A Pastoral da Criança do bairro Pe. Tiago (Marambaia) realizou, no Centro Cultural Pe. Tiago, sua primeira reunião deste ano. Tradicionalmente, os encontros acontecem no último sábado de cada mês e este dia 29 de fevereiro marcou o início do ano de 2016, janeiro foi feito o recadastramento das crianças. As atividades conforme de costume são: visita domiciliar, controle do peso das crianças, no dia da reunião acontece celebração da vida, brincadeiras, palestras e um lanche comunitário. Atualmente, são atendidas 48 crianças, coordenados por uma equipe de voluntários com capacitação feita pela Pastoral. A coordenadora da Pastoral, Joana Darc A. O. Carmo, destaca: “ficamos felizes de poder ajudar de alguma maneira”. A Pastoral agradece os coordenadores Lourdinha Jabôr e José Luiz. As voluntárias que têm atuado são: Joana, Rita, Nilza, Ana, Vilma, Edna, Nilsiene, Nilsiane, Luzia, Dinéia, Juliana e Renata. A Pastoral conta com o grande apoio da comunidade e principalmente do Braizinho e sua esposa. As inscrições estão abertas até o dia 30 de março após a celebração na Comunidade N.S. Aparecida e São José.
O presidente da Associação dos Feirantes de Muriaé, Mário Vaz Lorete, lidera uma campanha com os demais colegas de trabalho que tem por objetivo doar semanalmente cerca de 30 caixas de mercadorias para o Lar Ozanam, incluindo legumes, verduras e frutas. Ele agradece os amigos feirantes pela cooperação e ajuda, que fazem com prazer e respeito. Todas as quartas-feiras e sábados, há mais de três anos, sai uma Kombi da Feira do Produtor, para transportar os alimentos até o seu destino. “Não sabemos o dia de amanhã e é um motivo muito justo. São mercadorias de primeira qualidade e gostaríamos de conquistar essa solidariedade no coração da população de nossa cidade, para que também possam cooperar com o asilo. Nós fazemos também isso para muitas outras entidades, para pessoas que precisam e nos procuram. Somos seres humanos, então temos o prazer de dividir”, explica.
O ilustre André Quintão, Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, durante sua visita por nossa região, com sua comitiva, compareceu na Cozinha Comunitária do bairro Aeroporto, prestigiou o trabalho lá realizado e degustou do prato do dia, rendendo elogios a todos junto a sua comitiva. Tal marco aconteceu na manhã da última sexta (26), sendo acompanhado por várias autoridades e representantes da sociedade civil muriaeense.
De acordo com André Quintão, esse é um projeto muito importante, que precisa ser preservado e divulgado. “Temos aqui segurança alimentar e nutricional garantida, com qualidade, e um projeto que se emprega na agricultura familiar também”, avalia. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Claudia Aquino, afirmou que foi uma satisfação e alegria imensa recebê-lo. “Ele fez questão de conhecer o programa e almoçar conosco, aqui nas dependências. Ficou encantado com a higiene, o alimento e a estrutura. E nós, honrados com a presença dele”, completa.
O prefeito Aloysio Aquino revelou que está analisando a possibilidade de fazer mais cozinhas comunitárias, assunto que chegou a comentar com o secretário estadual. “Temos que ter sempre parcerias como essa. Ele é uma pessoa que está sempre presente, atua no cargo certo e ajuda a administração regional. Sabemos que é uma pessoa que faz muito e pode fazer ainda mais”, finaliza.
Leandro Lopes explica que almoça todo dia no restaurante, degustando de uma comida bem feita, preço muito bom, qualidade excelente e cozinha limpas, além de cada dia um cardápio diferente. Baiano concorda com ele e afirma que também se tornou cliente. Para ele, todos os bairros deveriam ter um programa como esse. “Estão de parabéns. Se ampliarem, ficará melhor ainda. Aqui podemos economizar muito e isso é importante com a crise que vivemos”, afirma.
Pense em um local aconchegante, confortável, moderno, sofisticado e convidativo. Agora pense em um alguém que preza pelo bom gosto, requinte e excelência no atendimento. Por fim, imagine uma cerveja artesanal personalizada, que reúna sabores e aromas únicos, encantadores e diferenciados, com aparência e espumas perfeitas, tornando-a uma bebida versátil com várias possibilidades. Dentre elas a variação de ingredientes e sua proporção, grau de maltagem, teor alcoólico, tipo de lúpulo, fermentação, temperatura e o cumprimento eficiente e delicado de cada etapa até o armazenamento e envase. Tudo produzido dentro de instalações que possibilitam o processo ideal em uma nova e surpreendente experiência, nos altos padrões de exigência para satisfazer os paladares mais exigentes dos apaixonados por cerveja, sendo, ainda, servidos na temperatura e copos corretos para melhor degustação. Para completar, um excelente cardápio com pratos especiais desenvolvidos harmonizando com os sabores das cervejas (muitos até mesmo levam a bebida em sua composição), trazendo um novo conceito, o qual podemos chamar de bebidas gourmet.
Conseguiu imaginar tudo isso? Talvez você tenha pensado em uma realidade distante, em outra cidade ou país, mas a boa notícia é que esse sonho está muito mais perto do que possa imaginar: em nosso próprio município. Trata-se da Beer Halls, novo empreendimento do jovem e vitorioso empresário Renato Coelho, que inaugurou a cervejaria artesanal, no último domingo (28), na Av. Dr. Passos, Barra. “Trata-se de uma nova proposta, que, depois de muita pesquisa, resolvemos apostar, pois Muriaé possui uma economia crescente e com grande movimentação. Além disso, o público de cervejaria é bastante numeroso. Não tenho dúvidas de que atenderá prontamente às expectativas”, explica o empresário inovador. Com um novo conceito de culinária e bebida, o estabelecimento recebe a assinatura dos pratos do chef Erasto Felipe Belinato. Os muriaeenses, como não poderia deixar de ser, compareceram em grande número para prestigiar o primeiro dia de funcionamento, mesmo com a chuva do fim do dia. E não se arrependeram, claro, pois ao final foram só elogios rendidos à primeira cervejaria artesanal de Muraé, corroborando seu sucesso. Para quem não sabe, as cervejas artesanais são muito mais saborosas que as industrializadas, por isso, vale a pena conhecer e se surpreender com a nova sensação proporcionada ao paladar.
