Uma noite de grandes emoções para 180 casais, que tiveram a oportunidade de formalizar a união civil de forma gratuita, em uma cerimônia especial e marcante, no Salão Nobre da FAMINAS. A 2ª edição do Casamento Comunitário é uma iniciativa do curso de Direito da instituição de ensino superior, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Muriaé, Itamuri, Belisário, Vermelho e Pirapanema, Boa Família e Rosário da Limeira.
Com direito a marcha nupcial e entrada com tapete vermelho, as cerimônias aconteceram em dois blocos (às 16h e às 19h), tendo a participação de 90 casais, junto de seus familiares e amigos, em cada um deles. O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, representantes dos Cartórios da região e da 36ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, que, também, esteve entre as apoiadoras do projeto.
A celebração do Casamento Comunitário foi a última etapa do projeto Mutirão do Casamento Civil, cuja proposta é regularizar do estado civil de casais que vivem juntos há mais de um ano, como se já fossem casados. Os interessados se inscreveram, ao longo do mês de março, e todos que estavam dentro dos pré-requisitos, inclusive apresentando a documentação exigida, foram contemplados com a realização de todo o processo de forma gratuita. O projeto foi iniciado em 2021 e, até o momento, já beneficiou 400 casais.