Na manhã de quarta-feira 9 de agosto, a Villa Têxtil foi reinaugurada no Centro de Muriaé, oferecendo mais conforto e um atendimento ainda melhor para os seus clientes. Segundo o proprietário, Bráulio de Castro Bastos, a empresa está entrando em uma nova era, atingindo um público maior, trabalhando tanto com produtos simples e promoções como outros mais sofisticados. “Nosso objetivo é atender o cliente com conforto, qualidade e preço baixo. Fizemos uma reforma geral, com nova dinâmica. Há 10 anos em Muriaé, a expectativa é continuar o bom trabalho que tem feito. Trabalhamos com várias marcas, em destaque a Sawary Jeans, M Zero e a Fatal Jeans. Vestimos a partir de 3 anos de idade. Agradeço a todos pelo nosso sucesso e por estarem sempre nos dando preferência. Temos muitas novidades com preço arrasador”, avalia Bráulio. O horário de funcionamento é, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h, e sábado até as 13h, atendendo com prazer e qualidade.
A XXV Festa do Arroz da Vila Vardiero, realizada no último final de semana, com o apoio da prefeitura de Barão do Monte Alto, foi um verdadeiro sucesso, atraindo um grande público da comunidade e de toda região. Eles prestigiaram a programação cuidadosamente elaborada pelos organizadores, para agradar todos os públicos.
Na sexta-feira (4), foi realizada a 1ª e 2ª Ordenha de Vacas, a Missa Festiva, Abertura Oficial e show da Banda Sintaliga. No sábado (5), aconteceu a 3ª e 4ª Ordenha de Vacas, movimento de barracas, artesanatos, entrega de troféus e show de Rick & Ricardo. E, para encerrar com chave de ouro, no domingo (6), foi realizada a tradicional cavalgada, desfile de charretes com as padroeiras das congregações vizinhas, almoço beneficente, leilão de bezerros e show de Chapahalls do Brasil. A entrada foi franca e teve DJs todos os dias para animar o público.
O prefeito de Barão do Monte Alto, Alexandre Pereira Moreira Neres (Biju), mostrou sua satisfação com mais uma festa de sucesso, mantendo a tradição de três dias de grandes atrações e com excelentes shows. “Felizmente cumprimos todas as expectativas. A festa ficou bem animada. Todos que vieram gostaram. Agradecemos o Sr. Feliciano e toda equipe da comunidade, pela a organização dessa tradicional Festa do Arroz aqui na Vila Vardiero, a todos que participaram e curtiram o evento”, analisa.
Na sexta-feira (4), foi realizada a Eleição da Presidência e Diretoria do Sindicato Rural de Muriaé, a qual ocorreu em chapa única, denominada de consenso para evolução dos projetos. Dessa forma, com 90% dos votos dos membros aptos a participar, Henrique Aquino foi eleito pela 2ª vez presidente do órgão municipal, tendo à frente mais 3 anos de mandato junto à sua nova diretoria, composta por: Augusto Theodoro Alves Pequeno (Guto) (vice presidente), Adson Mescolin de Paula (Diretor-Tesoureiro) e Gustavo Ferreira Féres (Diretor-Secretário). Os suplentes eleitos da diretoria foram: Altomirando Viegas de Carvalho Neto, Joaquim Pereira de Carvalho, Diogo Leonardo Vasques e Luiz Gonzaga Gomes. Já o Conselho Fiscal ficou assim formado: Júlio Maria Costa Filho, Adilson da Matta Andrade e Gilberto Pedrosa Aredes. Por fim, os suplentes eleitos do Conselho Fiscal foram: Mizael Artur Ferreira Varella, Eduardo Barbosa Levate e Jaime Antônio Dartora. Além disso, para não perder a coesão da chapa antiga, foi criado o Conselho Consultivo, que ficará formado por: Pascoal José Trota e José de Oliveira Muratori.