O brewpub (bares que produzem sua própria cerveja) tem o objetivo de possibilitar a experiência tão sonhada pelos apreciadores de cervejas artesanais, que têm agora a oportunidade de saborear a cerveja produzida diretamente do tanque. O estabelecimento possui dois andares, sendo que no primeiro localiza-se o bar e restaurante, com um amplo e chamativo balcão, decoração convidativa e ambiente perfeito para recepcionar os clientes. O segundo andar conta com grandes tonéis de aço inox, tanques de brassagem, fermentação, maturação e todos os aparatos necessários para fazer cervejas. São produzidos basicamente quatro tipos de cerveja: Pilsen Premium (clássica, frescor considerável, coloração amarelo-dourada, amargor de baixo a moderado), Weiss (cerveja de trigo, de alta fermentação, encorpada e com aroma frutado, frescor singular ao paladar, notas de nozes e caramelo com um toque de lúpulo), Red Ale (tonalidade escura avermelhada, complexa, forte e de alta fermentação, com notas de malte torrado e frutas vermelhas secas) e Indian Pale Ale (sabor marcante, coloração âmbar, alta fermentação, perfeito equilíbrio entre o caramelo e notas florais do lúpulo, leve sensação de amargor, trazendo a sensação característica da cerveja lupuada características da IPA).
Na noite do último sábado (27), foi realizada a grande festa de Inauguração dos Vestiários do Campo da Associação Miradourense de Atletismo (AMA). O objetivo da obra é proporcionar benefícios para o esporte, o lazer e o social. A solenidade contou com a presença de várias autoridades locais, regionais e estaduais. Já a música ao vivo ficou por conta de Toinzinho do Acordeon. Na ocasião, esteve presente o prefeito de Miradouro, Mirim, que fez um breve discurso para os presentes. O presidente da AMA e idealizador da obra, Marcos Aurélio de Freitas Pinto (Xuxinha) ficou feliz com a conclusão da estrutura trabalhada, a qual acredita que suprirá uma demanda que o município possuía. “É muito importante para o município, pois trata-se de uma associação de atletismo. Ficou quatro meses em obra e conseguimos concluí-la com R$ 50 mil. Tivemos o prazer de entregar para os miradourenses essa grande benfeitoria. Agora o AMA tem outra moral e as pessoas vêem uma estrutura melhor. Agradeço a todos que ajudaram direta ou indiretamente”, explica.
Sua esposa Gilsilene Maria Mendes, vice-prefeita de Miradouro, sempre apoiou seu esposo Xuxinha, e ficou feliz por concretizar mais um sonho com o apoio e a liberação de recursos do Estado. “Temos nosso amigo André Quintão, que conhece a realidade do município. Todos têm acreditado em nosso trabalho e nos ajudaram a concluir mais essa obra, dentre tantas. É gratificante, porque vemos que a qualidade ficou além da expectativa. A AMA sedia campeonatos com a participação de vários times da região, então foi um ganho muito grande. Acreditamos no potencial do esporte e em resgatar as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, que deixam de seguir outros caminhos. Os atletas agora têm mais conforto e um gramado de excelência, um verdadeiro tapete, mil vezes melhor que o anterior. Ele foi trabalhado durante o ano de 2015, mas valeu a pena esperar. Só com união conseguimos. Trabalhamos e chegamos ao resultado, atendendo as necessidades da população. Foi mais um investimento importante”, afirma.
Presente no evento, o ilustre secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Filho, declarou que foi uma alegria muito grande participar da inauguração. “Fico muito satisfeito de estar aqui mais uma vez, em um dia de festa e realização, mostrando que o município está preocupando com o esporte”, diz.
Também prestigiou a inauguração o ilustre deputado estadual e secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, durante sua visita nos municípios da região, conhecendo as obras e entidades assistenciais. “A orientação do nosso governador Fernando Pimentel é que tenhamos uma administração muito próxima dos municípios, principalmente os menores, esquecidos em outras gestões. Estamos acompanhando de perto as ações, fortalecendo os trabalhos, efetivando compromissos e repassando em dia os recursos para as cidades, numa relação construtiva, independente do partido. Miradouro é uma das cidades que recebe nosso apoio e fico feliz em ver o compromisso com o esporte, o lazer, a saúde e a área social”, completa.
A obra ganhou o nome do atual presidente Gessy Maurício (Pelé), colaborador que sempre trabalhou na AMA, prestando serviços relevantes para manutenção da estrutura básica e atividades. Ele mostrou-se feliz por receber a homenagem e agradeceu pela lembrança. Presidente da associação, zelador e voluntário com muitos anos de dedicação, ele ficou feliz em ser homenageado em vida, porque geralmente as homenagens que dão nome às obras são póstumas.
Durante a solenidade de inauguração, a Associação Miradourense de Atletismo, através do presidente Marco Aurélio e sua esposa Gilsilene, entregaram ao deputado André Quintão (PT), uma placa em agradecimento pela destinação de recursos por Emenda Parlamentar no valor de 30 mil, para a construção do alambrado do campo.