O músico muriaeense João Paulo Souza ganhou o Troféu de Campeão Regional no 15º Festival de Viola de Piacatuba (Leopoldina), com a música “O veneno da Morena”, de sua autoria. Segundo o músico, esta foi a quinta ou sexta edição do festival que ele participa, mas a primeira vez que recebe um prêmio. “O fato de participar do Festival, é, talvez mais importante do que ganhar o título! Mas é motivo de muita satisfação ter sido julgado pelo júri, e eleito junto com a equipe de quatro músicos e o parceiro de composição, Antônio Marcos dos Santos.”
Em entrevista à Folha do Sudeste, o violeiro conta que na família havia pessoas que gostavam de música, então o rádio ligado em casa era constante! O primeiro contato com o violão veio aos 12 anos de idade, mas a carreira começou aos 14, quando se apresentava em festas e bailes. No inicio, com seu irmão Adilson, e também com outros parceiros de música, cantavam repertório de forró. Aos poucos, começou a carreira solo, cantando em bares, fazendo voz e violão.
João Paulo diz que a inspiração para compor “O veneno da morena” veio num fim de tarde, durante uma conversa com o parceiro de composição, Antônio Marcos. “Como nos primeiros versos da música, que diz: “o sol já vai sumindo, leva a luz de mais um dia”, estávamos na roça em São João do Glória e a música foi acontecendo.”
Sobre os próximos passos na carreira de músico, João Paulo, que é funcionário público municipal, afirma que segue cantando em festas, bares e restaurantes. “Aos poucos busco me consolidar como intérprete e compositor, com muito respeito ao público e à música.”
O violeiro aproveitou a ocasião para mostrar gratidão a toda equipe que esteve com ele no festival. “Ficam os agradecimentos à equipe de músicos: Anderson Jóia (percussão), Davidson (flauta), Antônio Jorge e Jeferson (violões).”