Henrique Aquino (presidente do Sindicato Rural) agradeceu todos os produtores rurais que compareceram e toda a diretoria que esteve presente, coesa, unida. “Nossa expectativa é sempre trabalhar em prol do produtor, que nesse momento de crise é quem sustenta o país. Cerca de 22% do nosso PIB nacional vem do Agronegócio. Na nossa região são 40% do PIB. O Sindicato defende a classe e tenta criar veículos facilitadores para o agronegócio. Quero agradecer a diretoria, que se empenha para estar junto conosco, nossos colaboradores, os trabalhadores que estão no campo e dedicaram suas vidas para trazerem o benefício à cidade”, explica o presidente.
A Expô Limeira 2017 – XVI Exposição Agropecuária e Artesanal de Rosário da Limeira agitou o povo da região, atraindo um grande público do município, cidades vizinhas e até mesmo outras mais distantes, entre os dias 4 e 6 de agosto. O evento teve pavilhão agrícola, artesanato e concurso leiteiro. Os shows foram de DJ Oreia e Banda Salamandra (sexta, 04/08), DJ Léo Aleixo, Fred & Gustavo e Max Rodrigues (sábado, 05/08) e DJ San, Alan & Alisson e Hianka (domingo, 06/08).
O ex-deputado, atual prefeito de Barbacena MG e presidente da AMM, Antonio Carlos de Andrada (Toninho Andrada), destacou que o evento mostra a força do produtor rural, um setor que tem segurado a economia do Brasil neste momento de crise. “A agropecuária tem sido o grande motor de desenvolvimento do país. Rosário da Limeira demonstra isso com essa festa e a capacidade da atual administração. Em um momento de extrema dificuldade, os produtores conseguem se reunir e o Poder Público consegue ofertar essa bela festa. O homem na cidade não consegue viver sem o campo, mas o campo vive sem a cidade. Tem que valorizar. Esse evento é justamente um reconhecimento do homem do campo, que fica debaixo do sol e da chuva, para produzir e crescer, pessoas trabalhadoras, firmes nos seus ideais. Parabéns por essa grandiosa exposição”, destaca.
O prefeito de Rosário da Limeira, José Maria, está à frente de sua primeira grande festa e reforça que é motivo de muita felicidade contar com bastante apoio interno, a motivação da população, dos funcionários e de toda a equipe do Governo. “Tivemos muitos amigos presentes na abertura oficial, como o deputado estadual Dr. Wilson Baptista; o presidente da AMM, Toninho Andrada; o prefeito de Fervedouro, Bilinho; o prefeito de Muriaé, Grego; vários vereadores, entre os da nossa Câmara e de outras cidades da região; secretários municipais vizinhos, etc. Nosso objetivo é sempre melhorar a cidade com um trabalho de unificação das ações, com responsabilidade e tudo aquilo que as pessoas esperam dos políticos: trabalho, coerência, responsabilidade e criatividade para resgatar o país que merecemos. Nossa economia é prioritariamente agropecuária, um segmento que precisa de uma atenção à altura, dedicação e muita organização. É isso que estamos tentando fazer. A Expô Limeira foi aberta a todos, tivemos um gado leiteiro de 1ª linha, que pode ser apresentado nas exposições de qualquer cidade, um artesanato local muito criativo, o café sendo avaliado e gratificado pela 1ª vez, a nível de qualidade. E com certeza participaremos do Concurso Regional e, às vezes, até Estadual. Precisamos do trabalho de nossa equipe e de envolvermos o povo, porque ninguém faz nada sozinho. Temos que motivar”, acrescenta.
O vice-prefeito Davi Dias Maciel também enfatizou a importância de resgatar o parque de exposições antigo, recuperando-o e trazendo a festa para dentro da cidade. “Para os limeirenses e comerciantes é muito importante, já que todos podem tirar proveito. Nos últimos 4 anos, a exposição foi feita fora da cidade e muitas pessoas chegavam lá e depois iam embora, não tendo estímulo para conhecer o município. Agora tivemos os bares vendendo, arrecadando mais, tudo muito positivo. Estamos também recuperando um imóvel do município: a Secretaria de Obras, que é o Parque de Exposições, com os próprios funcionários e um custo muito baixo, então é uma economia que o município consegue fazer. Além disso, com a festa, tem o incentivo da agricultura e da pecuária, e as premiações dos concursos. Deixamos de fazer o MotoCross, promovendo algo mais ligado a nossa economia e valorizando o produtor rural. O importante é que a população gostou e pudemos receber os visitantes da melhor maneira possível. Não estava programado desde o começo, mas conseguimos fazer um belo evento, atraindo grande público, agradando a todos, proporcionando um clima festivo e familiar, com muita segurança”, completa.
