Parabenizamos o Pe. Paulo Roberto, pároco da Paróquia Santa Cruz, que comemorou idade nova no Sábado (28). Após uma missa celebrada por ele mesmo na Igreja São José Operário no Safira, ele ganhou uma festa surpresa preparada pela comunidade. Pe. Paulo recebeu amigos de Muriaé e também de outras paróquias que já passou na região. Foi servido um coquetel, seguido de bolo e muito refrigerante para os convidados com direito a música ao vivo de Andréia e Geraldo. Felicidades e que Deus continue abençoando sua vida.
teste
A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino , Rede Privada , Pais, Alunos, Conselho Municipal de Educação,Movimentos Sociais, realizou essa semana em duas etapas, sua Conferência Municipal Popular de Educação. A abertura foi feita na segunda-feira (30), no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, tendo como palestrante a professora Maria das Graças Bittencourt (Fite), com o tema ‘A qualidade Social da Educação e a Garantia dos Direitos da Aprendizagem dos Alunos’. A segunda etapa aconteceu na terça-feira (31), no Centro Universitário UNIFAMINAS. Este momento foi enriquecido com a palestra da Profª Dra. Emília Cipriano (tema: ‘Saberes e Sabores de um Educador – Etapa Pública de Ensino’) e o estudo dos 9 eixos do PNE. Foi um momento de participação democrática que terminou com a eleição dos delegados da etapa territorial, da Conferência que acontecerá em Santos Dumont.
Objetivo geral foi a mobilização social e apresentação do conjunto de propostas relativas ao monitoramento e avaliação e à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação – PNE.
A Secretária Municipal de Educação Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues de Souza (Nininha), afirma que os educadores estiveram preparados para a conferência sendo envolvidos os representantes de todas as redes (Municipal, Estadual, Ensino Superior, Privadas, movimentos sociais, pais e alunos). “Essa experiência contribuiram para o estudo que estamos fazendo visando a qualidade da educação. Foram dias altamente produtivos, com os estudos dos eixos. Tivemos o enriquecimento de nossas professoras Emília Cipriano e Maria das Graças Bittecourt, que falaram sobre o trabalho do professor na sala de aula. Foi um evento muito importante para o Município de Muriaé, uma vez que havia representação de todas as redes.Momentos como estes, fortalecem nosso propósito de desenvolver uma educação de qualidade, objetivando o sucesso e o progresso do aluno.
Para Sandro Areal Carrizo, diretor da Superintendência Regional de Ensino, a conferência popular é um momento de debate, discussão, reflexões e apresentação de propostas para melhorar a cidade, o estado e o país. “Os delegados eleitos irão para uma conferência Intermunicipal, que acontecerá em 25 de novembro na cidade de Santos Dumont MG. Acredito que foi um evento muito positivo, uma parceria que deu certo, e é importantíssima essa participação das faculdades, escolas e prefeituras”.
A 13ª edição do tradicional Porco no Rolete do Lions Clube Muriaé Centro foi um verdadeiro sucesso. Realizado no sábado (28), no Centro de Eventos do Sindicato Rural, Parque de Exposições Lael Varella, além do saboroso prato principal que os convidados puderam degustar, teve música ao vivo com Marcos & Jobson e participação especial de Vinnicius da Viola. O porco no rolete é temperado e preparado cuidadosamente pela equipe de cozinha de Ubá, que possui 30 anos de experiência neste trabalho, e foi elogiada em todos os 13 anos de história do evento.
Segundo o atual presidente, Geraldo Majela Queiroz Botelho, a força que o Lions representa em nossa região é muito grande, por isso a equipe é sempre bem sucedida em todas as suas campanhas, recebendo apoio da sociedade de Muriaé e região a cada nova administração que passa. “Continuamos nos empenhando para fazer com que o povo mais carente receba o que necessita: cestas básicas, cadeiras de rodas e de banho, óculos, cirurgias de catarata, entre outras obras sociais que o Lions vem desenvolvendo ao longo dos anos de sua fundação. Gostaríamos de agradecer aos empresários patrocinadores e as pessoas que compareceram, por acreditarem na seriedade de nosso trabalho. Lions é trabalho, é servir o necessitado, um clube de serviço com pessoas que cumprem o que é proposto”, explica.
O Lions também mantém um trabalho voltado ao setor de Hemodiálise do Hospital São Paulo (HSP) e ao Pronto Socorro. No total, já foram doadas, este ano, em nossa cidade, 150 cadeiras, sendo 110 de rodas e 40 de banho.
O MURIAÉ-PREV realizou, na noite da última sexta (27), na Casa da Amizade, uma palestra especial em comemoração ao Dia do Servidor Público, oficialmente celebrado em 28 de outubro. Na ocasião, também foram celebrados os 20 anos de história bem sucedida do MURIAÉ-PREV.
O palestrante Dr. Otoni Gonçalves Guimaraes é ex-auditor da Receita Federal do Brasil (junto ao Ministério da Previdência Social), hoje aposentado como auditor, mas também consultor na área previdenciária, gestão publica e professor. Segundo ele, a ideia é trazer uma série de reflexões a respeito do próprio servidor público, tentar buscar contextualizá-lo, seu histórico, o contexto da legalidade, e, principalmente, o contexto social, ou seja, quem ele é na sociedade. Ministrou uma palestra voltada para o servidor público (seus direitos e deveres e a sua importância na sociedade). “É importante fazer esse paralelo. Mesmo com todas as dificuldades, temos muito que comemorar, tanto pela própria vida, quanto pelas atividades. Temos que buscar motivação ao longo do percurso, valorizar a própria gestão pública e a essência, que é o servidor”, explica.
Para Mauro Costa de Oliveira, gerente geral da Caixa Econômica Federal –Agência Muriaé (Centro), há 2 meses no cargo, o MURIAÉ-PREV representa um parceiro importantíssimo, de longa data, e essa parceria vem se aprimorando, fazendo todos ganharem. “Observamos uma gestão profissional, competente, e a Caixa não poderia ficar fora desse processo. A intenção é fortalecer cada vez mais essa parceria. Estamos com alguns projetos para ano que vem, junto com a Superintendência Regional, que fica em Juiz de Fora. Estamos sempre em contato com os diretores, buscando novas oportunidades e parcerias, a rentabilidade do MURIAÉ-PREV para que o servidor tenha no futuro uma previdência saudável e possa guardar e garantir seu futuro, brilhante e tranqüilo, tudo com uma gestão profissional, o vemos hoje no MURIAÉ-PREV”, acrescenta.
De acordo com o presidente do MURIAÉ-PREV, Antônio José Pereira de Oliveira, a importância desse evento para o órgão é o reconhecimento, o trabalho prestado aos servidores, que “dão o sangue” pela cidade. Além disso, sem o servidor público, a cidade seria um caos. Antônio José aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de contas. “Temos muito que agradecer ao pessoal da coleta de lixo, do esgoto, da saúde, da água, da educação, e todos em geral que proporcionam um bom andamento e funcionamento para o município. O MURIAÉ-PREV é o maior patrimônio do servidor, então nada mais justo que prestarmos essa homenagem, comemorando o dia do servidor público e os 20 anos de existência vitoriosa deste órgão, que atualmente é considerado o 1° RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) da Zona da Mata Mineira. Estamos muitos satisfeitos com os resultados da nossa gestão. A equipe do MURIAÉ-PREV parabeniza todos os servidores públicos municipais e agradece a Caixa Econômica Federal, que já é nossa parceria há longos anos, sempre patrocinando nossos eventos, e é uma parceria vitoriosa. Antônio José disse ainda que esta é uma pequena homenagem aos servidores representantes de todos os seguimentos da Administração que receberam títulos de Honra ao Mérito”, completa.
Alessandro Rodrigues Campos, assumiu, em 2012, a presidência do Comitê de Investimentos. Ele destaca o patrimônio líquido de R$ 78 milhões do MURIAÉ-PREV e que é um desafio muito grande fazer dele um dos maiores fundos previdenciários, já que foi essa a promessa nos setores municipais. “Ano que vem o Antônio José encerrará o segundo mandato de gestão e é com grande satisfação que digo que vamos entregar ao próximo gestor, com patrimônio líquido de R$ 200 milhões, o maior fundo de previdência da Zona da Mata Mineira. Os direitos previdenciários estão garantidos”, explica.
