Após realização das Pré-Assembléias, a Cresol Fervedouro realizou no Cefas em Muriaé, na noite da última sexta (8), sua Assembléia Geral Extraordinária e Ordinária, com o objetivo de levar aos associados informações, esclarecimentos, aquisições e saldos positivos do ano de 2015, bem como traçar as metas para os trabalhos de 2016. Com participação maciça dos associados, todos confraternizaram em mais um grande momento de representação da Família Cresol. Um dos momentos de maior euforia foi durante o Sorteio de Prêmios, em que os felizardos foram João Batista Bagli ganhou uma TV e Luiz Ribeiro de Oliveira ganhou uma moto 0 km. O movimento do sistema de cooperação solidária mostrou seu crescimento e força na região, tendo na representação da Cresol agências abertas em 7 municípios (sede em Fervedouro) e um quadro de 5 mil cooperados.
Segundo João Cruz Reis Filho, secretário estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, a Cresol é a cooperativa que mais cresce “É uma ferramenta poderosa para reduzir as imperfeições do mercado e tem transformado muitas pequenas propriedades rurais”, explica.
O presidente da Cresol Fervedouro, João Paulo Dias da Fonseca, acredita que esse é um momento histórico e de muito orgulho para todos que pertencem ao maior sistema de cooperativa solidária do país, fortemente consolidada na Zona da Mata Mineira. Segundo ele, a prestação de contas ao associado é um momento importante, para mostrar a situação em que se encontram, os rumos que têm sido tomados, os resultados do ano anterior e os efeitos positivos revertidos para todos. “A cooperativa é deles e queremos fortalecer esse movimento. É um processo que deve ser valorizado, pois mobilizamos nossos cooperados e trazer a participação deles, confraternizando nesse momento e prestigiando nosso trabalho”, destaca.
João Paulo lembra as facilidades e benefícios que o cooperado pode obter pertencendo à Cresol: capital de giro para fortalecer o trabalho, facilidade para obtenção de créditos para investimentos, entre outros. “Temos, por exemplo, O Colheita Fácil, linha específica para aqueles que precisam de recursos para colher o café, de grande valia no início da safra. O capital é necessário para investir em material, equipamentos e mão-de-obra. A Cresol está de portas abertas para todos, basta nos procurar em nossas agências. O atendimento é feito das 10h às 15h. E para concorrer aos nossos prêmios é só você movimentar na cooperativa, fazendo aplicação, seguro, empréstimo, enfim são muitas possibilidades”, analisa.
No ponto de vista de Édson Vieira, diretor financeiro da Central Cresol Baser- Paraná, o ano de 2015 foi um dos melhores do sistema, com um crescimento muito grande, principalmente em Minas Gerais, com percentual de 50%, números muito além do que a média do seguimento financeiro. Feliz com essa evolução no estado, ele acredita que esse é o resultado de um trabalho eficiente dos diretores, João Paulo e sua equipe, na região. “Os números falam por si. O trabalho, as visitas aos agricultores, as assembléias, o número de pessoas acompanhando, mais de 1,5 mil, enfim, a evolução tem acontecido cada vez mais e ficamos muito satisfeitos com esse desenvolvimento. Nosso trabalho é em função do agricultor, pois a cooperativa é deles”, acrescenta.
O diretor-presidente da Cresol Base Minas Gerais, Getúlio Gomes Vieira, avalia que o cooperativismo tem sido a coluna que sustenta o mundo durante as crises político-econômicas, pois assim foi na Europa e assim tem sido no Brasil. O crescimento do sistema em grande velocidade se dá pela forma com que a Cresol administra o recurso dos agricultores, de forma participativa e coletiva. “Comprovamos a credibilidade, pois cada vez mais pessoas estão aderindo ao sistema. Temos aumento de ativos, de associados, de estrutura, de rentabilidade dos agricultores e é justamente isso que queremos, pois o patrimônio do sistema Cresol são seus cooperados. Para 2016, as previsões são melhores, pelo fato das parcerias que já temos com o BNDS, a que devemos firmar com o BDMG e outras. Queremos melhor atender e trabalhar sempre com as perspectivas de crescimento”, completa.
Já o deputado estadual Cristiano Silveira, de São João Del Rey, reforça que ao longo de sua história na região, a Cresol desempenha um trabalho fundamental na agricultura familiar, ofertando crédito em condições infinitamente melhores que as instituições de mercado e isso proporciona ao pequeno agricultor a possibilidade de recursos para melhorar sua produção, equipamentos e materiais. “A Cresol também permite aos trabalhadores participar da gestão, de um modelo de cooperativismo, isso é fundamental para o fortalecimento da agricultura. Temos acompanhado esse trabalho já há algum tempo, através do Getúlio e do João Paulo, e, cumprindo o mandato, eu, como parceiro”, expõe.
Luiz Ribeiro de Oliveira, produtor rural, revela que trabalhou na roça desde criança, não teve a oportunidade de estudar, tendo concluído apenas a 4ª série. Sua luta foi sempre grande, hoje é aposentado, mas ainda trabalha e mora na Comunidade Santo Agostinho, a 3 km de Rosário da Limeira. Ele ganhou uma moto no sorteio de prêmios. “Tenho orgulho de ser um dos fundadores e estar até hoje. Estava calmo, mas não muito confiante de ser premiado. Somos todos companheiros, um grupo, e a mesma felicidade que eu tive ganhando, teria se outra pessoa fosse premiada, ainda mais sendo alguém que precisa”, completa.