Reunião discutiu ações para proteger crianças e adolescentes na cidade
A Prefeitura de Muriaé realizou nesta segunda-feira (12) – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – uma mesa redonda sobre o tema com autoridades da cidade para estudar estratégias para proteção de crianças e adolescentes na faixa etária entre 13 e 16 anos, idade em que só é permitida a atividade de aprendizagem. O encontro aconteceu no Teatro Belmira Villas Boas e teve objetivo de proteger as crianças do trabalho infantil e estreitar laços entre as instituições responsáveis e os órgãos públicos.
A mesa foi formada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gisele Aquino; pelo Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Adolescência, Fábio Laureano; pelo audiror fiscal do Ministério do Trabalho, Nilton Almeida Filho e pela representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Maria Reis. Foram discutidas novas estratégias e políticas públicas, ou seja, atividades de lazer, cursos, oficinas, ações artísticas e culturais, entre outras, para conscientizar e promover o bem-estar destas crianças e adolescentes.
Até os 13 anos, as crianças são proibidas de trabalhar e esta violação configura crime. O prefeito Grego reafirmou o compromisso com o desenvolvimento dos jovens da cidade. “Vamos até as famílias mais carentes que tenham crianças trabalhando, seja no campo, oficinas mecânicas ou em serviços ilegais, e vamos oferecer aprendizagem, crescimento saudável e oportunidades. Precisamos incentivar os estudos destes adolescentes, pois assim conseguiremos erradicar o trabalho infantil em nossa cidade e ofereceremos a eles um novo caminho”, ponderou o prefeito.