Dr. Marcos Guarino, vice-prefeito de Muriaé, também aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os servidores públicos de Muriaé e a gestão da equipe do Antônio José, que vem fazendo um excelente trabalho no MURIAÉ-PREV. “Eles carregam o sistema público em geral e isso nos deixa muito satisfeito e honrados”, analisa.
Segundo João Francisco dos Santos, chefe de gabinete – que esteve representando o prefeito Grego, impossibilitado de comparecer devido a outros compromissos agendados –, afirmou que essa foi uma festa maravilhosa. “Iniciei minha carreira com 20 anos de idade. Fui servidor concursado durante 11 anos, e, naquela época, não tínhamos MURIAÉ-PREV. Realmente, é um patrimônio muriaeense, para garantir a aposentadoria dos servidores”, reforça.
Maria da Conceição Rodrigues de Souza (Nininha), secretária municipal de Educação, foi homenageada na ocasião. “É uma satisfação muito grande estar à frente de uma secretaria tão grande e o maior número de funcionários se concentra em nossa pasta. Felizmente, eles têm o Antônio José e sua equipe frente ao MURIAÉ-PREV, que tem nos procurado sempre, para fazer trabalho de conscientização. O MURIAÉ-PREV está com uma parceria muito boa”, destaca.
Maria Cristina Navarro, ex-secretária de Educação, hoje aposentada no MURIAÉ-PREV, também foi homenageada. “É uma satisfação imensa receber essa Honra ao Mérito do Servidor Público. Inclusive, dedico essa premiação a todas as minhas colegas servidoras da Educação, pelo trabalho, dedicação e compromisso. É muito gratificante. Fiquei muito feliz”, expõe.
Jair Abreu, servidor público estadual há 38 anos e meio, é conselheiro nato do Poder Legislativo no MURIAÉ-PREV e participa de todas as reuniões. Explicou que o MURIAÉ-PREV é um órgão para atender bem ao servidor público municipal. “A equipe do MURIAÉ-PREV está muito bem direcionada na pessoa do Antônio José, atendendo bem às adaptações, bem fortalecida naquilo que se propõe. É uma responsabilidade muito grande gerir esse capital, mas vemos que está tudo consolidado, de forma transparente, mostrando tudo o que é feito para nós, parabenizo a todos os servidores públicos e ao MURIAÉ-PREV pelos 20 anos de existência”, finaliza.
A servidora Sandra Suely da Silva (Sussu), 33 anos de prefeitura no departamento pessoal) é exemplo de dedicação ao serviço Público, documentos e situação funcional de todos os servidores municipais dependem de seu trabalho. “Como servidora eu aprendi a servir, então isso me deu este diferencial; me sinto muito honrada com esta homenagem, sei que tenho feito o meu melhor, porque onde trabalho é muita responsabilidade, com pessoal e documentos, é preciso estar muito atenta, para não cometer erros, que podem trazer prejuízos para os funcionários. O MURIAÉ PREV, com a equipe do Antônio José, são pessoas excelentes, também como servidores, temos anos de trabalho juntos, confio no trabalho deles, são muitos responsáveis, porque é uma parceria, do Muriaé Prev com a Prefeitura, porque toda a vida profissional do funcionário público passa pelo departamento pessoal da prefeitura de Muriaé”, finalizou.
Também este presente no evento o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, (Silvio Márcio Bousada Salvato). O Secretário Municipal de Fazenda, (Célio Carlos Rosa de Paula), o Secretário Municipal de Administração (Dr. Sérgio Soares Duarte), O vereador Dr. José Carlos Alves Cerqueira e a vereadora Miriam Facchini.
Foi realizada, na tarde da última quarta (1º), pela Delegacia Seccional do CRCMG – Muriaé, em sua sede, a entrega de mais duas Carteiras de Identidade Profissional aos novos contadores: Bárbara Machado Chaves (CRC MG 119676/0-O) e Thiago Souza de Paula (CRC MG 119660/0-O), concedidas pelas mãos de Luis Dagnoni Filho, delegado seccional da CRMG Muriaé. Eles fizeram na ocasião o juramento da profissão.
Bárbara, que se formou Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIFAMINAS, após 4 anos de dedicação nos estudos, trabalha atualmente no escritório de seu pai, a empresa L.A. Contabilidade. “É uma profissão que está crescendo no mercado e sendo cada vez mais valorizada. Sinto uma grande satisfação em receber essa habilitação e seguir a carreira do meu pai. Espero contribuir de maneira satisfatória para nossa região como profissional e honrar a profissão contábil”, avalia.