20 anos depois de marcarem os corações dos torcedores de alguns dos maiores clubes de futebol do país, como os cariocas Vasco e Botafogo, e até mesmo a Seleção Brasileira, e conquistarem os principais títulos da América do Sul na década de 1990, grandes jogadores deram aos muriaeenses a honra de prestigiá-los de perto em uma partida futebolística. Os nomes mais sonantes foram Túlio Maravilha, Donizete ‘Pantera’, Mauro Galvão e Sorato, os quais vieram a Muriaé participar de um amistoso contra um combinado de jogadores de nossa cidade, no domingo 6 de agosto, no estádio Miguel dos Santos Fintelman,(Cruzeiro) no bairro São Francisco. Centenas de torcedores observaram atentamente seus ídolos em ação no Jogo das Estrelas x Amigos da Bola em Muriaé. Mesmo um pouco mais velhos do que a época de ouro em que jogaram no alto nível, desfilaram toda a sua técnica e repertório de jogadas de efeito durante a partida, arrancando aplausos do público presente. Logo após o jogo, os Amigos da Bola e seus familiares junto com os Estrelas, foram para o Sitio do Adelmo para saborearem um delicioso almoço acompanhado de churrasco, preparados pelo o Restaurante Paladar de Minas, regado a muito Chopp Ecobier.
Magno Perim, um dos organizadores e diretor do Colégio Equipe de Muriaé, analisa que foi uma festa muito bonita para os convidados e os jogadores, que contribuíram para abrilhantar. “Agradeço imensamente todos que nos apoiaram. O saldo é positivo, já tem esse projeto em várias cidades e estamos tentando trazer para Muriaé. É gratificante demais ver as crianças e esses jogadores que fizeram história nos grandes clubes. É mais um evento cultural, esportivo e educativo que o Colégio Equipe trouxe. Tem uns 3 meses que tenho feito contato com o empresário e muita gente boa chegou de surpresa. Estamos satisfeitos com essa confraternização, um ambiente de família e nada melhor do que uma partida de futebol”, explica.
Nilsimar de Oliveira (Kalu) ajudou na organização do evento. Para ele, é muito bom ver grandes feras do futebol jogando, mas é um trabalho muito cansativo, principalmente para ele, que está acostumado a jogar e não organizar. “É gratificante ver as pessoas elogiando. Contamos também com nossos colaboradores e quem sabe futuramente possamos realizar outros eventos”, acrescenta.
Marcos Luiz Correia (Marquinho), ajudar a diretoria do Cruzeiro, apesar de não ter um cargo específico. “Gosto muito de colaborar. Escolhemos o Cruzeiro devido à amizade com o Kalu e o Magno. Trouxemos o evento para cá e o clube cedeu espaço físico. São amigos da bola que jogaram e foi muito bacana a presença das pessoas, as família, tudo muito maravilhoso”, reforça.
De acordo com Túlio Maravilha, é sempre bom ver a turma que fez história com a camisa dos grandes clubes brasileiros. “Agradeço aos torcedores, todos estão de parabéns, principalmente os organizadores. Temos que ser realistas e torcer para uma nova geração de jogadores, principalmente do Botafogo, que está no caminho certo, já tem time formado e vai chegar na final do campeonato”, afirma.
Mauro Galvão também destaca a oportunidade de fazer o contato com os torcedores dos times que já jogou. “São pessoas que nos acompanharam muitas vezes só pela televisão, então foi um encontro muito importante”, reforça.
Destaque para Rações Quatree em Jogo das Estrelas x Amigos da Bola
Handerson Martins, representante das rações Quatree em Muriaé, Leopoldina, Cataguases e região, e também no Noroeste do Rio de Janeiro, marcou presença no evento Jogo das Estrelas x Amigos da Bola, em Muriaé, que contou com a presença dos astros e ex-jogadores de futebol Túlio Maravilha, Donizete Pantera e Sorato, entre outros. Handerson explica que é feito um trabalho de divulgação e, ao mesmo tempo, apoio ao esporte e outros segmentos. “Isso é sensacional. Estava fora da região desde 2007 e as rações precisavam fazer um trabalho maior”, avalia.
