ELDER ABREU

A UTI Neonatal Dr. Paschoal Taranto Luz, da Casa de Saúde Santa Lúcia, paralisou temporariamente suas atividades, após cinco meses de sua inauguração, em parceria com as Organizações Elder Abreu. Em julho, a equipe médica abandonou o projeto e a direção da casa começou a tentar formar outra equipe ou encontrar outra solução. Nesta quarta-feira (14), o empresário Elder Abreu divulgou uma nota oficial sobre a situação. Confira:

“Vários amigos têm me procurado para saber informações sobre a UTI Neonatal da Casa de Saúde. Esta foi a primeira UTI Neonatal da região que foi aberta na época, com o objetivo de suprir uma enorme carência existente. Festejamos muito esta iniciativa, pois, quando inaugurada, trouxe imediatamente grande alívio a várias famílias que tiveram seus filhos assistidos por esta UTI. Vale ressaltar que ela foi implantada com recursos da Casa de Saúde e das Organizações Elder Abreu. Infelizmente não contando com nenhum tipo de apoio público.
Tudo começou quando a direção da Casa de Saúde me procurou para expressar o desejo de implantar este serviço e a ausência de recursos financeiros para tanto. Nos foi proposto, na época, uma parceria que aceitei de antemão sabendo realmente da importância deste serviço inexistente até então. A Casa de Saúde já possuía a equipe médica e todo o projeto de implantação. Entramos com recursos financeiros e apoio logístico para a aprovação do projeto.

Investi na implantação da UTI Neonatal cerca de R$ 1 milhão que foram destinados a compras de equipamentos, despesas com obras de adequação do espaço, aquisição de medicamentos, etc. Todo este recurso, originário do patrimônio de minhas empresas, está lá, na Casa de Saúde, a disposição desta e da população da região.
Pois bem, o que era da minha parte, como cidadão, como um muriaeense que se preocupa com sua comunidade, está cumprido. Hoje é notório que esta UTI Neonatal não está funcionando. Desde julho, quando a equipe médica deixou o projeto, a direção da Casa de Saúde vem procurando formar outra equipe ou outra solução que possibilite a utilização deste importante benefício para Muriaé e região.

As dificuldades enfrentadas pela direção da Casa de Saúde são muitas: não conta com nenhum tipo de apoio público – diferente das demais UTI’s existentes na região, já que a de Carangola é conveniada com o SUS e a do Hospital São Paulo, apesar de não ser ainda conveniada pelo SUS, recebe apoio direto da Prefeitura de Muriaé. Além disso, esbarra na grande dificuldade em encontrar profissionais especializados nesta área para atuar em nossa região. Mas tenho certeza absoluta de que a Casa de Saúde encontrará uma solução para a população e estarei à disposição para continuar ajudando e apoiando no que for preciso para que esta UTI, ou qualquer outro serviço necessário à população, seja realidade em nossa região.
As Organizações Elder Abreu jamais fugirão de sua responsabilidade e continuarão apoiando iniciativas que acreditam ser importantes, independente se lhe trarão ganhos ou prejuízos. Somos suficientemente fortes para arcarmos com prejuízos e continuarmos implementando ações que visem o crescimento, o desenvolvimento da região, afinal, aqui está praticamente toda a equipe que compõe nossas empresas. Este investimento nos traz, portanto, retorno direto.
Nosso envolvimento continua em várias áreas, pois acreditamos que viemos ao mundo para empreender, sermos ativos e participantes. Não acreditamos que viver como meros expectadores e críticos seja suficiente para construirmos uma sociedade melhor e mais justa. Chegamos até aqui com esta política, com esta crença. E, assim, seguiremos, certos de que podemos acrescentar sempre.

A UTI Neonatal da Casa de Saúde está momentaneamente paralisada e acompanho de perto a luta solitária da direção desta entidade para reativá-la. Gostaria de lembrar a todos que não podemos nos esquecer dos benefícios que esta iniciativa trouxe para a região quando foi implantada, atendendo a vários casos, quando ainda não existia este atendimento e impulsionando a abertura de outras UTI’s que estavam prometidas há anos e, a partir da iniciativa da Casa de Saúde, tornaram-se rapidamente uma importante realidade.

Grande abraço e muito obrigado pela atenção de vocês”.

Share: