horta hor ho

Iniciativa criada a partir de curso de capacitação para educadores, realizado pela Votorantim Metais, beneficiou 23 famílias

A educadora e criadora do Aqui tem horta, Leila, com o Sr. Antônio, um dos participantes do projeto

 

Um projeto em Santo Antônio do Rio Preto, distrito de Miraí, na Zona da Mata de Minas Gerais, incentivou o cultivo de hortas em 23 residências do município. A iniciativa, originada a partir do Curso de Capacitação em Educação Ambiental, realizado pela Votorantim Metais, além de conscientizar sobre a redução da geração de resíduos está contribuindo para aumentar a fonte de renda para algumas famílias beneficiadas.

 

Com o tema Escola, Consumo e Descarte (Geração de Resíduos), o curso capacitou, ao longo de 2013, mais de 40 professores e profissionais da área da educação de 13 cidades da região, para criarem projetos nas localidades onde atuam, com o objetivo de conscientizar alunos e comunidade e proporcionar a mudança dos hábitos relativos ao consumo exagerado e ao descarte.

 

De acordo com o gerente das Unidades da Votorantim Metais na Zona da Mata, Christian Andrade, a ideia é ampliar o atendimento em educação ambiental nas escolas e contribuir para a qualidade do ensino, estimulando a formação de cidadãos conscientes com o seu meio. “Os cuidados com o meio ambiente são premissas em todas as atividades da Votorantim Metais e levar esse conhecimento para os municípios onde a empresa atua pode ajudar a desenvolver jovens mais atentos e comprometidos com as temáticas ambientais”, ressalta.

 

Entre os projetos desenvolvidos no curso e implantados, destacou-se o Aqui tem Horta, criado pela educadora Leila Aparecida da Silva Lima, no distrito de Santo Antônio do Rio Preto (MG). “A ideia era incentivar a plantação de hortas nas residências dos moradores, com o intuito de reduzir o acúmulo de resíduos no local, que poderiam vir a causar doenças nas crianças e nos moradores”, explica.

 

Cada família limpou o próprio quintal. A prefeitura fez a coleta do lixo retirado e parte do material foi reciclado. “Também fomos à usina de triagem, recolhemos alguns monitores de computador e, com a participação dos alunos, os transformamos em lixeiras, que foram distribuídas pelo município“, ressalta Leila.

Em seguida, o secretário de meio ambiente de Miraí, Tárick de Barros, ministrou um curso para os participantes do projeto sobre plantio. E, por meio de parceria com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), que doou as sementes, e com a Votorantim Metais, que cedeu o adubo, as plantações foram iniciadas.

 

As residências receberam uma placa com o nome do projeto e as três melhores hortas foram premiadas com mangueiras para irrigação e caixas de ferramentas de jardim. Em algumas casas, as famílias já estão colhendo e vendendo verduras e legumes, como alface, cebolinha, quiabo e mandioca. “Ao longo do ano, fizemos várias visitas de acompanhamento, o que contribuiu para o bom crescimento das hortaliças e consequente retorno financeiro às famílias”, salienta a idealizadora da iniciativa.

 

O Sr. Orlando Machado Ferreira, um dos participantes da ação, está bastante satisfeito com o projeto. “Foi muito bom aprender mais sobre plantio. Já estamos vendendo nossos produtos para as pessoas e restaurantes e doando para o asilo”, comemora o aposentado.

 

O Curso de Capacitação em Educação Ambiental integra o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desenvolvido pela Votorantim Metais em seis municípios de atuação na região da Zona da Mata, com o objetivo de estimular a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação dos recursos naturais.

 

Assessoria de Imprensa:Juliana Pio

Fotos: Arquivo Votorantim Metais

Share: