A Igreja São José Operário, bairro Safira (Paróquia Santa Cruz) matriz, sede que abrange 9 comunidades comemora em 2017 seu Jubileu de Ouro. Foi iniciado o Novenário de São José Operário, no dia 23 de abriu, seguindo até dia 1º de maio, dia do padroeiro. Segundo o pároco Pe. Severino, São José tem duas festas litúrgicas: a oficial, no dia 19 de março, e a de São José Operário, que surgiu mais recentemente, criada pelo Papa Pio XII, para atender as necessidades dos trabalhadores de todo mundo.
Segundo ele, nos tempos atuais, é necessário ter uma preocupação com o trabalho, o desemprego e as injustiças sociais, uma época de reflexão, para recorrer à interseção de São José, definido nas Sagradas Escrituras como um homem justo, invocando-o como modelo de justiça e de honestidade, servindo de espelho para todos os trabalhadores. “Em cada dia de festividade, uma das comunidades fica responsável pela liturgia. Alguns padres da cidade, de outras paróquias, também virão celebrar, dando sua contribuição como sacerdotes amigos. As pessoas têm a devoção e admiração com muitos santos e isso é muito bonito, mas São José e a Virgem Maria são duas diferentes figuras santificadas, pois os outros escolheram Deus e eles foram escolhidos por Deus. Por isso, devemos sempre recorrer à interseção deles”, afirma. Ele convida todos os muriaeenses para acompanhar as festividades da igreja.
Pe. Severino está atualmente há 6 meses na paróquia, mas já está de saída. Isso porque os superiores da Congregação dos Passionistas resolveram entregar a paróquia ao Bispo, algo que ele não foi muito favorável, porque acredita que estava sendo feito um trabalho muito bonito e proveitoso, com as comunidades crescendo fisicamente, na unidade e fraternidade. “Conseguimos com a contribuição e sensibilidade do povo fazer muitas melhorias. A Igreja São José Operário é a mais velha da paróquia e tem que ser enaltecida nessas festividades de 50 anos. Temos registros de quando ainda era uma capelinha, mas foi crescendo, embora ainda tenhamos muito a fazer, com alguns projetos em andamento. Que Deus nos abençoe, revigore de ânimo, de alegria, na certeza de que vivemos essa bonita Era do Cristo Ressuscitado”, completa.
A equipe convida a todos para a 2ª Galinhada do Zé, que acontecerá no dia 30 de abril no salão da comunidade. Já no Dia do Padroeiro (1º de maio), às 8h, haverá carreata saindo da igreja e, logo após, missa às 9h e às 19h, encerrando as comemorações.
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil
– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores
A família Mania do Forró trouxe mais uma vez, para sua casa de shows, o ‘cãozinho dos teclados’, Frank Aguiar, que fez mais uma belíssima apresentação no último sábado (22), agitando a madrugada e alegrando o público presente. A história de amizade entre o cantor e a família vem de longa data. Ele faz questão de elogiar o modo com que é recepcionado e fez isso até mesmo em público, durante um show em Teresina PI, elogiando o casal Wilson e Dona Lourdes proprietários do Mania do Forró. Dessa vez não foi diferente; além da carinhosa recepção, convidaram Frank para mais um almoço em sua casa, com o saboroso prato ‘porco à pururuca no rolete’, feito na churrasqueira construída pelo casal.
Os Diretores do Mania do Forró, Maria de Lourdes Ventura Pinto e Wilson Paula Medeiros, há aproximadamente 15 anos à frente da direção do estabelecimento, contam que Frank Aguiar conquistou a família toda, desde que foram no Clube Boiadeiro conhecê-lo e marcar um show. Para eles, o cantor é muito carismático, uma pessoa maravilhosa e humilde, que passou a ser como um filho. “Nossa casa é também casa dele. Tentaremos trazer mais vezes, porque o show dele vale muito a pena. Ficamos muito felizes em saber que ele, desde a primeira vez em que esteve aqui, sentiu que estava em casa, com sua família. Isso é gratificante. Só gostaríamos que o povo de Muriaé nos prestigiasse um pouco mais, dando apoio, valorizando os shows que trazemos e comparecendo em grande número para apreciar. O Frank, por exemplo, é um cantor renomado e de sucesso, mas muitos não lhe dão o devido valor. Fazemos tudo com muito carinho e amor para o público”, explica.
Frank Aguiar mostrou sua alegria e satisfação de tocar mais uma vez em Muriaé, cidade que já faz parte da sua história. O cantor fechou com chave de ouro a noite, que teve abertura com o show de Fábio Ohany & Banda. Ele lembra que conhece a região há décadas, desde a época do estouro de seus hits, quando ganhou notoriedade nacional. Pela terceira vez fazendo seu grande show, destaca que o mais importante é ser prestigiado por uma família que se tornaram grandes amigos e que fazem tudo para que ele se sinta em casa. “Não tem preço chegar aqui, ser recepcionado com carinho e amor, essa comida saborosa e é tudo muito recíproco. Todas as vezes que venho, trago minha família, meus filhos e todos nós gostamos muito daqui. Foi muito bom tocar mais uma vez em Muriaé. Começamos por volta de 2h e fechamos a noite, madrugada a dentro, até umas 4h. Cantei aquelas músicas eternas, como ‘Morango do Nordeste’, ‘Mulher Madura’, ‘Prenda Minha’ e muitas outras que o público cantou junto e dançou muito, indo ao delírio. São canções que não são de modinha, pelo contrário, passam de geração para geração. Agora é dar sequência à agenda cheia, seguindo para Cataguases, no Clube do Boiadeiro, e depois São Paulo em mais um evento. Tenho 25 anos de carreira e fico feliz em viver o sucesso, o auge e depois conseguir manter o reconhecimento, porque no mundo musical isso é bem difícil. O segredo é amar o que fazemos, administrar e trabalhar para as pessoas não esquecerem. Deixo minha gratidão à família Mania do Forró e todos os muriaeenses que sempre me prestigiam”, declara.
O Mania do Forró é uma casa de eventos em que se trabalha em família. A equipe de segurança do Mania do Forró é comandada pelo genro do casal, Reinaldo, e a filha Nayra. A filha mais velha Aline e Wilsinho são responsáveis pelo bar. Já Wilson, é o dono do som e Maria de Lourdes fica na bilheteria. Sempre há uma atração de qualidade – essa semana, no sábado (29), por exemplo, será a vez de Paulo Junior, que toca com o casal desde que tinha 14 anos e iniciava sua carreira. Quem fará a abertura é o Nascente do Forró. Já no domingo (30), quem fará o show é o Toinzim do Acordeon. O Mania do Forró funciona todos os sábados, com atrações de qualidade. Durante a semana funciona a Cabana do Wilson (quiosque construído por ele mesmo), a qual abre às 16h30 e vai até 2 a 3h, de segunda a sexta e aos domingos também.
Biografia
Frank Aguiar nasceu em 18 de setembro de 1970, na cidade de Itainópolis PI, e cresceu entre 5 irmãos, aprendendo desde cedo com seu pai os primeiros acordes musicais. Casado e pai de quatro filhos, é cantor, compositor e instrumentista do gênero forró. Faz voz, toca teclado, violão e acordeom. Estudou música e é Bacharel em Direito. Também é pós-graduando em Ciências Humanas.
Desde sua infância já cantava publicamente em restaurantes e bailes de debutantes, momento em que seus talentos musicais foram descobertos. Aos 15 anos, deixou sua terra natal para estudar em Teresina-PI, onde ingressou na UFPI para fazer o curso de Música contra a vontade de seus pais que o queriam doutor. Ali era o início de uma trajetória vitoriosa na música, desde o lançamento de seu primeiro disco. Sua banda de apoio contou, por um período, com as irmãs Simone e Simaria nos vocais. Tem mais de 25 CDs gravados, entre álbuns de estúdio, ao vivo e compilações. Já foi indicado a diversos prêmios nacionais e internacionais de música, sendo premiado em alguns deles.
Em 2013 estreou seu próprio programa na RedeTV!, o ‘Frank Aguiar e Amigos’, aos domingos, versão do seu já existente e reconhecido programa de rádio homônimo e que tinha foco na música brasileira em geral e quadros de apelo popular. Em 2015, apresentou o programa na Rede meio Norte, em Teresina- PI. Chegou a se eleger deputado federal por São Paulo, em 2006. No ano de 2009, com um novo projeto político, Frank Aguiar torna-se o vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo SP, acumulando tão logo depois o cargo de Secretário de Cultura do município. Foi também cogitado para substituir o cantor e compositor Gilberto Gil no Ministério da Cultura.
O Sindicato Rural de Muriaé realizou, no último sábado (22), em sua sede, mais um leilão de sucesso, abrangendo os produtores rurais de Muriaé e região. O objetivo do Sindicato é atender dessa forma o produtor uma vez por mês e dar a possibilidade de diversificar sua atividade, criando outra fonte de renda. Segundo Henrique Aquino, presidente do Sindicato, foram vendidos gados de corte, gados leiteiros, cavalos, etc. “É um leilão que o produtor rural pode trazer até de máquina agrícola para ser vendida. Foi um sucesso, com 100% de vendas. O próximo leilão já está marcado para o dia 27 de maio, último sábado do mês. Estamos aqui para ajudar e apoiar a classe rural. Agradeço todos os vendedores e colaboradores, que trabalharam para cuidar do evento, as pessoas de fora que vieram nos prestigiar. Tivemos compradores da região de Miraí, Espera Feliz, entre outros. As portas estão abertas para quem quiser esclarecer suas dúvidas e se filiar \ao sindicato . Com certeza iremos realizar muitos outros eventos”, afirma.