O Pré-Carnaval em Muriaé foi um verdadeiro sucesso. A programação do Esquenta Muriaé para o Carnaval deste ano incluiu um circuito independente de Blocos de Rua. No dia 02/02, o Bloco B-Binha fez sua concentração no final da tarde, no Bar do Binha (bairro São Francisco), seguindo com a Fanfarra B-Binha e sua Bateria . Já no dia 03/02, foi a vez do Bloco Vira Lata, que se concentrou em frente ao Inove e Cais, seguindo com Desfile rumo ao Parque de Exposições, onde seguiu a programação e muita diversão. Ainda no dia 03/02, o Bloco da Manguaça também fez a festa, trazendo inclusive a bateria e algumas passistas da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense RJ. A concentração aconteceu no Empório da Carne, com desfile saindo para o Deck. Os foliões muriaeenses aproveitaram e se divertiram muito com as programações que incluíram marchinhas de carnaval, shows e DJs tocando todos os ritmos, como sertanejo, pop, pagode, funk e eletrônico.
No último sábado (30), durante o desfile do pré-carnaval que ocorreu na Praça João Pinheiro, um dos grandes destaques da noite foi a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha, que prestou homenagem à Rádio Muriaé com o tema “Há mais de 70 anos Rádio Muriaé – A deusa da sintonia”. Com cerca de 185 participantes, a apresentação encantou ao público que estava presente, além de contar com a presença das autoridades municipais, como do prefeito Grego, o diretor da rádio, Paulo Roberto com o filho e a esposa e equipe de locução. “Não foi aquilo que queríamos fazer, teria sido melhor, mas, infelizmente, aconteceram imprevistos. Tenho a satisfação de dever cumprido, uma vez que foi feito o possível e todos gostaram. É isso o que importa. Tenho muitas pessoas a agradecer”, concluiu Claudio Roberto Ventura, presidente da escola de samba.
Sendo presidente interino, Antônio de Lima, no dia 7 de fevereiro deste ano, deu a posse à nova presidenta, Sra. Nilda Dantes, para o Biênio 2018/2020, conforme o número da Ata da Associação no CGC/MF, sobre número 21276.340/001.10, Lei Número 1.994/96. Consta também que o Livro da Ata desta Associação junto com a Receita Federal, registrada por mim, em pessoa, Código do Comprovante: 4DB.5.2994.EE9 B.AAFO.
Antônio de Lima, Presidente Interino, de 1º de janeiro de 2016 a 6 de fevereiro de 2018. Muriaé MG.
Desfiles, shows e blocos animaram a cidade em pré-carnaval realizado pela Prefeitura; festa ocorreu com tranquilidade e não teve casos de violência
Pelo segundo ano seguido, o pré-carnaval “Esquenta, Muriaé” agitou a Praça João Pinheiro. A festa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Fundarte, e aconteceu de 2 a 4 de fevereiro, com programação diversificada que levou alegria, cultura e lazer para os muriaeenses de todas as idades. A segurança para os foliões também esteve garantida, sem qualquer registro de violência durante os três dias de evento.
As cinco escolas de samba – Canarinhos do Samba (Planalto), Marambloco (Padre Tiago), Papagaio (Aeroporto), Unidos do Santa Terezinha e Unidos do São Joaquim – se mostraram ainda mais luxuosas e organizadas que no ano passado. Cada uma contou com centenas de participantes e, com enredos em homenagem a tradições brasileiras e muriaeenses, encantou as milhares de pessoas que acompanharam os desfiles. “Todas as agremiações estão de parabéns pelo empenho, animação e beleza que mostraram na passarela. O ‘Esquenta’ se consolida como um dos principais pré-carnavais da região, e tenho certeza de que no próximo ano a festa será ainda melhor”, exalta o prefeito Grego. Além dos desfiles, o evento também teve shows no encerramento de todas as noites e atividades especiais para idosos e crianças ao som da banda Sociedade Musical União dos Artistas.
