“O livro é uma relíquia e é muito bom poder doar, passar para outras pessoas, para que elas tenham esse conhecimento”. Este é um sentimento comum compartilhado por quem doa livros e foi citado pela CaL Solange de Paula Nogueira. Ela foi uma das doadoras para o projeto “Carro do Livro”, uma iniciativa da Biblioteca Comunitária do Aeroporto, que agora tem parceria com o Lions Clube Muriaé Helen Keller.
Desde março, o projeto visa levar livros às comunidades para atender crianças e adolescentes de Muriaé. A Coordenadora do Projeto, Viviane Silva, explica que eles decidiram cobrir também o período das férias escolares, para que “as crianças e os adolescentes tenham acesso à literatura durante todo o ano”. A abrangência do projeto já englobou crianças do bairro Aeroporto, Gaspar e Escolas: Municipal Stela Fidelis e Estadual, Maria Antônia Múglia.
Para Viviane, o impacto do projeto é significativo: “Nós vamos em algumas escolas, colocamos o Carro do Livro lá dentro, os alunos escolhem e nós emprestamos. É muito bom, os professores trabalham o material, alguns fazem rodas de leitura e tem a possibilidade de levarem para casa também”, explica.
‘Negocia Energisa’ oferece também parcelamento em até 36 vezes para os clientes da Energisa Minas Rio.
Ninguém gosta da sensação de estar com uma conta em atraso. Muito menos de correr o risco de ter o fornecimento de energia interrompido. Pensando nisso, a partir de 04 de novembro, a Energisa oferece uma nova oportunidade para os clientes regularizarem suas contas em atraso, com condições de pagamento exclusivas. A campanha ‘Negocia Energisa’, que segue até 3 de janeiro de 2025, permite o parcelamento em até 36 vezes, sem entrada inicial, com descontos de até 80% sobre o valor da dívida. As condições são válidas para clientes de baixa tensão – residências e pequenas empresas – que tenham ao menos uma fatura vencida há mais de um dia.
Essa iniciativa abrange as distribuidoras da Energisa nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Paraíba e Paraná.
“A Energisa está empenhada em criar facilidade, analisando cada situação individualmente para oferecer as melhores condições de negociação. Nosso foco é o melhor atendimento às necessidades do cliente. Proporcionamos flexibilidade para que todos possam regularizar suas pendências de forma conveniente e vantajosa”, reforçou Newton Santos, diretor de proteção de receita do Grupo Energisa.
Numa sessão com diversos projetos significativos para o município em pauta, a Câmara de Muriaé aprovou a reabertura do programa FIQUE EM DIA que permite a quitação de dívidas com o município com descontos de até 100% em juros e multas. Também foram aprovados os projetos que prevê a não exigência de pedido médico para realização de mamografia no município, a implantação do programa MURIAÉ PARA TODOS com revitalização de espaços públicos e realização de atividades de lazer, assim como, a doação de livros em desusos nas escolas municipais para as associações de catadores. Além disso, os vereadores aprovaram convênio para compra de instrumentos musicais e declarações de utilidades públicas para duas organizações sem fins lucrativos, assim como foram criadas novas datas especiais no calendário municipal.
FIQUE EM DIA é reaberto para quitação de dívidas em condições especiais com a Prefeitura
O projeto Nº 296/2024 reabre, excepcionalmente, o prazo para adesão ao programa de regularização extraordinária fiscal, denominado FIQUE EM DIA, instituído pela Lei Nº 6.505/2022.
Os interessados em realizar o pagamento de dívidas nas condições excepcionais estabelecidas por essa Lei deverão requerer, no período de 2 a 27 de dezembro de 2024, a emissão do Documento de Arrecadação Municipal – DAM, ou equivalente, junto ao Setor de Dívida Ativa da Procuradoria do Município de Muriaé.
Poderão ser objeto do Programa FIQUE EM DIA todos os créditos tributários ou não tributários inscritos em dívida ativa até a data da publicação desta Lei, devidos à Fazenda Pública do Município de Muriaé, ajuizados ou a ajuizar, protestados ou não, com exigibilidade suspensa ou não, ainda que esteja sendo discutidos administrativa ou judicialmente, bem como eventuais saldos de parcelamentos em andamento, não integralmente quitados, ou parcelamentos rescindidos, desde que preenchidas as demais condições previstas na Lei nº 6.506/2022
Segundo essa Lei, no caso do pagamento à vista, o devedor que efetuar o pagamento do montante devido em parcela única será beneficiado com a redução de 100% (cem por cento) da multa de mora e 100% (cem por cento) dos juros de mora.
Mas o devedor também poderá efetuar o pagamento do montante devido mediante parcelamento, com prestações mensais, iguais e sucessivas, nas seguintes condições:
– qualquer que seja o valor da dívida a pessoa se optar em dividir em até 06 (seis) parcelas, terá redução de 70% (setenta por cento) da multa de mora e 100% (cem por cento) dos juros de mora, já de 07 (sete) até 12 (doze) parcelas, obterá redução de 50 % (cinquenta por cento) da multa de mora e 90% (noventa por cento) dos juros de mora e de 13 (treze) até 24 (vinte e quatro) parcelas, alcançará redução de 40 % (quarenta por cento) da multa de mora e 80% (oitenta por cento) dos juros de mora.
