Mais uma vez a escola de samba muriaeense Canarinhos do Samba (bairro Planalto) agitou os foliões durante seu desfile na Praça João Pinheiro, levando à avenida fantasias novas, muito brilho e novidades. A maior delas foi a ala que homenageou a TV Integração, afiliada da Rede Globo, a qual também fez a filmagem do desfile. A letra e música foram compostas por Marco Aurélio (Mé), com o título: TV Integração, 50 anos primeiro você. Os Canarinhos entraram este ano com cerca de 150 pessoas, desde crianças e adultos até idosos. Eles se dividiram nas várias alas da escola, entre elas a das Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira, Comissão de Frente, entre outros. Também foi feita homenagem a outros personagens da TV brasileira, como Chacrinha e Ana Maria Braga, O presidente dos Canarinhos do Samba e da Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur), Adir de Souza Assis, ficou extremamente satisfeito com os resultados do desfile. Ele agradeceu ao carnavalesco da velha guarda que veio da Beija Flor de Nilópolis (RJ), Mascarenhas (desfilando de Chacrinha), o qual afirma ter vindo para ficar. “Ano que vem tenho certeza de que será ainda melhor. O desfile está melhorando a cada ano e a Escola Canarinhos do Samba tem se destacado, apresentando-se em vários distritos e cidades da região. Agradeço a todos que ajudaram a fazer essa bonita festa, as pessoas que ajudaram direta ou indiretamente para que tudo ocorresse perfeitamente e os membros da Licamur que acreditaram em meu trabalho, na minha sinceridade. Fico muito satisfeito e é gratificante ser reconhecido dessa forma”, afirma Adir, que trabalha desde 2007 com a escola de samba.
Grande apoiador da cultura em nossa cidade e fã incondicional das festas populares, o vereador Reinaldo Dornelas mais uma vez mostrou seu engajamento. Como todos os anos apadrinha uma escola de samba para o desfile em Muriaé, dessa vez a escolhida foi o bloco Unidos do São Joaquim. “A alegria do povo é a nossa alegria também. Apesar de muitos acontecimentos ruins que vemos na televisão, temos muitas coisas boas e bonitas, que merecem ser apreciadas. O Carnaval é uma tradição, uma festa animada e que contagia todos. É um grande prazer poder apoiar essas iniciativas, pois vemos a alegria tanto nas crianças, quanto nos jovens, adultos e idosos. Fiquei muito satisfeito com essa oportunidade”, destaca.
Essa foi a 2ª vez que o bloco Unidos do São Joaquim participou do Desfile das Escolas de Samba de Muriaé. Com cerca de 110 integrantes e um samba-enredo bem raiz, com o tema ‘Muriaé’, eles mostraram que vieram para ficar e que criatividade, empolgação e organização são, sem dúvida, características-chave para seus membros. Com uma ONG em seus trabalhos, o bloco mistura ritmos com o samba – ano passado foi o funk e neste ano o rock, surpreendendo a todos, já que ninguém esperava. As fantasias foram inovadas, vindo das proximidades de São Paulo, originárias de agremiações paulistas e obtidas por este intercâmbio carnavalesco. O presidente do Unidos do São Joaquim, Adílio Francisco da Silva, acredita que o pré-carnaval – já que a festa foi antecipada em Muriaé –, foi muito bom, pois contou com a presença de um maior número de pessoas para prestigiar os desfiles.
“O trabalho que temos feito com a comunidade vem crescendo em Muriaé. É com amor e orgulho que dedicamos 100% do nosso suor aqui. O Carnaval é uma forma de valorizar a cultura e traz um impacto muito bom na sociedade. Agradeço a todos que nos ajudaram. Temos muitas pessoas por trás desse projeto, então fica difícil citar nomes e correr o risco de esquecer alguém. O agradecimento fica a todos ajudaram a fazer a comunidade chegar aqui, brilhar e fazer uma apresentação tão bonita para todos assistirem. Em especial, ao vereador Reinaldo Dornelas, pois ele nos apoiou muito e sem ele não chegaríamos tão perfeitos à avenida. Também agradeço aos blocos do Papagaio e Canarinhos do Samba. É um mundo de pessoas ajudando, proporcionando algo tão belo. Não tem rivalidade nenhuma, mas sim integração e união. Unidos seguimos a trilha, como diz o samba. Não somos melhores nem piores, só fazemos as coisas diferentes. Não tem preço ouvir da rua o pessoal elogiando, falando bem da nossa apresentação. Parabéns para toda a equipe”, completa.
O Bloco do Papagaio (bairro Aeroporto) mais uma vez mostrou muito samba no pé e a fúria de sua bateria durante a edição deste ano do desfile das escolas de samba de Muriaé. Com um total de aproximadamente 15 ensaios, realizados a partir do mês de dezembro, o tempo de preparação serviu para afiar os instrumentos e a coordenar perfeitamente as coreografias para que o Bloco do Papagaio fosse mais uma vez destaque em Muriaé. A direção trouxe algumas fantasias e alegorias, vindas de escolas de samba de São Paulo, as quais foram transformadas e reformadas. Assim, os membros do bloco chegaram na avenida trazendo muita pluma, brilho e alegria. Dois carros alegóricos foram construídos com o aproveitamento do que a comunidade tinha. De acordo com o presidente do Bloco do Papagaio, Sandro Carrizzo, o Carnaval é uma festa popular e democrática e a comunidade do bloco ficou muito feliz de participar e proporcionar um belo desfile. “Gostaríamos de deixar nosso agradecimento ao carnavalesco Léverson, ao prefeito Aloysio, a diretora da Fundarte Gilca, a secretária de Turismo Ana Lúcia, à Liga Carnavalesca na pessoa do nosso amigo Adir, do Planalto, e a cada agremiação e folião que veio prestigiar nosso desfile. Tudo ocorreu dentro do esperado e ficamos satisfeitos com os resultados. Hoje não nos enxergamos mais como bloco, mas sim uma escola de samba com tudo que tem direito: abre alas, porta-bandeira, carro alegórico e uma bateria muito furiosa. Tivemos um aumento no número de participantes e a cada ano vai crescendo mais”, explica. O Bloco do Papagaio convida a todos para o desfile que fará em sua comunidade, no bairro Aeroporto, dia 15/02, às 19h, saindo da Rua Santos Drummond e seguindo em direção à Vila Cavalier. O objetivo é prestigiar o povo do bairro, que também merece ver o desfile e a todos que quiserem ver novamente o show de samba conduzido por seus membros.