Segundo Luis Dagnoni Filho, entregar as Carteiras de Identidade Profissional é um prazer muito grande, representando um órgão tão importante. “Fico muito feliz de ver jovens em uma profissão promissora como a nossa. Desejo que possam fazer um bom trabalho na cidade. O Conselho Regional está voltado para a valorização do profissional e é muito importante para despertar neles a vontade de fazer um trabalho bem feito. São profissionais que mostram ter um futuro brilhante, com a experiência, ética e responsabilidade, o que nos deixa muito feliz. Eles escolheram o caminho que acharam melhor. As empresas, às vezes, não exigem muito do profissional de contabilidade, então muitos acomodam. Mas o Conselho está preocupado com a educação, para que cada contador esteja sempre atualizado. Tem novas normas para o setor público também e o único profissional que tem a habilitação para transcender isso para a população é o contador. Muitas vezes esses profissionais não são mostrados para a sociedade, mas a contabilidade está pronta para trazer muita transparência”, afirma.
Na manhã de sábado (28/10), foi realizada a Feira de Ciências da Escola Estadual Silveira Brum com muito sucesso. Os pais e familiares dos alunos prestigiaram os trabalhos expostos e apresentados, bem como aprovaram as explicações dos estudantes, que mostraram o que têm aprendido.
Segundo a diretora Nilza Helena Fátima de Souza Salvato, a Feira de Ciências aconteceu em todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Os temas apresentados, nesta escola, foram de acordo com os estudos realizados durante o ano letivo. Os alunos e familiares participaram ativamente da execução dos trabalhos e grande parte desse sucesso se deve à parceria ESCOLA/FAMÌLIA. Foi uma oportunidade de maior aprendizagem, avalia Nilza.
Lara Vitória Leite Gonçalves, 6 anos, 1º ano na E.E. Silveira Brum, explica que sua maquete estava representando o Rio Muriaé: “Ele está muito poluído, devemos salvá-lo, não jogar lixo nele, porque ele está morrendo. Fiz o trabalho junto com minha mãe. Ficou muito bom, as pessoas gostaram”, afirma.
Heitor Tomas Fonseca de Aquino, 4º ano na Escola, explicou sobre o projeto da filtração de água: “Quando ela chega nas estações, há diversas etapas de tratamento. A filtração é uma dessas etapas. Ela atravessa uma camada formada por areia, para tirar as impurezas sólidas”.
Pablo Giovani completa: “A filtração da água serve para bebermos água limpa, evitar doenças e bactérias. Colocamos água, pedra, carvão, algodão e cascalho grosso”.
Bernardo Oliveira Sarapião, do 1º ano, lembra que precisamos plantar mais árvores, diminuir as queimadas e reduzir o uso de agrotóxicos nas plantações. “E também não jogar lixo nos lugares inapropriados, conscientizando para as pessoas não fazerem isso”, destaca.
Maria Eduarda Fontes Ramos, do 5º ano, lembra que o Sistema Solar é formado por planetas de diferentes tamanhos. “O Sol é uma estrela de pequeno porte que habita na Via Láctea e é muito importante. São 8 planetas, sendo que Plutão é um planeta-anão. A feira foi incrível”, analisa.
Assim como esses alunos mencionados, todos os outros queriam que os visitantes assistissem as explicações dos seus trabalhos realizados e as faziam com muita desenvoltura e competência.
A diretora e toda a equipe da E.E. “Silveira Brum” agradecem aos familiares pelo grande apoio ao evento e aos visitantes que vieram prestigiar esta FEIRA DE CIÊNCIAS.
