Programa LATIN é desenvolvido em países vizinhos e auxilia no diagnóstico de doenças cardíacas com atendimento rápido e preciso
No mês em que comemora 35 anos de existência, o Hospital Prontocor, de Muriaé, na Zona da Mata mineira, anuncia uma parceira com a Lumen Foundation e a ITMS para combater uma das doenças cardíacas que mais mata em todo o mundo: o infarto agudo do miocárdio. No dia 16 de agosto, a partir das 15h, a instituição apresentará o Programa LATIN para prefeitos e secretários de saúde da região, a jornalistas e a profissionais de saúde. O evento acontece no auditório do hospital, que fica no terceiro andar.
Realizado em várias cidades de países vizinhos e presente em mais de 15 municípios brasileiros, o LATIN é uma parceria acadêmico-científica que possui o objetivo de desenvolver uma rede de comunicação entre profissionais de saúde, chamada Telemedicina. Por meio dela, o programa oferece um gerenciamento abrangente e economicamente viável para identificar casos de infarto, aumentando as chances de sobrevida dos pacientes.
Utilizando dispositivos de telecomunicações especiais, o Latin America Telemedicine Infarct Network (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) conectará unidades de tratamento básico e ambulâncias ao Prontocor. Os socorristas de emergência transmitirão, em tempo real, dados do paciente a um cardiologista da instituição que irá fornecer um diagnóstico preciso, além de recomendar o tratamento pré-hospitalar antes da pessoa chegar ao hospital. Com este diagnóstico em mãos, os médicos podem iniciar o tratamento com muito mais rapidez e eficiência, elevando as chances de salvar vidas ou de impedir que o infarto cause grandes sequelas ao paciente.
“Se uma pessoa estiver passando mal em Além Paraíba, por exemplo, poderemos, por meio da Telemedicina, empregada no Programa LATIN, diminuir o tempo de diagnóstico e tratá-la com muito mais eficiência”, salienta o Dr. Ewerton de Souza Abreu, um dos responsáveis por desenvolver o programa na região.
A telemedicina promove o intercâmbio de informações médicas de um local a outro via comunicações eletrônicas para melhorar o estado de saúde clínica do paciente. Permite que um tratamento cardíaco que salva vidas tenha início na unidade de tratamento básico ou na ambulância e não na chegada ao hospital. Inicialmente, a previsão é conectar ao programa 400 mil pessoas já atendidas em unidades básicas de saúde e outros sistemas de saúde.
Com o LATIN, o Prontocor espera ajudar mais pessoas de toda a região, já que facilitará o contato entre o cardiologista e o socorrista. Com mais de três décadas atuando na Zona da Mata, o hospital é referência em tratamento cardiovascular, com mais de 20 mil procedimentos invasivos, além de cirurgias de alta complexidade.
Sobre o LATIN
A Lumen Foundation e a ITMS estabeleceram uma parceria acadêmico-científica para desenvolver o programa de uma rede de telemedicina e oferecer um gerenciamento abrangente e economicamente viável para o Infarto Agudo do Miocárdio em toda a América Latina.
U t i l i z a n d o d i s p o s i t i v o s d e t e l e c o m u n i c a ç õ e s especiais, o LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network) conecta unidades de tratamento básico e ambulâncias à rede de centros de tratamento. Os socorristas de emergência transmitem, em tempo real, o ECG e outros dados médicos a um cardiologista remoto que pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento pré-hospitalar em 10 minutos, geralmente antes de o paciente chegar ao hospital.
Sobre o Hospital Prontocor Muriaé
O Prontocor é um hospital referência em cirurgias cardiovasculares de alta complexidade que acaba de completar 35 anos de existência. Nesse tempo, realizou mais de 20 mil procedimentos invasivos.