Paralelamente à festa oficial da Prefeitura, blocos organizados por bares da cidade levaram o samba para diferentes pontos de Muriaé. No Centro, o Bloco da Manguaça saiu da Armação e tomou conta da Praça Coronel Pacheco de Medeiros, com participação da Imperatriz Leopoldinense; na Barra, o destaque foi o Vira-Lata, que desfilou até o Parque de Exposições; já no São Francisco, a folia ficou por conta do Bloco B-Binha, que animou as ruas do bairro. Todos foram promovidos por meio de edital de chamamento público lançado pela Fundarte.
Investimentos garantem segurança para foliões
De acordo com a Polícia Militar, não foi registrada qualquer ocorrência relacionada a violência durante o pré-carnaval. O resultado positivo foi fruto dos investimentos feitos pela Prefeitura para garantir segurança aos participantes da festa. Além do apoio efetivo do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, as ações incluíram melhoria da iluminação na região da praça, auxílio das câmeras de videomonitoramento para inibir a criminalidade e contratação de equipes especializadas para proteção ao patrimônio público.
Foram realizados na noite de sexta feira e sábado (4 e 5) os desfiles do Carnaval antecipado da cidade. O evento contou com a presença de diversas escolas de samba muriaeenses que representaram muito bem seus desenvolvimentos e do público que compareceu enchendo a praça e as ruas, contagiando a folia. Entre as escolas que marcaram presença, com seus respectivos temas, estavam Marambloco (‘O Marambloco no mundo da imaginação’), Unidos do São Joaquim (‘Que judiação o que? Essa terra ardente é nosso altar dos xotes das alegrias. Nordeste, a terra da asa branca e dos cordéis de baião!’), Agremiação Papagaio (‘100 anos de Samba Papagaio na Avenida Alegria Geral’), Unidos do Santa Teresinha (‘A Deusa da Sintonia’) e Canarinho do Samba (‘A odisséia do pioneiro’), os quais foram prestigiados pela população e autoridades devido à organização e produção. A programação do Pré-Carnaval incluiu também Baile da Melhor Idade com apresentação da Banda Musical União dos Artistas, desfile da Escola de Samba Mirim e Bailinho Infantil, baile de fantasias e shows durante as noites dos dias 3, 4 e 5 com as bandas Lance Legal, Salamandra, Art’Samba & Carol Pereira.
O prefeito Grego esteve presente e destacou que o trabalho foi realizado plenamente em conjunto com as instituições da prefeitura. Não deixou também de destacar o caráter festivo e seguro da comemoração: “Uma das maiores preocupações nossas, além de levar diversão aos muriaeenses, é oferecer segurança convencendo os visitantes de que o carnaval é destinado à família e a quem quer se divertir e não a quem quer baderna e confusão”. O prefeito conclui com um agradecimento às organizações responsáveis pela segurança do evento, como o Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bombeiros, Demutran e defesa civil.
A diretora da Fundarte, Flávia de Melo Neves, ressalta que o carnaval foi feito com carinho, amor e envolvimento da prefeitura e das agremiações. “Grego acreditou no potencial das comunidades e das escolas de samba de receber todos da melhor maneira possível, com muita animação. Procuramos agradar todas as idades e camadas da sociedade com nossos blocos e escolas a partir da apresentação de um desfile diferenciado, sensacional, enredos próprios e inéditos, muito bem trabalhados e ensaiados. Preparamos atrações para agradar o público, investindo nas bandas locais, além de uma banda regional”, afirma.
Na noite de sexta-feira (2), a Unidos do São Joaquim e Marambloco deram início ao prestigiado pré-carnaval muriaeense com produção, organização e ornamentação agradáveis e criativas, além de um samba-enredo envolvente e bem elaborado. Cerca de 260 pessoas participaram das várias alas que desfilaram na Praça João Pinheiro. “Preparamos um ótimo desfile passando pela cultura nordestina, retratada no dia a dia. Que judiação o que? Essa terra ardente é o xote das alegrias – Nordeste, a terra do Baião”, ressalta Alex Silva, carnavalesco da escola de samba Unidos do São Joaquim, presidida por Adílio. “Agradecemos à comunidade, às costureiras, à minha comissão carnavalesca, à rainha Suelen Santos e com destaque à porta bandeira Janaína e a todos que contribuíram para que o nosso desfile fosse um sucesso”, conclui.
