecendo toda a infra-estrutura e laboratórios. As matrículas estão abertas e as aulas começam dia 02/03. Interessados podem procurar a secretaria, que funciona na parte administrativa do HSP. O Cecap cada vez se consolida mais no mercado educacional, levando especializações e oferecendo os cursos técnicos em Enfermagem, Farmácia e Agente Comunitário – uma profissionalização cada vez mais capacitada e as melhores condições de aprendizado para o estudante.
Mantendo a tradição, a Santa Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma, foi celebrada nas igrejas católicas de Muriaé, na noite da última quarta (19). A celebração da Paróquia Santa Cruz foi presidida pelo pároco Padre José Ricardo Zonta, há seis meses em Muriaé, e contou com cerca de 1,5 mil pessoas, na quadra do antigo colégio CCEM, após procissão. Durante a missa, foi realizada uma encenação referente à Campanha da Fraternidade, dando abertura à mesma, com Jesus Cristo e Lava-Pés. Segundo Pe. José Ricardo, a Quaresma nos coloca diante de Jesus crucificado, para que olhando para ele nos convertamos e percebamos que na Cruz estão todas as virtudes: amor, misericórdia, compaixão e perdão; valores que o ser humano precisa manifestar, compreendendo o sentido da vida a importância do serviço. “Em conformidade com o tema deste ano da Campanha da Fraternidade, vivemos para servir. Entramos em profunda Comunhão, com o Senhor crucificado, e renascemos por Ele a cada dia, para uma vida nova, dispostos a sermos criaturas melhores, pessoas mais humanas e divinas. Nossa procissão foi muito bonita. É a primeira vez que realizamos a caminhada penitencial da Paróquia, na Quarta-Feira de Cinzas. Deu muito certo; as comunidades foram se encontrando e a procissão foi aumentando. Na verdade, vivemos em constante procissão. Procuramos a terra prometida e ela é Jesus. Quem o encontra, tem tudo”, explica. A Paróquia Santa Cruz conta, atualmente, com 8 comunidades formadas. A 9º comunidade criada e que vem crescendo aos poucos é a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro João XXIII. A Paróquia Santa Cruz está com uma programação extensa, iniciada nessa Quarta-Feira de Cinzas e que acontecerá até o Domingo de Páscoa. Interessados podem procurar a programação na Paróquia (Igreja São José Operário – Safira) ou nas igrejas de cada comunidade.
Saiba mais na edição 647 do Folha do Sudeste
O município de Rosário da Limeira esteve em festa entre os dias 14 e 16 de fevereiro, quando limeirenses e visitantes de toda a região curtiram o animado Carnaval do município. O Limeira Folia 2015 começou no sábado (14), com as Marchinhas de Carnaval, Banda Zumzuera e DJ Mateus, seguindo no domingo (15) com Zumzuera e DJ Mateus e encerrando com chave de ouro na segunda (16), com Banda P’nelmania, DJ Mateus e DJ Gota Digital. Eles agitaram a galera com um som contagiante e levaram altas energias para o povo. O desfile contou com os animados blocos: 3ª idade (junto com o CRAS) e Bumba Meu Boi. Em clima de muita festa, com muita gente bonita, música, alegria e animação, a festa popular limeirense divertiu um grande número de pessoas da região.
Saiba mais na edição 647 do Folha do Sudeste
A AABB esteve no clima de Carnaval e realizou, no último domingo (15) sua tradicional Matinê, conforme acontece há vários anos, reunindo as famílias dos associados e suas crianças. A intenção é de levar alegria aos que permaneceram na cidade e optaram por não viajar. Muitos, por terem crianças pequenas ou por ser essa uma época mais tumultuada nas estradas, optam por passar o recesso do feriadão na cidade. E a AABB pensou mais uma vez em seus associados, dando mais uma opção para que todos pudessem brincar Carnaval, podendo se alegrar e, ao mesmo tempo, manter a tradição e cultura dessa festa popular, promovendo, também, mais movimento no clube.
Saiba mais na edição 647 do Folha do Sudeste
A cada ano, no Carnaval, a escola de samba muriaeense Unidos do Santa Terezinha tenta inovar e fazer mais bonito no desfile dos blocos carnavalescos, suprindo a expectativa que as pessoas criam. Então novidades não podiam faltar este ano. A escola entrou com roupas de led, carros iluminados, cerca de 350 componentes divididos em suas alas, muito trabalho e dedicação, que fizeram com que tudo saísse perfeito. A escola homenageou um dos grandes ícones do Santa Terezinha: Shirleyy Melo, líder do grupo folclórico que completa 25 anos de história no bairro, fazendo apresentações por todos os cantos de nossas regiões.
Saiba mais na edição 646 do Folha do Sudeste
O Carnaval de Muriaé chegou mais cedo, para animar milhares de foliões de nossa cidade, visitantes e turistas que estiveram em nossas terras no último final de semana. Agendado como um pré-carnaval, a data antecipada favoreceu ao proporcionar que um maior número de pessoas comparecesse para a tradicional folia, que vem sendo resgatada em nosso município. Isso porque muitos aproveitam o feriado e recesso do carnaval, que acontece na próxima semana, para viajar para outros lugares. Tanto os foliões quanto os sambistas fizeram bonito na avenida. Os blocos e escolas muriaeenses desfilaram pela Praça João Pinheiro, local sede do evento, mostrando que ensaiaram muito e organizaram cada mínimo detalhe para fazer uma festa inesquecível. Fantasias, brilho, cores, designs variados, carros alegóricos, máscaras e muito samba no pé foi o que o público presente pôde prestigiar, ao som das animadas baterias.
Saiba mais na edição 646 do Folha do Sudeste