Edmundo (o ‘Animal’), um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama RJ, ícone da última geração, e também um dos maiores jogadores do futebol brasileiro nos últimos tempos, esteve presente em Muriaé, no sábado (28), quando compareceu no Sítio do Adelmo, recepcionado por torcedores fanáticos e até mesmo crianças, que mostraram seu carinho como fãs do ex-jogador. Aplaudido e muito elogiado, cedeu autógrafos e tirou fotos com os admiradores de sua história construída ao longo da década de 90 e anos 2000, jogando pelos grandes clubes do futebol brasileiro (além de Vasco, Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense e até mesmo times internacionais). Ele respondeu perguntas dos torcedores, que também puderam prestigiar uma Exposição de Camisas Históricas que marcaram época no Vasco da Gama, muitas usadas em jogos pelos craques. Foram sorteadas duas camisas: uma réplica SBT 2000 e outra, usada por Edmundo em 1992. Os presentes também degustaram de uma deliciosa feijoada preparada pelo o Buffet do Restaurante Paladar de Minas, curtiram belos lances do ex-craque com a camisa do Vasco, antes dele marcar presença no evento. A organização foi de Henrique da Foquinha e Gustavo, além dos parceiros e colaboradores.
Henrique afirma que o intuito do evento foi confraternizar com os vascaínos da cidade, dando a eles esse presente, que é a presença do maior ídolo da última geração. “Parecia muito distante ele vir até nós, mas isso nos motivou a fazer o contato, negociar e efetivar sua vinda, uma verdadeira alegria para os vascaínos, que vêm sofrendo nos últimos anos com a má administração do clube e os resultados, que não são diferentes. É uma oportunidade de trazer os ídolos mais para perto. Ano passado trouxemos o Odvan, esse ano o Edmundo e ano que vem mais um. Atingimos nossos objetivos, com participação de muita gente de fora, inclusive outros estados. Tivemos cerca de 280 presentes e agradecemos a eles por prestigiarem esse momento magnífico. Mesmo com o país em um momento difícil, apostaram em um valor que não são todos que podem pagar, realmente abraçaram o projeto. Foi um evento caro, pois trata-se de um dos maiores cachês de ex-jogadores, mas ficamos muito felizes com a vinda do Edmundo”, destaca.
A psicóloga e acadêmica do curso de direito Dra.Tarciana Aguiar Braga ministrou uma importante palestra na manhã do dia 27/10, na sede da corporação do Tiro de Guerra de Muriaé. Tendo como público-alvo os quase 90 atiradores que se formam no final do mês de novembro. Com o tema ‘Verás que um filho teu não foge à luta’, abordou a questão da motivação e o amor à pátria.
“Nessa reta final do curso, busquei valorizar o empenho e a determinação para que encerrem a instrução com o mesmo vigor que iniciaram, ressaltando os pilares básicos da instituição que caminham no sentido da cidadania, civismo, corporativismo e disciplina.
Destaca Dra. Tarciana que “a vida muito nos exige, conquistar vitórias e formar verdadeiros combatentes compõe superar obstáculos através de superação e acendrado civismo. Agradeço ao Sgto. Marco Antônio da Cunha pelo convite e ao atirador Ewander pelo intermédio, ressalto que me sinto honrada pelaoportunidade, me colocando à inteira disposição para realização de novos eventos. Aos atiradores, minhas mais elevadas estimas, parabenizando-os pela disciplina e corporativismo. Desejo que no ato da consagração da formatura possam celebrar o orgulho e a realização pessoal por ter cumprido com eficiência sua missão junto à Pátria, se destacando enquanto essencialmente brasileiros”.
O instrutor do TG, Sgto. Marco Antônio da Cunha, há 2 anos na corporação, explica que o grupo começou com 100 atiradores, mas ao longo do curso 13 foram desligados. Ele explica que o ano da instrução termina em 30 de novembro e reforça que se aproxima o grande desafio do TG: a avaliação da instrução em nossa cidade, que será feita por uma equipe de Belo Horizonte,que irá avaliar coletiva e individualmente. “Com a participação da Dra. Tarciana Braga, pudemos ajudar na preparação deles e na questão da motivação. Agradecemos pela brilhante palestra que ela ministrou e cujos resultados foram muito satisfatórios. Vale lembrar que o alistamento militar ocorre no ano em que o cidadão completa 18 anos, sendo de 01/01 a 30/06, ocasião em que ele deve procurar a Junta de Serviço Militar, localizada no 4º andar da Câmara de Vereadores, munido de seus documentos pessoais, foto 3/4 e comprovante de residência para efetuar a inscrição. Quem não se alistar no período oportuno, quando completa 18 anos, se torna refratário e complica sua situação para tirar outros documentos, como matrícula na faculdade, passaporte, etc. Todos os cidadãos devem ter o documento de dispensa da corporação ou certificado de reservista no caso de servir”, completa.