Já no sábado (3), foi a vez das escolas de samba: Papagaio do Aeroporto, Unidos do Santa Terezinha e finalizando com a Canarinho do Planalto. A Escola de Samba do Papagaio fez mais um brilhante desfile. Levando toda a sua tradição, os participantes mostraram-se muito satisfeitos e felizes em manter acesa a chama do Carnaval. Com belíssimas fantasias, alegorias e a bateria enfurecida, o Papagaio mostrou o empenho de sua comunidade em levar mais uma vez cultura e um samba enredo de primeira linha, digno de todos os elogios por parte do público que assistiu cada detalhe. Foram aproximadamente 110 foliões muito bem ensaiados participando e representando a comunidade.
De acordo com o presidente da escola, Sandro Areal Carrizzo, Carnaval é samba, cultura, harmonia, alegria e geração de renda, além disso, faz Muriaé se tornar, cada vez mais, uma referência no pré-carnaval em toda região. “Foram muitos foliões prestigiando, deixando os blocos verdadeiramente lotado, reforçando os 100 anos de samba. E Papagaio na avenida é alegria geral. Agradecemos a comunidade, os artesãos, costureiras, mestres da bateria, todos que desfilaram e contribuíram para que nossa agremiação viesse para a avenida fazendo uma brilhante apresentação. A Liga Carnavalesca de Muriaé não tem medido esforços para garantir a continuidade do carnaval, com o apoio da Prefeitura e Fundarte. Ficamos muito felizes com todos que nos prestigiaram”, destaca.
A Escola de Samba Canarinho do Samba (do bairro Planalto) também realizou um belo desfile que encantou o público presente, devido ao empenho dos membros da agremiação em apresentar belas fantasias e decorações, um enredo afiado, uma bateria sincronizada e passistas com muito samba no pé.
O Presidente do Canarinho do Samba e da Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur), Adir Souza Assis, fez uma análise muito positiva da cena carnavalesca apresentada. “Foi um belíssimo carnaval, um dos melhores que já fizemos, com uma comunidade bacana, todos animados, envolvidos nas fantasias, nos carros alegóricos e vale destacar que foi muito importante o apoio da Fundarte, permitindo que fizéssemos um trabalho bem feito como o apresentado. Todas as agremiações fizeram um desfile de grande luxo. O Canarinho veio com 150 componentes e nosso samba veio falando do Vinim, fundador da escola há uns 18 anos. Resolvemos homenageá-lo. Enfim, foi um grande sucesso. Todos abraçaram o enredo, gostaram e desceram à avenida para prestigiar um carnaval de muito brilho. Gostaria de agradecer a todos que compareceram e apoiaram nossa escola, que completa 10 anos de história neste 2018”, completa.
A Escola de Samba Marambloco levou à avenida o que tem de melhor: muita criatividade, fantasias e decorações muito bem elaboradas, participantes empenhados e muito bem ensaiados nas coreografias, uma bateria entrosada e com muita melodia, além de muito samba no pé por parte dos passistas. Representando a comunidade do bairro Padre Tiago, os participantes mostraram que produzem cultura de qualidade e nos mínimos detalhes. Paulo Sérgio Machado Salviano (Paulinho do Marambaia), presidente da escola, destacou que estavam todos muito emocionados e sem palavras após a passagem pela avenida, já que aquele tinha sido um desfile problemático durante grande parte do trabalho. “Perdemos um amigo que fazia parte da bateria e da fundação do bloco, o Antônio (Toinzinho). Apesar de tudo conseguimos vencer a batalha e fizemos um carnaval maravilhoso, com 140 componentes e uma bateria de aproximadamente 45 pessoas. O tema do nosso samba foi ‘O mundo da imaginação’, ilustrado por renomadas histórias como a do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Terra do Nunca, Branca de Neve e os sete Anões… Agora vamos descansar um pouco, mas já aproveitar e começar a trabalhar com o próximo enredo, que terá algumas homenagens especiais. Deixo os agradecimentos especiais aquelas pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para que tudo acontecesse perfeitamente, em especial minha esposa Priscila. A parceria com a prefeitura e a Fundarte. Todos fortaleceram muito nossa escola. Destaque também para as fantasias confeccionadas no nosso próprio bairro”, completa.