– dívida superior a R$81.936,10 (oitenta e um mil, novecentos e trinta e seis reais e dez centavos), poderá ser paga em até 36 (parcelas) parcelas, com redução de 50 % (cinquenta por cento) da multa de mora e 90% (noventa por cento) dos juros de mora.
Aconteceu na noite de terça-feira, 12 de novembro, no SENAI – Muriaé, uma Conferência Pública sobre Desdobramento Astral e Sonhos Lúcidos. O conferencista Hiago Récio, discutiu como esses métodos podem ser ferramentas para o autoconhecimento e o despertar da consciência. Segundo Hiago, explorar os sonhos permite acesso ao subconsciente, ajudando a identificar simbolismos e conflitos internos. “Esses sonhos podem trazer soluções, mas muitas vezes não sabemos interpretá-los”, explicou.
Hiago também destacou estudos que associam práticas como a meditação à cura da depressão. “Pacientes que se curaram por meio da meditação não tiveram recaídas, ao contrário de alguns tratamentos medicamentosos. O Desdobramento Astral tem relação com isso, pois envolve concentração e controle da mente, o que ajuda no tratamento de traumas e vícios”, disse ele.
Os jovens vereadores de Muriaé tiveram o auxílio dos vereadores e seus assessores na última semana para elaborarem, conforme o padrão já estabelecido em regimento interno da Câmara, suas matérias legislativas, entre elas, projetos de lei, requerimentos e indicações. Numa tarde muito produtiva, os adolescentes puderam exercer a atividade parlamentar de forma prática, atuando nos gabinetes dos vereadores na busca de soluções paraproblemas que consideram prioritários em Muriaé.
Ao todo, foram elaborados cinco projetos de lei, trêsindicações ao executivo e quatro requerimentos ao Demsur que serão apresentados as comissões para serem analisados e, na sequência, serão discutidos e votados por todos os jovens vereadores do Projeto Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo, da Câmara de Muriaé. A penúltima sessão do ano dos jovens vereadores da Legislatura 2024 acontece nesta quarta-feira, dia 13 de novembro.
Projetos versam sobre áreas como educação e meio ambiente
O projeto do Jovem Vereador Felipe Pinheiro da Silva “Institui a instalação de lixeiras biosustentáveis em todas as escolas municipais de Muriaé, para incentivar a coleta seletiva e a destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos.
Já o projeto do jovem Vereador Vitor Emiliano apresentou o projeto de Lei que instituí, no âmbito do município de Muriaé, o programa “QUEM AMA, CUIDA”, com o objetivo de buscar apoio da iniciativa privada e da pessoa física na conservação de praças, parques, jardins, áreas de ginástica, esporte e lazer, logradouros públicos, lagoas e bosques.
Salário compatível com o mercado, desenvolvimento de carreira e oportunidades em uma boa empresa. Esses são alguns dos benefícios oferecidos pela Energisa Minas Rio.
Na região Sudeste, como Cataguases e Matipó, essa chance está ainda mais perto. A Energisa está com 11 vagas de emprego abertas para diversos cargos e vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Mas para quem tem disponibilidade, ao todo, são 211 vagas disponíveis pela Energisa em todo o país. Somente este ano, a Energisa já contratou mais de 2 mil profissionais. São oportunidades de diferentes níveis, em diversas áreas e em muitos estados do Brasil.
O salário oferecido depende do cargo, experiência e formação. Além da remuneração, o funcionário tem direito a planos de saúde e odontológico, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), programas de qualidade de vida, e parceria com o Gympass, que dá acesso a mais de 18 mil academias no Brasil, entre outros.
As vagas de emprego podem ser acessadas na plataforma de carreiras da Energisa em https://grupoenergisa.gupy.
E se não tiver a vaga desejada no momento, o interessado já pode cadastrar o currículo no Banco de Talentos, que a Energisa entrará em contato assim que surgir a oportunidade aderente ao perfil do profissional.
A pressão popular em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala de trabalho 6×1 tem mostrado efeitos no Legislativo. Nas primeiras horas desta segunda-feira (11/11), o número de parlamentares que assinaram a proposta aumentou de 71 para 100.
A mobilização pelo fim da escala 6×1 ganhou força nas redes sociais após a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentar a PEC na Câmara dos Deputados. Erika tem usado as redes sociais para incentivar outros deputados a apoiarem a proposta, que precisa de 171 assinaturas para ser formalmente apresentada.
A proposta é uma iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), que já obteve 1,3 milhão de assinaturas em uma petição online em defesa da medida.
O que a PEC defende?
A PEC busca alterar o trecho da Constituição que atualmente limita a jornada de trabalho a oito horas diárias e 44 horas semanais, para permitir novas formas de distribuição do expediente, como a escala 4×3, proposta pelo VAT.
O texto também pretende modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que atualmente estabelece um dia como o período mínimo de descanso para o trabalhador.
Nota de Falecimento
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cláudio Ligeiro, carinhosamente conhecido como Batata. Companheiro atuante do LIONS Clube Muriaé Centro por muitos anos, ocupou diversos cargos de destaque, sempre com dedicação e generosidade. Casado com Diva, pai, avô e um ser humano exemplar, deixa uma saudade imensa em todos que o conheceram.
Vá em paz, Batata. Que Deus o receba de braços abertos.