A 15ª edição da Gincana Sociocultural da Escola São Paulo (ESP) foi um verdadeiro sucesso, conforme tradição. Mesmo com a crise econômica do país, foram arrecadadas, este ano, cerca de sete toneladas de alimentos, os quais foram distribuídos para onze instituições sociais de Muriaé e região. A entrega aconteceu na sexta feira 4 de agosto, em frente a Instituição de Ensino. As arrecadações mais uma vez comprovaram a preocupação da Escola, por meio de sua direção, professores e demais colaboradores, em ensinar os valores humanos e transformar seus alunos em cidadãos solidários; o empenho dos estudantes em desenvolver o trabalho e fazer o seu melhor; e a solidariedade dos muriaeenses, especialmente os pais e demais parceiros da ESP, buscando sempre ajudar o próximo. Foi também mais uma oportunidade de fortalecer a parceria Família / Escola e reforçar a confiança que eles depositam no trabalho desempenhado com seus filhos.
José Nicodemos Couto, Diretor da Escola São Paulo, encarou com muita satisfação os resultados de mais uma edição de sucesso da Gincana. Na oportunidade, ele agradeceu a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que a tradição educacional, cultural e social do evento continuasse. “Ficamos muito felizes de mais uma vez desempenhar um trabalho que contribui para atender, através das instituições parceiras, as pessoas que necessitam deste apoio. Parabéns a todas as turmas, que não mediram esforços, aos pais que sempre compreendem nosso propósito, os professores e colaboradores da Escola, que se esforçam cada ano mais. E a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que conseguíssemos chegar a este montante. O troféu do nosso patrono, Raphael Barreto, passa desde 2002, ano do nosso centenário, para as turmas vencedoras. Portanto, este é um evento que vamos manter sempre”, analisa.
A Gincana contou este ano com a 23ª edição do Show de Calouros, revelando grandes talentos musicais entre os estudantes da ESP e seus familiares, com a participação de vários jurados que atuam no meio musical e foi um verdadeiro sucesso! Participaram os 7º até 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio. Os professores amigos foram: Camila (8º B) e Rafael (2º). As turmas vencedoras deste ano foram o 8º B (no Ensino Fundamental) e 2º U (Ensino Médio). Os casais fitness foram: Ana Beatriz (8º B) e João Gabriel (9º B) no Ensino Fundamental, e Lívia Fernandes (2º) no Ensino Médio e Matheus Paiva (2º U) no Ensino Médio. As Entidades beneficiadas Neste ano foram: APAE, El Shaday, Lar Ozanam, Pastoral Social, COMVIDA, Creche Alfredo Couto, Grupo Espírita Maria de Nazaré, Conferência São Francisco de Assis, Projeto Reviver, AAHT e UPAV.
O professor de Educação Física, Carlos Antônio Baldanza, É um dos precursores da história filantrópica da Gincana, recebendo COMO SEMPRE uma grande colaboração da orientadora Sônia Assis. Segundo ele, o objetivo sempre foi acrescentar um momento maior de estreitar a relação família / escola e sociedade. “Todo ano ao realizarmos esse evento, recordamos a presença e a participação da nossa matriarca, a saudosa Dona Maria do Carmo Barreto Couto, uma pessoa solidária, que adorava fazer campanhas para ajudar os outros. É importante para a formação dos nossos alunos aliarmos as vertentes educacional, cultural e social. Assim, reforçamos os valores que a sociedade precisa. É essa a juventude que queremos. Agradeço a todos que participaram, entenderam o propósito, ajudaram de coração e abraçaram essa causa”, completa.
Romário da Silva Sales esteve presente representando a UPAV (União Planetária Amor e Vida), instituição social localizada no bairro Santa Terezinha, que tem como presidente Antônio Carlos (Carlinhos Scarlat) e como vice Evaldo Miranda. Essa é a primeira vez que eles recebem doações oriundas da Gincana da ESP. “Arrecadamos alimentos para distribuir para a comunidade, ou seja, o povo carente. Há mais de cinco anos, ajudamos com a internação de dependentes químicos, fisioterapia, advogados e aposentadorias. Ficamos muito felizes pela doação oferecida. Esses alimentos já têm destino, que são as pessoas carentes do bairro, cadastradas na ONG. Agradecemos a Escola São Paulo, aos alunos, aos pais e a todos por essa ajuda”, destaca.
