POLLYANA

“O livro nasceu de quem sou. Nasceu de minha vida. Porque, desde menina, tive a chance de brincar e crescer num lar de amor. Tive a chance de ver minha família crescendo num contexto de constantes brincadeiras, alegria, lutas diárias, mas, acima de tudo, diálogo e amor” (Pollyana Almeida de Matos)

Pollyana Almeida de Matos lançou seu primeiro livro, ‘Tagarela embola embola, quebra quebra, enrola enrola’, na noite da última quarta (2), na Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira, quando recebeu seus familiares, amigos e importantes representantes da educação e área linguística em nossa cidade, como os membros da Academia Muriaeense de Letras (AML) Elias Muratori, Andréa e Pedro Muglia; a cantora Magdinha da Igreja Metodista Central (que na abertura da solenidade de lançamento entoou o cântico ‘A Tua Palavra’); a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Navarro; a diretora geral da Fundarte, Gilca Napier; as diretoras Dileuza (Colégio Santa Marcelina – CSM), Maria Lúcia (Escola Pinguinho de Gente); Angélica Matos (Escola Municipal José Miguel Muahad) e Maria da Penha (Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho – CAIC), sendo essas duas últimas instituições de ensino nas quais Pollyana trabalha, respectivamente, como pedagoga e professora da Sala Recurso, concursada pela Prefeitura de Muriaé.

O evento contou com uma cerimônia especial, com bela decoração composta de banners com as ilustrações e textos das páginas do livro. Os convidados tiveram a oportunidade de adquirir seus livros, e tê-los autografados pela escritora, bem como tirar fotos com ela, e degustando, posteriormente, de um saboroso coquetel.

Segundo Pollyana, o projeto para a obra publicada surgiu de arquivos que foi fazendo durante sua trajetória como educadora. Na faculdade de Fonoaudiologia, que fez posteriormente, viu a necessidade de trabalhar com fonemas e reforçar essa área de trabalho na Educação, porque, depois do construtivismo, as pessoas não têm dado importância a essa questão. “Elas tendem a achar que os fonemas e a alfabetização irão se desenvolver de maneira natural nas crianças. E não é bem assim. Precisamos ressaltar para as crianças a leitura fonética, não fazendo apologia ao método, mas também não deixando de ensinar que nossa fala pode ser escrita e transformada em letras corretamente. A criança precisa saber associar o fonema à letra correta na hora de escrever”, explica.

A secretária Maria Cristina acredita que é uma honra muito grande para os representantes da Educação prestigiar os educadores da Rede Municipal lançando livros de sua autoria. “Vemos a importância desse comprometimento. O livro desperta e desenvolve na criança o gosto pela leitura, tornando-se mais fácil alfabetizá-la. Fico feliz de ver a dedicação das educadoras. Tenho certeza que outros livros virão e estaremos aqui para aplaudi-los de pé. É um trabalhoso maravilhoso. Parabéns a Pollyana por sua publicação”, destaca.

Sobre a autora e o livro

Pollyana Almeida de Matos nasceu em Eugenópolis, mas construiu sua trajetória educacional vitoriosa em nossa cidade. Desde criança esteve ligada ao movimento artístico, com aulas de piano, balé e jazz, capoeira e rascunhando algumas poesias na infância e adolescência, as quais lhe renderam premiação de primeiro e segundo lugar no Festival de Poesias Vinícius de Moraes, na Escola Estadual Américo Lopes, em sua terra natal. Já adulta, recebeu a premiação de 2º lugar nacional, em 2012, no Concurso de Monografias ‘Emendas Parlamentares’, categoria Impacto Urbano, pela Fundação Milton Campos, Brasília DF. O trabalho, divulgado em âmbito nacional pela Fundação, foi desenvolvido em grupo: Pollyana e a equipe gestora da Escola Municipal José Miguel Muahad (Fabiana Aguiar, Angélica Matos e Elisabete de Limas Santos).

O currículo de Pollyana é extenso, com uma grande formação profissional que inclui: Habilitação em Supervisão Escolar (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina – FAFISM Muriaé), formação em Fonoaudiologia (Sociedade Universitária Redentor – FAC Redentor Itaperuna RJ) e as pós- graduações em Inspeção Escolar (Faculdades Integradas de Jacarepaguá FIJ), Alfabetização e Letramento (Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ Coordenação Pedagógica (Universidade Federal de Viçosa – UFV), além da habilitação em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM).

Pollyana é educadora há 15 anos, destacando a reconhecida experiência com alfabetização de crianças, jovens e adultos. Vez ou outra, aventura-se em contar histórias ao lado das amigas Andréa do Valle e Marília de Dirceu, mais por diversão do que por profissão. Recentemente, retornou aos estudos de piano com a amiga e professora Lisa Varella. Também tem se dedicado às páginas de seu segundo livro, pois afirma que sua mente não pode parar.

‘Tagarela embola embola, quebra quebra, enrola enrola’ é um livro de poesias que proporciona ao leitor perceber, prazerosamente, por meio do jogo de palavras, o traço de sonoridade dos fonemas consonantais e as estruturas bucais em que são articulados, bem como testar e identificar o som deles. A obra conta com um anexo explicativo, classificando e identificando os fonemas consonantais, servindo de aprendizado linguístico – uma ferramenta para auxiliar os pais e professores nos processos de alfabetização e permitindo uma divertida viagem pela leitura e cultura letrada. Pollyana contou com a colaboração do desenhista, ilustrador e designer Vinícius Dias Pimentel e de Arthur Pedrosa Clemente Sevidanes, estudante de 14 anos.

Vale lembrar que a obra está disponível para venda na Livraria Nova Aliança, Centro, e com a própria escritora (os interessados podem entrar em contato pelo telefone 8889 6706).

Share: