Prefeitura disponibiliza vacina nas UBS’s e Centro Municipal de Imunização para prevenir doença; causa de uma morte está sendo investigada
Muriaé registrou cinco casos confirmados da gripe influenza. Quatro pacientes, de 1 mês, 8 meses, 2 anos e de 69 anos de idade, já receberam alta e não correm risco de morte. O quinto paciente veio a óbito, porém a causa está sendo investigada. Para prevenir a doença, a Prefeitura está disponibilizando, de forma gratuita, vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro Municipal de Imunização.
Exames estão averiguando qual patologia causou a morte de um homem de 69 anos, já que ele apresentava sintomas de outras doenças. Morador de Muriaé, ele deu entrada no Hospital São Paulo dia 3 de junho e faleceu dia 5 deste mês.
Outras quatro pessoas (de 4 meses, 60, 76 e 80 anos de idade), também residentes na cidade, são suspeitas de terem contraído a doença. Elas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva de dois hospitais, onde estão recebendo tratamento e sendo monitoradas.
A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave, mas que tem cura. O vírus é transmitido pelas secreções respiratórias, a partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, causando lesões pulmonares, que podem evoluir com complicações e serem até fatais, se não tratadas a tempo. Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.
Vacinação está sendo realizada nas unidades de saúde
O método mais eficaz para prevenir a doença é a imunização. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação protege contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, os três tipos que atualmente circulam no Brasil. As doses estão disponíveis nas UBS’s e no Centro de Imunização e são aplicadas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30min. “A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de inverno, época de maior circulação dos vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença. Orientamos a população a se vacinar e procurar uma unidade de saúde se apresentar os sinais e sintomas da gripe”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.
Os sinais e sintomas da influenza, em geral, são:
– Febre alta
– Calafrios
– Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
– Dor de cabeça
– Dor de garganta
– Cansaço
– Dor muscular
– Coriza
Vacinação contra gripe influenza:
Local: Unidades Básicas de Saúde de Muriaé e Centro Municipal de Imunização (localizado ao lado do Terminal Rodoviário, Centro)
Horário: das 8h às 16h30min
Público-alvo:
– Idosos;
– Crianças com mais de 6 meses e menores que 5 anos;
– Pessoas que apresentam doenças crônicas e outras categorias de risco clínico;
– Grávidas;
– Puérperas (até 45 dias pós-parto);
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional;
– Jovens que cumprem medidas socioeducativas;
– Professores;
– Trabalhadores da saúde.
Documentos necessários: cartão de vacina e receita médica para pessoas com doenças crônicas
*Para receber a dose, é necessário apresentar cartão de vacina e receita médica (para pessoas com doenças crônicas).
*Para quem faz acompanhamento médico na própria UBS não é preciso receita.