Felix Antônio da Cunha esteve representando a Pastoral Social da Matriz São Paulo, que recebe as doações há vários anos. “Toda ajuda é bem vinda e vem na hora certa. Nossa distribuição é feita através de um cadastro das pessoas que são visitadas, as quais realmente necessitam de cestas básicas. Só temos que agradecer a todos que participaram e colaboraram nesta bela campanha, a direção da Escola São Paulo pela organização e nos proporcionar esse momento de alegria”, completa.
Pe. Cícero, pároco da Matriz São Paulo, elogiou o empenho da Escola São Paulo em promover a cidadania e despertar a solidariedade, um valor muito importante e que muitas das vezes está em falta nos dias atuais. “Parabéns a todos os membros da ESP, seus alunos e os pais. Que essa bela ação possa servir de modelo para outras instituições, espalhando a bondade conforme ensinado por Cristo”, finaliza.
Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês.
Origem da comemoração no Brasil
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo e da rádio Homônima.
O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje. Este ano de 2017, será comemorado em 13 de agosto.
Fonte: Me. Cláudio Fernandes (Brasil Escola).
Neste ano de 2017, o jornal Folha do Sudeste completou, neste dia 4 de agosto, 16 anos de história, tornando este semanário cada vez mais tradicional e reconhecido na Zona da Mata Mineira e em tantas outras regiões do nosso Brasil.
A credibilidade foi conquistada devido a conjunto de fatores, advindo tanto dos profissionais que fizeram e fazem parte da equipe, mas também à colaboração dos parceiros, patrocinadores e anunciantes, que confiaram em nosso trabalho, ao longo dos anos, comprovando nosso lema: ‘Informação levada a sério’.
Na última sexta (4), o jornal esteve em comemoração e, na oportunidade, degustamos dos saborosos bolos de Benta e Joana (torta doce e salgada) e da Pannebolo (torta de mousse), além de muito refrigerante.
Equipe atual: Lúcia Helena de Oliveira Brambila (diretora presidente, repórter e coordenadora do Departamento de Marketing), Aquino Cavalher (redação e diagramação), Raphael Amorim (diagramação) e Cláudio (auxiliar de serviços externos).
Lúcia Helena agradece a todos os colaboradores, colunistas, parceiros, amigos, patrocinadores e anunciantes que ajudaram a fazer o nome Folha do Sudeste ser um verdadeiro destaque em nossa região.
O Folha do Sudeste atua nos seguintes segmentos: jornal impresso (com assinantes, leitores e parceiros em toda a região e várias capitais), site (www.folhadosudeste.com) e Redes Sociais (Facebook, Instagram, etc.).
Os jogadores Sorato, Mauro Galvão, Donizete “Pantera” e Túlio Maravilha fizeram o Jogo das Estrela em Muriaé no campo do Cruzeiro, através dos idealizadores Kalu (ex-goleiro profissional) e Magno Perim (diretor do Colégio Equipe Muriaé), no ultimo domingo 6 de agosto.
O instrutor do PROERD CB Bernardes da Policia Militar, sabendo da vinda dos jogares a Muriaé e amigo dos idealizadores, viu a oportunidade de explicar às Estrelas do futebol brasileiro a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que é aplicado para os alunos dos 5º Anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Muriaé. Marcou um encontro com os jogadores e organizadores do evento, no restaurante Serra do Sol do SESC, no sábado (5), para saborear a deliciosa culinária da casa e foram muito bem recebidos pelos anfitriões José Alberto e sua esposa Selma e toda equipe.
Foi repassado aos atletas que o PROERD visa manter nossas crianças longe das drogas e da violência através de 10 aulas bem explicadas e ministradas por Policiais Militares.
E que a presença dos grandes jogadores servem para abrilhantar o 10º aniversário do 47º BPM nesse ano de 2017.
Os jogadores apoiaram essa ideia.